128- Camisa do Auto Esporte

A 128ª camisa de futebol do nosso blog vem do Nordetse brasileiro e a conseguimos na nossa visita a João Pessoa, no final de 2011.

Aliás, pra quem não conhece, João Pessoa é uma cidade linda, vale a pena conhecer…

A camisa veio aos 46 do segundo tempo. Depois de muita procura sem sucesso, encontrei um torcedor do Auto que topou me vender a camisa que vestia.

Já falamos de um time da capital paraibana, o Botafogo, da raposa de Campina Grande, o Campinense e do Treze, desta vez fomos atrás da camisa do Auto Esporte Clube.

A história do time é legal por fugir dos padrões dos times do Brasil.

O Auto Esporte Clube foi fundado em 1936, por um grupo de taxistas que se concentravam na Praça do Relógio,o atual Ponto de Cém Reis, no centro da cidade.

Por esta origem mais popular, é conhecido como “o Clube do Povo”.

Seu mascote é o macaco.

A popularidade do time se deu porque eles treinavam mais ou menos como o Rocky Balboa, ali, nos campos do centro, em frente à população mesmo.

Em 1939 conquistou o seu primeiro campeonato paraibano, e pra ficar ainda mais inesquecível, foi de maneira invicta, atropelando adversários como o Treze e o Botafogo.

No ano de 1951, realizou sua primeira partida internacional, contra a tripulação do barco argentino Punta Del Loyola, que estava ancorado no porto de Cabedelo, e venceu por 5×1.

A década de 50 trouxe ainda 2 títulos estaduais, um em 1956, numa “melhor de três” contra o Botafogo e outro em 1958.

Em 1959, tornou-se o primeiro clube paraibano a disputar uma competição nacional, a Taça Brasil.

Em 1987, o Auto Esporte conseguiu o tetra campeonato estadual, ao empatar com o Botafogo, com o quadro abaixo:

E aqui, para recordar o título:

Chegam os anos 90 e logo em 1990, o Auto montou um forte time, que logo se apresentou como favorito ao título. O Botafogo bem que tentou impedir, mas o Auto Esporte. levantou mais um caneco!

No Estadual de 1992, os alvirrubros tiveram como rivais do título o Treze.

Em pleno Estádio “Amigão“, garantiu o título de forma inteligente, vencendo na prorrogação, após ter sido goleado no tempo regulamentar.

Esse foi o elenco responsável por mais esta conquista:

Ainda neste mesmo ano, o Auto Esporte terminou na terceira colocação do Campeonato Brasileiro da Série C.

Em 1993, tornou-se o primeiro time paraibano a vencer na Copa do Brasil, derrotando o Paysandu por 2×1, no Estádio Almeidão, em João Pessoa.

O Auto Esporte ainda se lançou numa ousada excursão à Europa, em 1999.

Em 2004, o Auto Esporte foi rebaixado para a Segunda Divisão paraibana, retornando à elite, no ano de 2006. Relembre como foi:

No ano passado (2011), o Auto Esporte sagrou-se campeão da Copa Paraíba em cima do Treze, conquistando novamente uma vaga para a Copa do Brasil.

Infelizmente foi eliminado na primeira fase, contra o Bahia.

Mandava seus jogos no Estádio Evandro Lélis, mais conhecido como “Mangabeirão”, por ser localizado no bairro de Mangabeira. A capacidade do estádio é de 2.000 pessoas e ele não vem mais sendo utilizado para jogos oficiais.

Em seu lugar está sendo utilizado o Estádio da Graça, veja como é a festa por lá!

O amor pelo time está expresso na pele de alguns torcedores.

E se você acha que a relação entre a torcida e o time é intensa, veja como o time celebrou a conquista da Copa da Paraíba, em 2011:

Em se falando de torcidas organizadas, a Força Jovem Alvirrubro deixou de existir há algum tempo, mas atualmente o time tem como destaque o pessoal da Ultras 1936, que atuam inspirados no modelo Ultras europeu.

E essa foto do time? Bota medo ou não?

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

9 Respostas to “128- Camisa do Auto Esporte”

  1. Ismar disse:

    Rapaz, sempre acompanho esse blog e tomei um susto com essa postagem! HAHAHA, Como encontrou o Mago (Tiago)? HAHAHAHAHA

    Te falar que a Força Jovem foi extinta e nasceu a ULTRAS 1936, Claque no modelo Ultras europeu cujo ideal apoiar o Auto Esporte Clube. Além de um pouco de política antifascista!

    E ai, gostou da cidade?

    Saudações!

  2. Ismar disse:

    Lembrando que o Evandro Lelis não sedia jogos profissionais. O estádio no vídeo é o Estádio da Graça!

  3. Ismar disse:

    Pra finalizar, a tatoo é minha e tem mais duas! ahahah

    Abração!

  4. Anderson Vianna [Camisas & Manias] disse:

    Primeiro: Felicitações pela aquisição. A camisa é linda. A Rota do Mar faz um bom trabalho, mas, para pessoas como eu (gordinhos) o molde fica meio apertado para usar… colllaaadddddooo, apertaaadoo, rs…. E o Nordeste é uma região que um dia quero “desbravar”… Belo post, como sempre!!! Abraços!

  5. […] sem marcar, tive a honra de trombar dois amigos, um deles, o Laércio, torcedor do Auto Esporte, veio lá da Paraíba para um passeio em terras (e estádios) […]

  6. Felipe disse:

    hehehehe a famosa camisa do Auto Esporte, que você levou ao conhecimento nacional em programa da ESPN. Top!


Deixe um comentário

*