62- Camisa do Assisense

A 62 Camisa de Futebol da minha coleção pertence a mais um clube da cidade de Assis, onde meu pai morou antes de vir para Santo André. Consequentemente, sempre estive por lá no natal ou férias. Desde ue minha vó faleceu (2002) nunca mais fui pra Assis, vamos ver se em 2010, eu consigo ir.

Após eu ter postado sobre o VOCEM e sobre a Ferroviária (é só clicar no nome dos times para ver os posts), enfim chegou avez do Clube Atlético Assisense.

O Assisense foi fundado em 27 de março de 1995, por pessoas ligadas a uma Escolinha de Futebol que tinha parceria com o Cruzeiro (MG). Não se deve confundir com o Assisense que nos anos 40 chegou a disputar o Campeonato do Interior. Entretanto, utilizam o mesmo distintivo daquela época.

Por isso adotou o azul e branco como suas cores oficiais (por coincidência, também as cores da cidade de Assis).

Vários órgãos da cidade e empresários, amantes do futebol apoiaram o novo Clube, já que o VOCEM antiga paixão da cidade parecia ter se desinteressado do futebol profissional.

O escudo do time é o brasão da cidade com o nome da equipe e o ano de fundação.

Seu mascote é o Falcão e como a cidade está situada no Vale do Paranapanema, o time ganhou o o apelido de “Falcão do Vale”,.

Manda seus jogos no Estádio Antônio Viana Silva (conhecido como Tonicão), com capacidade para 10.000 torcedores e que fica na Vila Operária, próximo ao parque Buracão (o parque é quase uma cratera, muito legal).

Esse estádio também era usado pelo VOCEM.

O clube profissionalizou-se em 2003, quando a equipe participou da Série B3 do Campeonato Paulista, mas foi eliminado ainda na primeira fase.

No ano seguinte, o Assisense ganhou um forte patrocínio e montou um elenco competitivo. Mas na última fase, quando todos davam como certo o acesso, o time sentiu a pressão e foi eliminado da série B 2004.

Assim, em 2005, boa parte dos empresários e torcedores abandonaram o time, que acabou eliminado na segunda fase.

Em 2005, com a unificação da Série B do Paulista (atual de Segunda Divisão) o time jogou contra equipes mais fortes, mas  mesmo assim, o Assisense conseguiu passar da primeira fase, eliminado na segunda.

No fantástico blog do “Jogos Perdidos“, encontrei algumas fotos do time. Essa é de 2005:

Já em 2006 e 2007, o time não conseguiu passar da primeira fase na Segunda Divisão. Veja o time de 2007:

E veja o time jogando contra o Tupã, nesse mesmo ano:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=U0yM9C_1vFI&feature=related]

Em 2008 e 2009, o Assisense fez fraca campanha e não conseguiu chegar sequer à segunda fase da Segunda Divisão.

Veja o time atuando em 2008:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=k6RGOiqBMsE]

E o time daquele ano:

De positivo fica a marca de 100 jogos completados este ano como profissional, uma marca difícil de ser atingida por um clube que segue batalhando na série B do Paulista, sem se vender a nenhuma empresa.

Abaixo o retrospecto do time:

Ano J V E D GM GS SG AP.%
2003 10 2 3 5 11 15 -4 30
2004 26 14 9 3 39 21 18 65
2005 18 9 6 3 25 15 10 61
2006 12 5 1 6 19 20 -1 44
2007 14 4 1 9 24 37 -13 31
2008 10 2 2 6 12 26 -14 26
2009
14 2 2 10 16 42 -26 19

Sim, 2009 foi o ano de pior aproveitamento e desde 2004 o time vem em decadência nesse critério… Esse foi o time responsável:

O time tem investido muito nas categorias de base, e já tem revelado (e vendido) bons jogadores para outras equipes, por isso, o elenco do time que disputará a série B do Paulista 2010 pretende utilizar muitos desses jogadores das categorias de base. Veja a molecada massacrando o Bariri:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=uxb-V9grIAo]

O time possui uma organizada, a Torcida Comando Azul. No orkut, existe uma comunidade dedicada ao time, veja em : www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=8633253

Só para citar a fonte, algumas informações deste post foram obtitdas a partir da pesquisa de Nestário Luiz.

Espero assistir ao menos um jogo do time em 2010, e se conseguir eu posto aqui! Abraços e não se esqueça…

APOIE O TIME DE SUA CIDADE!

8 Respostas to “62- Camisa do Assisense”

  1. kadu disse:

    muito legal seu blog!parabns!e a ultima foto foi tirada aqui em santa cruz!tbm tenho parentes em assis to sempre la!grande abraço e sempre que colocar um time do interiorzão de um toque la na comunidade da segundo!
    grande abraço!
    santacruzense sempre!

  2. passssseiiii no vestibularrrrr caralho!

  3. alex disse:

    nossa esse é o time dos sonhos, de qualquer estrela de futebol, eu mesmo se me chama-sem para jogar no corinthians e no assisense é lógico que eu escolheria o assisense,

    VAI ASSISENSE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! VAMOS SER CAMPEÃO !!!!!!!!!!!!!!

  4. edinho disse:

    A qualidade de um jogador que vcs tem ai é fenomenal
    não sei de ele esta jogando mas aqui em são vicente ele arrebentava pode fica de olho pois joga muito eu acho que ele foi jogar ai O NOME DELE É ANDERSON.

  5. […] escrevi sobre a camisa do Assisense, mas esta é a primeira partida do time, que vejo pessoalmente e por isso nem me importei com o […]

  6. natã disse:

    sou da cidade de assis mora a un quarterao do estadio e nao sabia que ele tem essa historia linda tenho 12 moro em assis sp e adorei isso

  7. Lucas disse:

    Sou de Itápolis, cidade de um time que hoje está forte no cenário paulista e nacional, Oeste, mas moro em Assis desde o ano passado, onde fui pra estudar.
    Fiquei praticamente um ano lá, e sequer ouvi falar desse time, ao que me parece, abandonou também o futebol profissional e joga só o sub-20…
    É triste ver uma coisa dessa, gostaria de conhecer o “Tonicão”, mas vou lá fazer o que? Acho que nem aberto mais fica!!!
    Não contente só com isso, Assis ainda conseguiu a proeza de perder até o time de basquete… Gosto de Assis, mas infelizmente, se tratando de esporte, está faltando muita coisa…

  8. Jeferson Paulista disse:

    Fiz parte desse time e posso dizer que nunca vi tamanha raça cimo tivemos nesse campeonato… Tenho orgulho de ter feito parte!


Deixe um comentário

*