O futebol profissional em Cardoso-SP

A estrada nos leva adiante pela noroeste paulista e depois de passar por Monte Alto, Guariba, Bebedouro, Monte Azul Paulista, Severínia e Riolândia é a hora de conhecer e registrar o Estádio e a cidade de Cardoso!

Cardoso é uma cidade jovem, surgiu, ainda como vila em 20 de janeiro de 1937, por um grupo de pessoas que percebeu o valor de uma região tão bem servida de fontes naturais. Em 1948, se emancipa, tornando-se um município que tem no comércio, na agricultura e no lazer e turismo pluvial suas principais atividades econômicas.

Claro que deu tempo de passar em frente a tradicional Igreja Matriz e fazer uma foto!

Estávamos curiosos para ver um pouco das águas que cercam a cidade, já que são vários rios (braços do rio Grande que divide SP de MG) e até uma represa. A foto panorâmica do site da própria Prefeitura mostra o verdadeiro oasis em meio às águas:

Mas… Infelizmente a seca chegou por aqui também…


O rio que serve de grande atrativo para a cidade está bem baixo… Situação que é comum no inverno seco, mas que atinge níveis alarmantes!

No caminho para Cardoso, vindo de Riolândia, já dava pra ver que o nível da água estava baixo…

Uma pena, porque a flora e fauna local são riquíssimas, em poucos minutos de observação já vimos um pica pau do campo em uma árvore:

Mas tudo depende da água em seu fluxo normal… Então acho que essas imagens podem ajudar a nos lembrar do verdadeiro motivo para ser rápido no banho e evitar todo e quaquer desperdício…

Já essa outra imagem, um tanto aleatória mostra uma provável queima de estoque do vendedor local de camas…

Mas, nem (apenas) para as águas nem para as camas viemos a Cardoso. Aqui estamos para conhecer mais sobre o mítico Estádio Municipal José Romualdo Rosa, o tradicional “Estádio do CAFUC“.

CAFUC é o nome carinhoso dado pelos torcedores locais ao Cardoso Futebol Clube, que atualmente ocupa o coração da população local.

E dizemos “atualmente” porque décadas atrás o dono do amor e orgulho citadino no futebol era o Grêmio Recreativo Esportivo Cardoso, o “GREC”.

O GREC foi fundado em 1960 e foi o responsável por levar a cidade a se aventurar no futebol profissional na Quarta Divisão de 1961.

Essa é uma das raras imagens do time dessa época.

O site Arquivos de Futebol do Brasil trouxe alguns resultados do time, que aparecem como cancelados… Será que o GREC não teria terminado seu primeiro e único campeonato?

Vamos dar uma olhada no Estádio Municipal José Romualdo Rosa e em seu belo gramado!

Sua sempre charmosa arquibancada coberta, deixa a lateral do campo ainda mais imponente!

Na outra lateral, futuras árvores!

O banco de reservas simples, mas bem cuidado.

Uma visão do campo como um todo.

Um pequeno lance de arquibancadas próximas ao banco de reservas complementam a capacidade deste singelo estádio.

Aqui ou se acerta o gol ou a caixa d’ água…

O outro gol, bastante frondoso cheio de árvores…

E nas paredes do vestiário, o símbolo do CAFUC… Infelizmente os tempos de glória do GREC parecem ter terminado mesmo…

Um último olhar para estádio lindo, desejando lhe um futuro de glórias…

E mais uma vez a imagem da seca para ver se a gente se conscientiza no uso racional da água…

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!

(e consuma água consciente!!!)

2 Respostas to “O futebol profissional em Cardoso-SP”

  1. João Fernandes disse:

    Cara, que massa! Fazia tempo que não vinha aqui no blog. Meu velho é natural de Cardoso, veio ainda moleque para Rio Preto e se tornou torcedor do América. Vou colocar o post pra ele ler!


Deixe um comentário

*