Em busca do Estádio Perdido em Holambra

Holambra é uma cidade bastante famosa atualmente, graças à sua gente hospitaleira e às flores (está rolando mais uma edição da Exploflora, confira em www.exploflora.com.br). Mas por traz da beleza das flores está a história de um povo que teve de enfrentar uma série de dificuldades até transformar a cidade no que ela é hoje. A ocupação de Holambra foi feita principalmente por camponeses holandeses, que após a segunda guerra mundial, vieram morar numa área de 5000 hectares, na fazenda comprada pelo próprio governo Holandes. Quem quiser aproveitar e relembrar sobre o que vi de futebol em Amsterdam, releia este post, ou lembre sobre a camisa da seleção Holandesa. O nome da cidade veio das iniciais HOLanda, AMérica, BRAsil. Os obstáculos começaram na viagem, feita em navios de carga, com condições degradantes de espaços para os passageiros.  Ao chegar, o trabalho era duro, e mesmo com as condições criadas pelo governo holandes, as primeiras tentativas de criação não deram certo. Muitos foram os que desistiram, mas os que persistiram formaram o que é a Holambra de hoje em dia. A prática de futebol iniciou se em campos de chão batido e foi um dos meios de integração entre holandeses e brasileiros. Em 1960, na comemoração dos doze anos e meio de Holambra, fundou se um clube. Em 1991, obteve a emancipação politico-administrativa , criando o município de Holambra, e hoje com cerca de 10 mil habitantes, se firma no cenário nacional e internacional como Cidade das Flores. Mas após este pequeno resgate sobre a história da cidade, vamos ao nosso objetivo, o Estádio Municipal Zeno Capato, reformado e ampliado em 2008.

novidades do futebol de agosto 008

O Estádio, assim como a cidade, é pequeno, e fica próximo do centro da cidade. A dica é visitar de final de semana e passear pela feirinha que tem ali próximo ao estádio. novidades do futebol de agosto 009 Existem muitos times amadores em Holambra, mas a cidade nunca teve uma equipe disputando o campeonato profissional. novidades do futebol de agosto 010 O gramado está bem conservado e a arquibancada conta com uma charmosa cobertura. novidades do futebol de agosto 011 Eu não resisto e registro minha presença por mais um estádio mágico! novidades do futebol de agosto 013 Onde será que vamos parar da próxima vez?]]>

2 comentários em “Em busca do Estádio Perdido em Holambra”

    1. Oi Edwin!
      Eu tento levar em consideração que o estádio não tem a “pressão” de receber jogos profissionais, e sendo amador, ele está em boa condição se comparado aos famosos “terrões” que estou acostumado a ver aqui pela grande São Paulo.
      Mas claro que por ser a “cidade das flores”, não custava jogar uma terrinha da boa pra grama ficar legal…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *