O futebol em Piranhas (AL)

Como dissemos no post sobre o Estádio André Avelino, o rio São Francisco divide os estados de Sergipe e Alagoas representados respectivamente pelas cidades de Canindé de São Francisco e Piranhas.

E é hora de conhecer um pouco sobre o lado alagoano do São Francisco!

Também dissemos no post sobre Canindé do São Francisco, que há milhares de anos esta região já era ocupada por povos de diferentes culturas, que buscavam a região pela facilidade que a proximidade com o rio oferecia. A peça abaixo está exposta no MAX – Museu de Arqueologia do Xingó, do outro lado do rio.

Com a chegada dos europeus, a vida local mudou e o século XVII viu surgir uma ocupação “moderna” que recebeu a denominação de Tapera e que depois foi mudada para Piranhas, graças a um tal riacho das Piranhas que eu não consegui encontrar…

Assim como muitas das cidades de São Paulo que visitamos cresceram, Piranhas também se desenvolveu graças à Ferrovia, que ligou Piranhas à Recife. Essa era a antiga estação, que hoje abriga o Museu da Cidade (que infelizmente está em reformas…) onde existem várias fotos de Lampião.

Mas a navegação também ajudou, conectando a cidade a Penedo, lá no litoral alagoano.

Piranhas é uma cidade mágica. Se eu não tivesse a conhecido, diria que é algo da imaginação de algum escritor do século XIX. Um verdadeiro paraíso no sertão alagoano, cortado pelo rio São Francisco.

Pouco mais de 25 mil pessoas vivem em Piranhas, mas a cidade recebe um grande número de turistas durante todo o ano, seja pra conhecer as atrações do rio São Francisco, seja para curtir a pacata cidade, única do Nordeste tombada como Patrimônio Histórico.

O centro da cidade é pequeno, mas guarda uma surpresa a cada rua, como essa linda estátua de Padre Cícero (relembre a história dele aqui):

A noite, o centrinho lembra Parati…

Outro importante ponto que eu quis visitar é a sede da Prefeitura da cidade. Talvez você não reconheça o local porque eles mudaram a escada de formato…

Mas foi nessa escadaria que as cabeças de Lampião e de parte da sua gangue ficaram expostas, depois de terem sido assassinados do outro lado do rio, já na cidade de Poço Redondo, na Gruta do Angico. O site Lampião Aceso coloriu a tradicional foto preto e branco desse episódio sádico.

Aliás, Piranhas é cenário de muitas histórias do Cangaço, e acabou se aproveitando disso vendendo artesanato e passeios pelo rio que levam até a trilha para a Grota de Angico.

E bem próximo das margens do rio São Francisco está um dos estádios da cidade, no centro histórico: o Estádio Barrancão.

Próximo ao Estádio fica a sede do Rocinha Futebol Família.

Segundo matéria do G1, o grande rival da Rocinha é a Mangueira, homenageando dois tradicionais morros do Rio de Janeiro.

Olha que visual incrível do campo, ali tão pertinho do rio…

Dando uma pesquisada, descobri que embora não exista uma equipe profissional em Piranhas, o Estádio Barrancão recebeu partidas do Campeonato Alagoano sub-20 de 2023, tendo o AD Força Jovem como mandante!

Talvez surja daí um novo time no profissional!

Graças ao Campeonato, o Estádio ganhou melhorias como um sistema de iluminação e reforma da arquibancada.

Um lugar tão lindo, merece um time que jogue um futebol assim bonito também, tomara que o futuro dos times locais seja de muito sucesso!

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *