Em busca do Estádio perdido em Assis e Salto Grande

DSC00131

No fim de semana de 16 de agosto, estivemos em Assis para ver o VOCEM e o Assisense na Bezinha (vejam aqui como foi). Mas além dos jogos, também aproveitamos a oportunidade para dar uma volta pela cidade e rever alguns estádios que já marcaram presença no www.asmilcamisas.com.br.

DSC00185

Um deles é o Estádio Dr. Adhemar de Barros, onde a Associação Atlética Ferroviária de Assis (AAFA) fundada por funcionários da antiga Estrada de Ferro Sorocabana em 1927, mandava seus jogos.

DSC00156

DSC00157

O Estádio segue seus dias entre o abandono do poder público e o uso pelos que ainda amam o futebol. Infelizmente é quase nula a chance de um retorno do time da Ferroviária ao profissionalismo…DSC00159

Mas a emoção e a história seguem no mesmo lugar. Nos gols, na arquibancada que aos poucos perde sua cobertura e sua pintura…

DSC00160

Falando da Ferroviária, também conhecida como a “Veterana”, o time atuou de 1949 até 1952, até ser rebaixada graças à criação de uma lei que exigia que as cidades tivessem um mínimo de 50.000 habitantes. Retornou à Segunda Divisão (atual A2) em 1958 e permaneceu até o ano seguinte.

A partir de 1960, disputou a terceira divisão, até 1976, quando encerrou suas atividades.

DSC00161

Seu estádio na Rua Brasil, por isso o apelido de “Vermelhinha da Rua Brasil” tem capacidade para pouco mais de 1.000 pessoas. E ele foi nascendo aos poucos; primeiro o campo, depois as arquibancadas, os vestiários, e por fim a iluminação. Foi nele que o time mandou seus jogos na sua fase profissional.

Os gols seguem lá… A espera dos chutes…

DSC00162

DSC00163

E a Mari até arriscou alguns…

DSC00164

E eu, com meu eterno espírito de goleiro, o defendi!

DSC00166

Para aqueles que gostam de colecionar camisas de futebol, a do VOCEM estava a venda (não sei até quando fica) no Supermercado amigão, por R$ 69,00.

Camisa do VOCEM

Ah, antes de sairmos de Assis ainda demos uma passada no Estádio Aristeu de Carvalho, a casa do DERAC local:

DSC00170

Pra quem teve preguiça de acessar o post sobre o jogo que fomos ver entre VOCEM e Pirassununguense, seguem algumas fotos do “Tonicão“:

DSC00207

DSC00209

Antes de irmos pra Assis, demos uma parada em um posto de gasolina em Santa Cruz do Rio Pardo. Olha que legal o visual do posto (sim é um posto, não é uma estação de trem).

DSC00077

E se estamos pelo oeste paulista, a cultura do trem tem que estar viva a todo momento…. Eles resgataram uma bela locomotiva que percorreu no passado os trilhos entre SP e interior.

Tinha até uma foto da Santacruzense, em frente ao trem, na década de 40…

E enfim, voltando para Santo André, passamos por Salto Grande!

Salto Grande

A cidade está às margens do rio Paranapanema e rola até um visual praiano, muito bacana!

Salto Grande - SP

Mas não fomos até lá para nadar, mas para conhecer o Estádio Municipal dos Expedicionários.

Estádio Municipal dos Expedicionários

Estádio Municipal dos Expedicionários

É aqui que o Clube Náutico Salto Grande mandava seus jogos.

Clube Náutico Salto Grande

Atualmente, no muro do estádio, eles tem um novo distintivo:

DSC00237

O time foi fundado em 1964, e participou da série A3, de 1986.

Até hoje o “C.N.” de Clube Náutico está em seus portões.

DSC00232

O campo segue bem cuidado, ainda que meio desnivelado, a grama está verdinha…

DSC00233

DSC00242

DSC00243

Foi nesse estádio que o time venceu times como o Piraju, Palmital e Chavantense… Nessas arquibancadas, hoje vazias, já houve festa da torcida local…

DSC00244

DSC00245

Sei que não é fácil manter um time de futebol, mas ainda sonho em ver um time em cada cidade deste país… Defendendo as cores e a cultura local, tendo seu estádio como ponto chave, e até turístico…

DSC00236

DSC00238

Hora de guardar os sonhos e ir embora…

DSC00239

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

4 Respostas to “Em busca do Estádio perdido em Assis e Salto Grande”

  1. Adilson Gonçalves Cabral disse:

    Parabéns por divulgar,não só o esporte de Assis,mas tbém o futebol de um modo geral.Acho muito legal tudo o que vcs mostram e tenho orgulho de um dia ter começado minha carreira de futebol no VOCEM DE ASSIS.Talves não se lembre de mim,pois era muito novo na época em que joguei pelo VOCEM. Sou o Adilsinho, meia direita. Parabéns a voces e felicidades.Abração

  2. Laurentino disse:

    Boa tarde Mau, sou Laurentino de Serrana, interior de São Paulo ao lado de Ribeirão Preto. Descobri “As mim camisas” por acaso e estou amando acompanhar as suas matérias em busca de Estádios esquecidos pelo interior do Brasil. Estou tentando lançar uma serie de cartões postais de estádios do interior de SP. Teria algumas fotos que acha que poderiam virar postais?
    Agradeço se enviar uma resposta, abraços,
    Laurentino.

    • ASMILCAMISAS disse:

      Laurentino, acho que essa é uma incrível ideia!!! Eu acho que todos os estádios por onde já andamos mereciam virar postais, pela sua importância no mínimo no âmbito municipal… Fique a vontade para utilizá-las nesse projeto e me mantenha informado conforme for acontecendo. A propósito, conheço bem Serrana, graças ao pessoal do rock kkkk Já estive aí tocando, e até jogando com um combinado local! Abraços


Deixe um comentário

*