14- Camisa do Sport – PE

Antes de mais nada, se você ainda não entendeu o que é esse blog, leia o post inicial. A 14a camisa é a do Sport Club do Recife, time que conquistou a Copa do Brasil de 2008 numa das finais mais emocionantes dos últimos anos. Aliás, não só a final, toda a campanha do Sport foi emocionante e um jogador (que nem pode disputar a tal final) representou bem esse espírito, Romerito (um dia ainda entrevisto ele por blog).

romerito

Possui dois grandes sites, o www.sportrecife.com.br/ , ou o www.siteoficialdosport.com.br/ . Falando de história, o Sport Club do Recife, foi fundado em 13 de maio de 1905 (mais de 100 anos de tradição, é mole?) por Guilherme de Aquino Fonseca, pernambucano que viveu por muitos anos na Inglaterra , e que regressou trazendo consigo a paixão pelo novo esporte daquele país, o futebol. Dizem que na própria festa de inauguração do clube, já aconteceu uma partida de “football” entre os sócios do Sport e do English Eleven. [caption id="attachment_326" align="aligncenter" width="129"]Convite para o primeiro jogo Convite para o primeiro jogo[/caption]

Em 1916, o Sport disputa pela primeira vez o campeonato Pernambucano e chega ao título em cima do que será seu eterno rival, o Santa Cruz. Dali em diante o Sport inauguraria uma comemoração bastante comum em sua história, ser campeão estadual. Seu primeiro escudo era bem diferente do atual:

brasao-sport1

Em 1919 chega a atual versão do seu escudo, devido ao troféu Leão do Norte, disputado contra um combinado do Remo/Payssandú e que possuia a escultura de um leão. A torcida paraense inconformada teria tentado retomar o cobiçado troféu, ocasião em que a cauda do leão foi partida. O troféu é mantido até os dias de hoje, com sua cauda partida, unida por um laço, na Sala dos Troféus, na sede do Clube.

escudo-sport

Com isso, o leão acaba se tornando seu mascote também. leao-do-sport Em 1937, inaugura seu estádio, a Ilha do Retiro, construído sobre uma ilha e aterrada em torno. A Ilha viria a sediar o jogo Chile x EUA na Copa do Mundo de 1950. ilha_do_retiro_2007 Em 1987 o Sport conquista o campeonato brasileiro, num torneio cheio e polêmicas, uma vez que o campeão deveria sair de um confronto final entre o módulo amarelo (Sport e Guarani) e do módulo verde (Flamengo e Internacional), mas os cariocas e gaúchos recusaram-se em jogar as finais dando o título ao Sport (reconhecido pela FIFA). Na sua participação na Libertadores no ano seguinte, o Sport não conseguiu se classificar para segunda fase. Para 2009 as expectativas são grandes para a disputa da Libertadores, afinal o time ganhou muito respeito pela conquista da Copa do Brasil.

sport-1

Sempre que jogou contra o Santo André, eu ouvia um grito diferente de sua torcida e só depois soube que era o famoso Cazá, grito de guerra do Sport, iniciado em 1938 segundo seus torcedores. Sendo assim, seria anterior ao grito similar entoado pela torcida do Vasco, que teria aprendido com o ex jogador do Sport Ademir Menezes. Veja como é:

Cazá, cazáPelo Sport nada? Tudo! Pelo Sport nada? Tudo! Então como é, como vai ser e como sempre será? Cazá! Cazá! Cazá, cazá, cazá! A turma é mesmo boa! É mesmo da fuzarca! Sport! Sport! Sport!” Falando de torcida e rivaldades, vale lembrar que o time faz com o Náutico o chamado “Clássico dos clássicos”, e com o Santa Cruz, o “Clássico das Multidões”. Além disso, fiquei sabendo que está acontecendo desde 2007 um movimento chamado “Brava Ilha”, uma torcida que foge dos padrões das organizadas brasileiras e que mostra influência das barra-bravas latinoamericanas, veja o detalhe pra faixa criticando o senado:

Mas a torcida jovem também, segue firme e forte com seu bandeirão:

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

Salvar]]>

4 comentários em “14- Camisa do Sport – PE”

  1. cara, sinto te informar mas esta camisa que você possui do SPORT não existe. é uma camisa pirata, de muito mal gosto e qualidade duvidosa, e ainda por cima mal feita.
    vi que você pesquisou bem sobre o clube, e que inclusive postou o escudo. repare que o escudo na camisa é invertido. falha grosseira, hein?
    acesse o site oficial (www.sportrecife.com.br) e confira a camisa oficial do clube. aproveite e compre a nova camisa dourada, lançada recentemente e que será usada em jogos da libertadores.

    gostaria de dizer também que achei seu blog excelente e que sinceramente gostei da sua idéia. tenho um certo fanatismo por futebol e espero um dia começar esse mesmo projeto seu das mil camisas. parabéns!

    1. Victor, eu sei disso. Até já comentei em outros posts sobre o tema.
      Infelizmente eu não sou um desses “colecionadores” que tem ba$e pra montar uma coleção.

      Eu só sou um apaixonado pelo futebo e vivo exatamente a mesma sina da maior parte dos torcedores, ou seja, mais vontade do que verba.

      A maior parte da minha … “coleção” é formada por camisas que ganho de outros torcedores e de amigos e parentes que estão viajando. Uma pequena parte eu mesmo compro. E agora, começam a existir alguns clubes que, sensibilizados pelo meu projeto e vendo no blog uma oportunidade interessante de divulgação, começaram a colaborar enviando suas camisas oficiais.
      Caso o Sport se interesse em me enviar uma camisa oficial, ficarei muito feliz em apresentá-la, caso contrário, não posso inventar o que não tenho.

      Agradeço o apoio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *