O futebol em Suzano

Brasão de Suzano

O Campeonato Paulista 2021 está pra começar e mais uma vez, questões administrativas (da Prefeitura), o EC Santo André vai ter de mandar seus jogos fora do Estádio Municipal Bruno José Daniel.

Estádio Municipal Bruno José Daniel

Em 2019, mandou o clássico contra o São Caetano pela Copa Paulista em Suzano, no Estádio Municipal Francisco Marques Figueira, popularmente conhecido por Suzanão e aproveitei o rolê pra registrar mais uma vez o estádio!

Estádio Municipal Francisco Marques Figueira - Suzano

Mais uma vez, porque já estivemos lá, há alguns anos acompanhando um jogo do ECUS contra o Barretos pela série B do Campeonato Paulista, veja aqui como foi.

Estádio Suzano

Suzano fica na Região Metropolitana de São Paulo, no “Alto Tietê”:

Mapa do alto Tiete

Sua história começou quando o padre jesuíta Francisco Baruel, no século XVII chegou à região para apaziguar as guerras entre os índios Pés Largos e os Guaianases (representados na gravura abaixo), por meio da catequização (!).

Gravura dos índios Guaianazes

Logo se formou um povoado: Nossa Senhora da Piedade de Taiaçupeba.

Séculos depois chega a Estrada de Ferro e a estação local originalmente chamada de Guaió ajudou a aumentar o fluxo de pessoas pela região. (foto do Portal do Tietê que registra a história da cidade). Aliás, o nome “Suzano” foi homenagem ao engenheiro Joaquim Augusto Suzano Brandão, que trabalhou nas obras da estação.

Estação Suzano

Na sequência do século XX, chegam à cidade os primeiros imigrantes japoneses e depois italianos. Com seu crescimento, em 8 de dezembro de 1948, Suzano atingiu a condição de município, emancipando-se de Mogi das Cruzes.

O futebol sempre foi importante na cidade, prova disso são os times que disputaram os campeonatos profissionais da Federação Paulista.

Começamos falando do Suzano FC, fundado em 1 de outubro de 1933.

Suzano Fc

O Suzano FC jogava nas terras de Carlos Rodrigues de Faria, Armênio Simões e Manoel Moreira de Azevedo, hoje a praça dos Expedicionários.

Praça dos Expedicionários

Praça dos expedicionários - Suzano

O time passou boa parte da vida nas disputas amadoras e rivalizando com times da região como o União Mogi e o Vila Santista, de Mogi das Cruzes, o Corinthians e o Poaense (o distintivo abaixo), de Poá, entre outros.

AA Poaense

Com o tempo, o Suzano FC conseguiu um terreno, onde atualmente está o atual Ginásio Municipal de Esportes Paulo Portela, e lá construiu sua sede, tornando -se referência na cidade e na região fazendo Suzano ficar conhecida por conta do futebol.

Logo, o time passou a disputar o Campeonato de Futebol Amador do Estado, e mais uma vez fez historia ao ser por 3 vezes campeão da segunda fase, onde jogava com os times de outras regiões.

Em 1981, o Suzano FC tornou-se o primeiro de Suxzano a disputar uma competição profissional da Federação Paulista: a Terceira Divisão (equivalente à série A3) de 1981.

Suzano FC 1981

Logo em seu primeiro ano, conquistou o direito de disputar a série A2 de 1982, jogando o Grupo Preto.

Campeonato Paulista - Série A2 - 1982

Em 1983, mais uma vez disputou a segunda divisão (a série A2 da época) no Grupo Preto.

Campeonato Paulista - Série A2 - 1983

Aqui uma imagem do jogador Elias Dourado, no time, em 1983:

Suzano FC 1981

O Suzano FC voltou à série A3 de 1984 e 85.

Esse foi o time de 1984:

Suzano FC - 1984

Outro time que faz história em Suzano foi o Clube Atlético Paulista, fundado no bairro das Palmeiras, em 25 de janeiro de 1969 por trabalhadores rurais.

Clube Atlético Paulista (Suzano)Um empresário que tinha uma fábrica de nome “Paulista” decidiu dar um apoio, e ainda resolveuo nome do time, que passou a disputar a Liga Municipal de Futebol de Suzano, levando seu primeiro título em 1974.

