Dando sequência às camisas, vale ressaltar que existem duas “escolas” que eu admiro muito no futebol mundial. Uma é o futebol do interior paulista, a outra o bom e pegado futebol argentino e é de lá que vem a 103ª camisa do blog.
A camisa pertence ao Club Atlético Vélez Sársfield.Consegui a camisa no carnaval de 2010, quando fomos assistir Vélez x Independiente (veja aqui como foi).
O início do clube data-se de 1910, o nome é uma homenagem a um jurista argentino.
Como a maioria dos clubes humildes, seu primeiro uniforme foram camisetas brancas, por serem as mais baratas, logo foram substituídas pelas camisetas azul-marinho e calções brancos.
Na foto abaixo, o time de 1911:
Em 1913 foi a vez da camiseta “tricolor” (listras verticais em vermelho, branco e verde).
O Vélez conseguiu seu primeiro acesso à principal divisão do futebol argentino, em 1919.
O time de 1931:
O uniforme com o “V” azulado surgiu por uma questão do destino. Um time de rugby havia pedido para confeccionar as camisas, mas acabou desistindo e a diretoria do Vélez os adquiriu por um bom preço. Nascia ali uma forte marca do futebol argentino.
Em 1940, o Vélez sofreu seu primeiro descenso de divisão o que desencadeou uma crise, obrigando o time a vender o Estádio Fortin.
Somente em 1943, o time voltou para a primeira divisão, levantando um novo estádio.
Em 1953, veio a maior campanha do time até aquele momento, o vice-campeonato da primeira divisão, com o time:
Mas só na década de 60 viria o primeiro título do time, mais precisamente em 1968, com direito a uma goleada de 2 dígitos sobre o Huracán de Bahia Blanca (11 x 0).
Graças à realização da Copa do Mundo de 1978, na Argentina, o Vélez teve o estádio de Liniers, remodelado, ganhando novas arquibancadas e tendo assim sua capacidade ampliada. O “Nuevo Fortín” agora tinha capacidade para 50 mil hinchas.
Em 1993, mais uma glória para o Vélez, a conquista do Campeonato Clausura , dando ao time o direito de disputar a Libertadores da América do ano seguinte.
Esse time ficou bem conhecido pelo público brasileiro por ter ganho a Libertadores em cima do São Paulo, em pleno Morumbi.
Foi marcante, principalmente por terem caído logo de cara num grupo díficil com o rival local, Boca Juniors, além de Palmeiras e Cruzeiro. Depois passaria pelo Defensor do Uruguai, Minervén da Venezuela e Junior Barranquilla da Colômbia.
O herói do time, nessa época e que marcaria época pelo time, era o goleiro paraguaio Chilavert.
Com a conquista, o Vélez alcançou o sonho para enfrentar o Milan, em Tóquio, colocando frente a frente o time do bairro contra os italianos globais. O resultado você confere abaixo:
No ano segunte, mais um Campeonato Apertura, seu terceiro título nacional e mais uma conquista internacional, a Copa Interamericana, de 1995.
Em 1996, veio o bicampeonato do Apertura e a conquista da Supercopa, vencendo o Cruzeiro, na final.
Em 1997, o Vélez mostrava que os anos 90 seriam mesmo inesquecíveis ao vencer a Recopa Sul-americana contra o River.
Em 1998, mais um Torneio Clausura, com o time:
A década de 2000 começou difícil. Demorou até 2005 para um novo título.
Em 2009, outro Clausura, garantindo o time na Libertadores 2010.
Sobre a hinchada, vale a pena ver esse vídeo, mostrando porque são hoje considerados uma das maiores torcidas argentinas.
Há também um interessante blog guardando a memória do time. Veja: http://www.muyvelez.com.ar/
Como curiosidade, vale citar que Che Guevara chegou a ser titular no time de juniores do clube.
O site oficial do time é http://www.velezsarsfield.com.ar
Apoie o time da sua área!
]]>
2 comentários em “103 – Camisa do Vélez Sársfield”
Eu também tenho uma predileção pelos clubes argentinos, seja por sua história, tradição e estilo nas arquibancadas. (ainda estou em busca da minha camisa do Banfield 2010). Essa sua camisa é animal, com aquele escudo estilizado. Linda. E o post sobre o clube é primoroso.
Mais um belo post.
Eu também tenho uma predileção pelos clubes argentinos, seja por sua história, tradição e estilo nas arquibancadas. (ainda estou em busca da minha camisa do Banfield 2010). Essa sua camisa é animal, com aquele escudo estilizado. Linda. E o post sobre o clube é primoroso.
Mais um belo post.
Anderson Vianna – CTBA
Pow cara parabens!
simplesmente incrivel sua pesquisa, fotos, a historia de um grande clube argentino.
To acompanhando agora!
parabens