79- Camisa do Campinense-PB

79ª Camisa da Coleção vem do Estado da Paraíba, mais especificamente da cidade de Campina Grande, na Paraíba e foi presente do amigo Ivan, outro apaixonado pelo futebol, torcedor do Santo André, que participa da grupo de torcedores responsável pelo www.ramalhonautas.com.br.

O clube dono da camisa é o Campinense Clube, o time das 6 estrelas (referência aos seis títulos estaduais seguidos conquistados de 1960 a 1965)!

O Campinense foi fundado em 12 de abril de 1915, pelos aristocratas da época e inicialmente era o lugar onde se reuniam para dançar, somente em 1919, foi criado o departamento de futebol. Entretanto, o futebol gerava muitas brigas após as partidas e por isso, em 1920, o departamento foi fechado.

Foram necessários mais de 30 anos, para em 1954, o futebol voltar a ser uma realidade no clube.

4 anos depois, em 1958, o Campinense se profissionalizou e a partir de 1960, passou a disputar o Campeonato Paraibano, conquistando logo no primeiro ano o título estadual, com o time:

Nos cinco anos seguintes, de 1961 a 1965, também sagrou-se campeão, transformando-se no primeiro (e único) hexacampeão da Paraíba. Em 1961, ainda disputou a Taça Brasil, com o time:

Em 1971, foi a vez de enfrentar a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, competição da qual seria vice campeão, no ano seguinte.

Mas a maior glória veio em 1975, quando se tornou a primeira equipe paraibana a participar da Primeira Divisão.

Em 1979, teve a melhor defesa do Brasileirão e conseguiu o bicampeonato Paraibano (1979/1980).

No entanto, a década de 80 trouxe um jejum de 11 anos sem títulos, só terminando em 1991 com a conquista do estadual!

Em 1995, numa manobra estranha e desafiadora, o clube se desfiliou do profissionalismo, voltando somente dois anos depois ao Campeonato Paraibano. 2003, foi o ano em que eu fui apresentado “pessoalmente” ao Campinense. Após heróica campanha, o time chegou à fase final da Série C, junto do Ituano, Botafogo-PB e do Santo André, deixando o acesso escapar por entre os dedos, no último jogo, em casa, diante do Ramalhão. Mas o acesso viria, 5 anos depois, em 2008, com a 3ª colocação na Série C. Além da classificação, o clube obteve a marca de maior público da competição. O Campinense utilizava o Estádio Municipal Plínio Lemos como seu campo oficial, e também (a partir de 1975) o estádio O Amigão, para jogos que precisavam de maior capacidade.

Em 2006, o Campinense inaugurou seu próprio estádio, O Estádio Renato Moura de Cunha, o Renatão.

O mascote do time é o Raposão, brincadeira que surgiu no início dos anos 60 quando o Campinense venceu seguidamente seu maior rival, o Treze. Como o símbolo do rival era um galo, e quem caça o galo é a raposa, essa passou a ser oficialmente a mascote do clube.

As cores de seu uniforme (preto e vermelho) são homenagem à bandeira da Paraíba. Suas principais torcidas são a Facção Jovem e o Movimento Amor ao Campinense Clube. Historicamente, a maior torcida organizada do clube é a “Torcida Organizada da Raposa”, popularmente conhecida como TORA e que é inclusive citada no próprio hino do time. Se liga no que é torcer pro Campinense: Encontrei um blog muito legal sobre o time, confira: www.campinensenews.blogspot.com/ O site oficial do time é  www.campinenseclube.net

Apoie o time de sua cidade!

Futebol também é cultura.

]]>

18 comentários em “79- Camisa do Campinense-PB”

  1. Adorei,

    temos que dá mais valor aos times de nossa terra, já basta sermos “humilhados” pelo eixo sul-sudeste, temos que nos livrar dessa babaquice de torcer para times influenciados pela mídia, nós nordestinos somos conhecidos pela garra, então por que não lutamos por nossos times locais? Precisamos nos unir para acabar com essa praga. Campinense clube MINHA ÚNICA PAIXÃO! ♥

  2. Parabéns pela sua coleção e, especialmente, pela forma como descreveu a história do Campinense Clube.
    Belíssimo trabalho!!!
    Ah! Essa camisa que você tem não é oficial. Se tiver interesse, entre em contato comigo. Terei prazer em presenteá-lo com uma camisa oficial!
    Abraço.

  3. amigo adorei a sua iniciativa, pois estou fora da minha cidade querida a sete anos e acompanho a raposa pela internete e fica muito dificil as noticias por aqui. obrigado por manter a minha paixao viva.

  4. Boa Noite ao dono do Blog As Mil Camisas, queremos pedir desculpas por ter demorado muito a responder ao seu comentário, bem primeiramente a Assessoria do Campinense News que parabenizar ao seu blog pela ótima iniciativa que vem utilizando em seu blog com as divulgações das camisas dos clubes. Segundo queríamos propor uma parceria entre nosso blog. Para cada vez divulgarmos mais a marca do Campinenense Clube e do blog Campinense News. Esperamos receber uma resposta em breve por forma de comentário ou pelo e-mail. E queremos também deixar aqui nosso agradecimento pela divulgação do Campinense News em sua matéria.

    Assessoria do Campinense News
    Acreditando em Dias Melhores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *