107- Camisa do São José – RS

A 107ª camisa do blog vem das terras gaúchas, de Porto Alegre.

Uma aquisição que fiz em minha recente visita à capital do Rio Grande do Sul.

O dono dela é o time do E.C. São José, também chamado de “O mais simpático” ou “Zequinha”.

O mascote do time é o próprio Santo homônimo:

 

O Esporte Clube São José é considerado o 3º time de Porto Alegre.

Foi fundado em 1913, por um grupo de estudantes do Colégio São José de Porto Alegre, por isso o seu nome.

Em 1937, teve seu primeiro momento de glória, com a conquista do vice-campeonato da cidade, em uma decisão com o Grêmio.

Em 1940, o time inaugura no bairro Floresta o Estádio Passos D´Areia, onde manda seus jogos até hoje.

Tive o prazer de conhecer o estádio pessoalmente!

No final da década de 40, o São José monta um dos melhores times de sua história e conquista novamente o vice campeonato de Porto Alegre.

Em 1963, o time foi campeão do torneio de acesso.

Em 1971, além de obter a 3ª colocação no campeonato gaúcho, o time alcançou uma de suas maiores conquistas, a Copa Governador do Estado, com o time:

O capitão daquele time era Carlos Luís Medeiros Vasquez. Segue foto recente do capitão:

Em 1981, o próprio Vasquez foi o técnico do time e conquistou o campeonato da Segundona Gaúcha, subindo para a Divisão Especial de 1982.

Entretanto, o time foi rebaixado logo em seguida e somente em 1996, voltou à série B da primeira divisão.

O principal apoio deste ano veio do extinto Grêmio Esportivo Renner e por isso, o São José usou um uniforme em vermelho e branco como o Renner usava.

Participou da Copa do Brasil em 1997, 1998, 2001 e 2003.

Em 1998, contratou o centroavante Careca, ex-São Paulo e Napoli para atuar no estadual, tornando-se o último time da carreira do atacante.

O retorno à 1ª Divisão Série “A” chegaria em 1999.

Em 2007, trouxe o polêmico goleiro Danrlei, ex-Grêmio.

Em 2009, participou da série D do Brasileiro e no Campeonato estadual teve vários jogos emocionantes, como esse contra o Caxias:

Em 2010, alcançou a quarta posição no campeonato, conquistando novamente a vaga para a série D do brasileiro e para participar da Copa do Brasil 2011.

E o mais legal do ano… Um amistoso com o Cerro Portenho:

Possui várias torcidas organizadas, dentre elas os Guaipeca e os Farrapos.

Os Farrapos seguem a linha barra brava.

O site oficial do clube é www.saojose.net

Apoie o time da sua cidade!!!!!!

4 Respostas to “107- Camisa do São José – RS”

  1. Bacana. Mais um aprendizado, mais um clube… Muito bom. Deveria ser legal o placar de um jogo do São José e do Juventude, pois os escudos são muito semelhantes.
    Abçs,

    Anderson Vianna,Curitiba,PR
    Camisas & Manias

  2. Eduardo disse:

    é válido ressaltar que HOJE o São José é a 3a força de POA. Pois antigamente Cruzeiro e Renner dominavam este posto, principalmente o Cruzeiro.
    Cruzeirinho, aliás, que está voltando com tudo, com bom futebol e uma torcida respeitável. É o reflexo da tradição de décadas atrás.

    Mas vamos falar do Zeca.

    O Zequinha é de fato um time muito simpático. O problema é que a diretoria adotou isso como um lema do clube. Isso enfraquece a instituição. Um time “simpático” é aquele que não oferece dificuldades a ninguém… Se tivessem adotado alguma frase como “O clube da Zona Norte”, teriam certamente mais torcedores.

  3. Eduardo disse:

    Ah, mais uma coisa:

    Porque tantos clubes pequenos tem dificuldade em definir o desenho de suas camisas?

    O Zequinha, por exemplo, sempre ostentou o azul e branco, mas variando sua camisa titular em azul marinho, azul claro, branco…

    Porque não definem logo? Camisas listradas são mais caras? No caso do Zeca, poderiam fazer uma camisa de listras horizontais azul-marinho e branco, de acordo com o escudo do clube.

    Acho que a definição dessas coisas fortalece a marca da instituição. Eu vejo esse tipo de coisas em vários clubes, e fico p***. hehehe

    abraço!

  4. Francisco disse:

    Buenas.
    Fico contente por encontrar o São José em seu blog, pois a história do clube é muito rica e de grande importância para a Zona Norte de Porto Alegre.
    Sou o editor do Zequinha, jornal do São José e oportunamente gostaria de contatar consigo para falar de seu blog, da meta das mil camisas entre outros assuntos.
    No momento estou acompanhando pelo rádio São José e Paulista, pela Copa do Brasil, fato importante e que dá visibilidade aos clubes que muitas vezes são desconhecidos pelo resto do país, mas relevantes para suas comunidades.
    Que a milésima camisa chegue logo. Um grande abraço e sucesso sempre.

    Chico Muller
    http://www.abrajetrs.blogspot.com


Deixe um comentário

*