Em busca do Estádio perdido em Jaguariúna

O antes “Distrito de Paz de Jaguary“, pertencente a Mogi Mirim, criado em 1896, foi elevado à município em 30 de dezembro de 1953. Jaguariúna significa “Rio da onça preta”, em tupi guarani, por isso seu brasão possui a imagem do animal:

Brasao_Jaguariuna

Infelizmente, para muitas pessoas, Jaguariúna tem seu nome unicamente ligado ao rodeio, evento que eu desprezo, pela covardia e maus tratos aos animais envolvidos, Tortura não é cultura, boicote rodeios! nao rodeio Mas, claro que a cidade possui outras atividades economicas e culturais, e o futebol, como não poderia deixar de ser, é uma delas. Por isso, fomos conhecer o novo estádio da cidade, o Estádio Municipal “Alfredo Chiavegato“. fim de semana boleiro 001

O Estádio Municipal “Alfredo Chiavegato” foi construído no maior bairro da cidade, e a idéia é que seja o principal estádio da cidade que também conta com um outro estádio chamado “Tancredo Neves“, o Azulão:

Tancredo-Neves--Azula

A construção do estádio permite a futura construção de arquibancadas em toda a sua volta, incluindo a expansão das que já existem, e que comportam 15 mil pessoas.

fim de semana boleiro 006

Atualmente, oestádio abriga apenas o time feminino da Associação Desportiva Jaguariúna (www.adjaguariuna.com.br):

jaguariuna

A idéia é que futuramente o projeto envolva também uma equipe para representar o futebol masculino da cidade.

O Estádio foi inaugurado em outubro de 2008, conforme mostra a placa no Estádio.

fim de semana boleiro 005

Uma vista aérea do estádio, que eu achei na internet: estadio_alfredo_chiavegato_2 Vendo o estádio por dentro: fim de semana boleiro 003 Só depois de chegar em casa, me dei conta que não fiz nenhuma foto minha em frente o Estádio…  Fica para uma próxima vez… fim de semana boleiro 002]]>

8 comentários em “Em busca do Estádio perdido em Jaguariúna”

  1. Muito lindo o seu ensaio fotográfico sobre o Estádio de Jaguariúna. Você só errou numa coisa: o maior bairro de Jaguariúna é o Nova Jaguariúna e não o Nassif, onde está localizado o estádio.
    Parabéns por sua reportagem fotográfica.

  2. Maravilhoso lido , lindo , lindo… tomara que mais pessoas tenha a mesma iniciativa de vc.. Jaguariuna merece este presente .. agora teremos que colocar pessoas competentes para divulgar a niveo nacional , porque não internacional… nossa cidade trem infrastrutura para comportat grande eventos.. sonho ver meu corinthias jogo neste estadio kkkkkkk
    parabéns pela reportagem e fotografias..

  3. Parabéns Jaguariuna pelo incentivo ao esporte e merecidamente a cidade precisa de um time de jogadores masculino para representar a cidade, só precisa mais de apóio do prefeito da cidade então aqui vai meu recado.
    Prefeito apoie e ajude os meninos que estão fazendo parte da equipe masculina aí na sua cidade, pois eles é que representarão a cidade de jaguariuna nos campeonatos aí pelo mundo afora, então prefeito que nós possamos ver realmente um grande time formado aí em Jaguariuna.Muito sucesso a todos os jogadores.

  4. Só gostaria de esclarecer que a AD Jaguariúna não utiliza mais o estádio de Jaguariúna. O estádio, em 2010, será utilizado pela equipe de Futebol Feminino mantida pela Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer da Prefeitura local. Será também utilizado pela equipe masculina de Jaguariúna, já filiada a FPF.
    Se precisar de mais informações é so contatar.

    1. Você ama rodeios porque não se importa com os animais.
      Eu me importo.
      E até onde eu sei, esse não é o país dos “amantes do rodeio”.
      Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *