Depois de visitar o estádio das Laranjeiras, o campo do São Cristovão, São Januário e até o Estádio do Resende, seguimos nossas aventuras pela cidade maravilhosa, e agora é hora de falar da nossa visita à sede do América, time que já foi tema de post aqui no blog, veja como foi aqui.
A sede do América fica no mesmo lugar onde o time mandava seus jogos, antigamente e era conhecido como “Estádio da Rua Campos Sales“. Agradecemos os diretores lá presentes que nos deixaram entrar e fazer algumas fotos.
Outros times chegaram a usar o Campo da Rua Campos Sales, casos do Oriental e do Haddock Lobo. O América passou a usar o campo depois de ter incorporado o Haddock Lobo, em 1911, mandando ali os jogos do Campeonato Carioca. O primeiro deles, a vitória de 3×1 sobre o Rio Cricket. Em 1924, o estádio ganhou as primeiras arquibancadas de cimento. Atualmente, há poucos detalhes do antigo estádio.
Mas, só de poder conhecer pessoalmente mais um lugar histórico para o futebol carioca, já valeu a pena. Foi nesse ex-estádio, que em 1914, durante um jogo contra o Fluminense, que a torcida americana passou a chamar os tricolores de Pó de arroz, devido ao jogador Carlos Alberto, passar pó de arroz no rosto para se clarear.
Foi em Campos Sales, que o América conquistou suas maiores glórias, como os campeonatos cariocas de 1916, 1928 e 1931. Com a morte do Doutor Francisco Satamini, sócio do América e proprietário do terreno, os vários herdeiros resolveram fazer um leilão do campo e pela salvação do clube Visconde de Morais empresta a quantia para adquirir o terreno. Em 1931, com a morte do Visconde, o América voltou a enfrentar os herdeiros que queriam receber a hipoteca. O problema só foi ter um final em 1934, com o pagamento final da dívida.
Em 1952, o Estádio teve sua capacidade ampliada para 25.000 lugares. Infelizmente, a vida do estádio teve pouco mais de 10 anos depois desta ampliação. O último jogo em Campos Sallles, em 1961, foi América x Olaria.
A partir daí, o América adquiriu o Estádio Wolney Braune, o Estádio do Andaraí, onde passou a mandar seus jogos. Acho sempre triste a demolição de um estádio. Mas… Seguimos nosso rolê, pela cidade maravilhosa…
Olá Mau e Mari. Publiquei post com link para a visita de vocês ao nosso America. Abraços do Sul Americano do Mundo.
Bacana o trabalho de vocês , só faltou dizer sobre a historia do America que ilustras persoagens como TIM MAIA, Romario, Vilas Lobo, etc…
E que o America é o segundo time de todo caioca e que foi campeão carioca 7 vezes e campeão dos campeões brasileiro de 1982 , e hoje tem um belo estadio para 25.000 pessoas em Mesquita, e que durante varias decadas era a 4ª maior torcida do Rio a frente do Botafogo, que só nos anos 70 ultrapassou a torcida do MECÃO. E que era considerado o quarto time grande do Rio junto com Flamengo , Vasco e Fluminense até então depois com o crescimento do Botafogo o Rio passou a ter 5 times grandes ,mas com a falta de titulos e incompetencia de dirigentes o America hoje passa por problemas de recuperação no futebol, mas vai voltar a brilhar e ser grande novamente, pois merece por sua bela historia e tradição.
Ma mesmo assim estão de parabéns pelo trabalho …
Bom lembrar que o escudo do America foi escolhido mundialmente como o terceiro mais bonito de time de futebol do planeta por concurso feito pela fifa em 2006
Valeu!
Aqui nossa ideia era só ilustrar um pouco do passeio pela sede do América, mais informações sobre o time agente postou em: https://www.asmilcamisas.com.br/2009/01/19/22a-america-do-rj/