O alvi verde de Suzano ainda ganharia respeito jogando contra grandes times do futebol amador dos anos 70 e 80, entre eles, ganhando o tradicional “Desafio ao Galo”.

Com tamanho sucesso, a diretoria decidiu profissionalizar o CA Paulista em 1982, e pra isso construiu seu próprio estádio em uma área cedida pela prefeitura.

Ali, enfrentou times importantes do futebol paulista, chegando a fase final da Terceira de 82, em sua primeira participação, onde ficou até 1987.

Aqui, seus resultados na primeira fase da Terceira Divisão de 1985:

Terceira Divisão 1985

Terceira Divisão 1985

A segunda fase, embora apresentasse os melhores colocados da primeira fase, tirou o CA PAulista da sequência do campeonato.

Terceira Divisão de 1985 fase 2

Em 1988, o Suzano FC disputou a, então chamada Terceira Divisão (que na verdade equivalia ao quarto nível do futebol paulista).

No ano seguinte, a prefeitura decidiu oficializar o apoio ao time e em 1989, o time se funde ao Suzano FC e muda de nome para União Suzano Atlético Clube, já disputando com esse nome a terceira divisão daquele ano.

União Suzano Atlético Clube

O União Suzano Atlético Clube se transforma num verdadeiro centro de esportes municipal atuando no vôlei e no basquete, além do futebol.

O time adotou como mascote o javali!

Mascote USAC

Em 1992 conquistou a taça dos invictos pela terceira divisão (a Série A3 da época). Olha, que linda essa camisa que está na Fanpage do time:

União Suzano Atlético Clube

O namoro com a prefeitura durou apenas até meados dos anos 90, e a separação levou o time, em 1996 para a sexta divisão de profissionais (a série B2).

No ano 2000, o mundo não acabou, mas foi quase, uma péssima campanha levou o USAC para a série B3, sendo rebaixado no grupo B do Campeonato Paulista de Futebol de 2000 – Série B2.

Campeonato Paulista de Futebol de 2000 - Série B2

O USAC joga a série B3 de 2001, mas se licencia da Federação Paulista no ano seguinte ficando de fora das competições até 2006, quando regressa à Segunda Divisão (a série B do Campeonato Paulista, que equivale ao quarto nível estadual), até uma nova parada em 2016, quando licenciado da Federação Paulista, participou da 1ª Taça Paulista, organizada pela Liga de Futebol Paulista.

USAC 2016 - Taça Paulista

Em 2019, a equipe retornou à Segunda Divisão (Série B do Campeonato Paulista), onde se encontra até hoje (2021), sendo que em 2020, obteve a maior goleada da sua história (9×0 contra o Atlético Mogi). Veja aqui como foi.

USAC 2020

Em paralelo à parte dessa história, precisamos falar do time da cidade, o Esporte Clube União Suzano, popularmente conhecido como ECUS.

Esporte Clube União Suzano

O time foi fundado em 25 de outubro de 1993, na época em que as relações da prefeitura não iam bem com o USAC (curioso que os fundadores dos dois times foram os mesmos).

Logo o ECUS estava disputando competições de futebol e também vôlei, basquete, atletismo entre outros, adotando o leão como mascote, e como são do bairro do Jardim Colorado, surge o “Leão do Colorado“.

Mascote ECUS

Após 5 anos nas disputas amadoras, em 1998 o time profissionbaliza-se e disputa o Campeonato Paulista da Série B1B (quinto nível do futebol paulista daquele ano), fazendo um bom campeonato no seu primeiro ano, como mostram os números do RSSS Brasil.

Campeonato Paulista - Série B1B 1998

O ECUS terminaria em sétimo lugar do grupo B:

Série B1B - 1998

Com dois clubes da cidade no mesmo grupo, surge pela primeira vez o derbi, denominado de clássico dos gêmeos”.

Em 1999, melhora sua colocação, terminando em sexto, mas não se classificando para as etapas finais.

Capeonto Paulista Série B1B 1999 - Grupo B

A partir do ano 2000 a divisão passa a se chamar “Série B2”, mas o ECUS não conseguiu melhorar seus resultados, terminando em décimo-primeiro lugar.

CAMPEONATO PAULISTA - SÉRIE B2 - 2000

Em 2001, mesma colocação:

Série B2 - 2001

Finalmente, em 2002, uma campanha digna de respeito: o título de campeão da Série B2, com a campanha abaixo (fonte: RSSS Brasil):

Série B2 - 2002

1a fase - série B2 - 2002

No mata mata, o time foi guerreiro e soube ultrapassar todos os adversários para sagrar-se campeão!

