O futebol em Paraty – RJ
Em mais um registro interestadual, o rolê dessa vez foi por terras fluminenses: a histórica cidade de Paraty!
Foram cerca de 3 horas daqui do ABC até chegar nesta linda cidade, ocupada durante tanto tempo por tribos tamoios, até a chegada dos portugueses (e franceses) no século XVI (com expedições de Martim Afonso de Sousa, e ainda antes a de Martim Correia de Sá).
A atual cidade começou a surgir em torno do rio Perequê-Açu, o atual Morro do Forte. Ali bem próximo dele está o Forte Defensor Perpétuo.
Atualmente, além da relação com o mercado literário (graças à FLIP), Paraty é cada vez mais conhecida como um recanto de praias e passeios incríveis.
Águas limpas, cenários deslumbrantes …
E a certeza de nunca estar nadando sozinho…
Nadadeiras podem levar o seu passeio a um outro nível. Se você está pensando em viajar pra lá, acrescente esse item na sua mochila!
Ah, uma coisa que precisa ficar claro é que pra se acessar as praias mais bonitas é necessário ir de barco, então leve uma grana pra investir nesses deslocamentos (mas vale a pena!)
A cidade oferece muitas comidinhas gostosas… E o preço nem é tão absurdo pra quem está acostumado aos custos de viver no ABC.
Em terra firme, a cidade é cheia de artistas, inclusive indígenas que expõe suas obras por ali.
Várias igrejas históricas de séculos atrás também estão pela cidade.
Além disso, dá pra se deliciar com um passeio desestabilizado nas ruas de pedra do centro.
Estivemos em Paraty para viver todas essas aventuras e também para registrar o Estádio Municipal Antônio Mário Pompeu Nardelli.
O Estádio fica bem próximo do centro na Avenida Roberto Silveira.
Dá uma olhada no mapa e perceba o estádio ali na parte esquerda e como fica próximo do mar.
Olha aí a lateral do estádio que fica na Avenida:
O Estádio Municipal Antônio Mário Pompeu Nardelli é a casa do futebol da cidade! E como em quase todo lugar, o futebol nasceu em Paraty com os times amadores, dos quais destacou-se o Pontal Esporte Clube, que fez história nas décadas de 50 e 60.
Outro que nasceu no futebol amador foi o Paratiense Atlético Clube, fundado em 9 de setembro de 1944 e grande rival do Pontal EC.
Depois de ter feito história no futebol amador, o Paratiense AC se filiou na FERJ e disputou a Terceira Divisão de 1998, classificando-se para a segunda fase, na vice liderança, atrás do Rodoviário Piraí Futebol Clube, mas no hexagonal final acabou em último lugar.
Em 1999 , fez uma péssima campanha terminando em último no seu grupo sem vencer uma partida e preferiu se licenciar do futebol profissional. Em 2008, o clube deixou de existir.
Em 2013, surge a Associação Esportiva Independente Futebol Clube.
Em setembro de 2021, alterou seu nome e identidade visual para o atual: Sociedade Esportiva Paraty.
Pra se integrar à cidade, o clube realizou uma peneira com a molecada da região para as categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20.
E com a SE Paraty, a cidade voltou a ter uma equipe disputando as competições profissionais do Rio de Janeiro, disputando a Série C do Campeonato Carioca (o quinto nível do futebol carioca).
O time terminou a competição de 2022 em 6º lugar.
Mas nem todas as partidas foram disputadas no Estádio Municipal Antônio Mário Pompeu Nardelli, a maior parte das partidas foram mandadas lá em Angra.
Dê uma conferida no estádio por dentro:
O Estádio Municipal Antônio Mário Pompeu Nardelli temcapacidade para cerca de mil torcedores.
Olha que bacana as arquibancadas em madeira.
Aí está o sistema de iluminação:
O gramado estava um pouco sofrido no dia da nossa visita, mas provavelmente enquanto o campo não se tornar o campo de jogo oficial, ele ficará um pouco de lado.
Ali atrás do gol, o clube mantém uma estrutura pra sua organização.
Mais um lindo campo que registramos encravado na Mata Atlântica!
Aqui, o meio campo:
Gol da direita:
Gol da esquerda:
Olha aí os vestiários:
Uma última foto do gol…
Após muitas praias e aventuras, já era tempo de pegar a estrada…