ECUS - Fase Final 2002

ECUS - Campeão Paulista Série B2 -2002

Assim, o ECUS passa a disputar a Série B1 do Campeonato Paulista, em 2003, onde logo em seu primeiro ano, quase conquista seu segundo acesso consecutivo!

Série B1 - 2003

Série B1 - 2003

Na segunda fase, o Grêmio Mauaense sobressaiu, mas o ECUS não fez feio, terminando na 4a colocação. Infelizmente, somente os dois primeiros subiram para a A3.

Campeonato Paulista Série B1 -2003

Campeonato Paulista Série B1 -2003

Em 2004, finalmente chega o acesso à série A3 (o terceiro nível do Campeonato Paulista), com uma bela campanha! Campeonato Paulista Série B1 - 2004

Campeonato Paulista Série B1 - 2004

Na fase final, a campanha não levou o título, mas pelo menos garantiu o acesso à série A3 de 2005 junto do Monte Azul (que foi o campeão, a Frroviária e o Grêmio Barueri).

Campeonato Paulista - Série B1 -2004

Campeonato Paulista - Série B1 -2004

Infelizmente, fez péssima campanha na Série A3, sendo rebaixado de volta ao quarto (e agora último) nível do Campeonato Paulista: a Série B, onde permaneceu com campanhas medianas e fracas até 2015, quando se licenciou do profissionalismo e ficou até os dias atuais (2021) fora do profissionalismo.

Em 2017, com os dois times licenciados, um jornal chegou a noticiar uma fusão entre os dois times que daria origem ao Sport Club Suzano, mas isso nunca chegou a sair do papel.

Pra terminar de ilustrar este post, voltemos ao que nos levou até Suzano: o Estádio Municipal Francisco Marques Figueira!

Estádio Municipal Francisco Marques Figueira - Suzano

Como disse, estáamos ali para ver um jogo do EC Santo André e por isso, tive por companhia, meus amigos de sempre de arquibancada!

Estádio Municipal Francisco Marques Figueira - Suzano

Estádio Municipal Francisco Marques Figueira - Suzano

Popularmente conhecido como Suzanão,o estádio pertence à prefeitura e tem capacidade para quase 5 mil torcedores, com arquibancadas nas duas laterais do campo.

Estádio Municipal Francisco Marques Figueira - Suzano

Aqui, uma olhada no gol da direita:

Estádio Municipal Francisco Marques Figueira - Suzano

Aqui, o gol da esquerda:

Estádio Municipal Francisco Marques Figueira - Suzano

O estádio foi inaugurado em 2 de abril de 1982, numa partida entre o Suzano FC e a Portuguesa de Desportos, e os visitantes ganharam por 5×1, e agora, lá estávamos nós, quase 40 anos depois pra curtir o estádio local!

Estádio Municipal Francisco Marques Figueira - Suzano

Nesse dia, rolou um minuto de silêncio em homenagem ao atleta Agenor, que havia falecido naquela semana.

O Estádio estava muito bonito, todas as arquibancadas pintadas de azul e vermelho.

Estádio Municipal Francisco Marques Figueira - Suzano

Estádio Municipal Francisco Marques Figueira - Suzano

Aqui um vídeo que mostra mais do estádio:

Existe até uma pequena parte coberta da arquibancada:

 

Estádio Municipal Francisco Marques Figueira - Suzano

As arquibancadas estavam bem vazias porque era um jogo no meio da tarde em plena quarta feira…

Estádio Municipal Francisco Marques Figueira - Suzano

Ali ao fundo, o tradicional placar manual!

Estádio Municipal Francisco Marques Figueira - Suzano

E é assim, entre amigos, e em meio a Copa Paulista, que vivenciamos um pouco desse lugar histórico para o futebol. Na esperança de que logo suas arquibancadas estejam cheias para a festa do povo de Suzano!

 

Estádio Municipal Francisco Marques Figueira - Suzano

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!

Uma resposta to “O futebol em Suzano”

  1. Glaucia Marques de Carvalho disse:

    Sensacional! Super detalhado e cheio de curiosidades! Sou suzanense e estou honrada com o artigo. Obrigada por compartilhar tanto!


Deixe um comentário

*