Camisa 80- XV de Caraguatatuba
A 80ª Camisa da coleção vem da praia. E de uma praia paulista, Caraguatatuba, destino comum a quem mora no interior ou mesmo na capital do estado.
O time dono da camisa é o Esporte Clube XV de Novembro de Caraguatatuba, que infelizmente está licenciado do Campeonato Paulista (ao menos quando escrevo este post, em 2010).
O detalhe é o número da camisa… “16”, relembrando o meu irmão Murilo, que jogava com esse número.
Consegui a camisa no próprio Estádio e parecia ser uma das últimas!
O XV de Caraguatatuba foi fundado em 18 de fevereiro de 1934, pelo espanhol Prudêncio Baeta, para disputar jogos do futebol amador, na cidade.
De 1940 a 1947 as atividades do XV ficam suspensas devido à II Guerra Mundial.
Em 1947, começa a segunda fase do XV.
O clube é reformado, ganha uma nova sede social, no local onde atualmente está a Galeria Santa Cruz.
O uniforme passa a ter as cores verde e branco, em homenagem ao Palmeiras.
Em 1953, o E.C. XV de Novembro passa a funcionar no bairro do Tatu, onde está até hoje.
O primeiro campo do time localizava-se onde é hoje o Banco do Brasil, no centro, em seguida mudaram para o local onde fica o Polo Cultural Adaly Coelho Passos, na Praça Cândido Motta.
Em 1967 ocorre a “catástrofe” em Caraguatatuba.
A cidade foi destruída por uma forte chuva que causou avalanche de pedras, árvores e lama dos morros Cruzeiro. Jaraguá, Jaraguazinho, próximos a cidade, sepultando vários habitantes.
O belo cenário da região se transformou em um grande cemitério. Falou-se em 500 mortos, oficialmente, mas as pessoas dizem que foram muitos mais…
Muitos corpos jamais foram encontrados, principalmente aqueles que foram arratados para o mar e impelidos pelas ondas para pontos bem distantes.
O Rio Santo Antônio, que corta a cidade alargou-se de 40 para 200 metros.
O campo do XV foi totalmente destruído…
Somente vinte anos depois, em 1987, o então presidente do clube, Irineu Mendes de Souza, reestruturou e profissionalizou o XV, levando o a disputar a quarta divisão do Paulista.
Aqui, o time de 1991, com o goleiro Negaça:
A partir daí, começou a disputar as divisões de acesso até que em 1993, devido a uma crise financeira, o clube deixou de disputar o Estadual.
Em 1994, o clube voltou a disputar o Campeonato Paulista da Série B-2 (na época a sexta divisão) e conquistou o acesso para a série B-1B.
No ano seguinte, mais um acesso, desta vez à série B1-A, vencendo o Palmeiras, de São João da Boa Vista, por 1 a 0.
Em 1996, o time surpreendeu ao perder a vaga para a Série A-3 nos minutos finais do jogo contra o Garça.
No ano seguinte, o XV de Caraguatatuba realizou uma grande campanha e chegou ao quadrangular final. Conquistou o vice-campeonato, subindo assim para a série A3 (terceira divisão).
Porém, o clube não conseguiu ampliar a capacidade de seu estádio para 10 mil lugares (como exige a Federação Paulista) e teve que voltar a disputar a Série B1-A.
Em 2005, o time ainda estava na sérieB1-A, e disputava os jogos com o elenco abaixo (retirado de um post do pessoal dos Jogos Perdidos):
Em 2006, a diretoria do XV mais uma vez licenciou o clube devido às dificuldades financeiras, fato que infelizmente persiste até os dias atuais.
Entretanto, a diretoria vem trabalhando em prol do clube, a começar pelas categorias menores, conforme conversamos na nossa visita ao Estádio, também conhecido como “Toca do Leão“.
Mesmo com tantas conquistas vimos poucos troféus, a explicação é que a sede do clube foi furtada 4 vezes, perdendo se troféus e arquivos .
Infelizmente, o time, assim como muitos outros times do interior paulista passa por uma situação bastante difícil e só conseguirá reabrir as portas para o profissionalismo com alguma parceria.
A população também promete se unir em prol do time, ao menos é o que comentam na comunidade do clube: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=1241460
Uma pena, que o estádio dificilmente será usado profissionalmente outra vez…
A esperança pode estar também nas categorias menores… Quem sabe um desses garotos não pode ser um futuro craque.?
A parte interna do campo apresenta um bom gramado, e uma arquibancada um pouco esquecida…
Mas sem dúvida, num visual único, incrustado no morro.
E se tem estádio perdido, registremos nossa presença!
E a presença da molecada que prometeu defender a camisa do XV!
sou morador de caraguá e gostei muito das imagens e histórias do xv de novembro de caraguatatuba!! parabéns!!
Ola boa noite xv novembro.
sem duvida o negocio é mesmo apoiar o time da sua cidade.
tive visitando caraguá na semana passada gostei sai da minha cidade são Gonçalo aqui do estado do rio de janeiro e me achei em caraguá gostei muito da cidade com sua cultura sua gente;e o melhor que gosto o futebol,quero voltar ai de novo.abraços.
O Corinthians fez até amistoso na cidade, ficou hospedado no Areia Branca. Foi uma farra, uma festa pra cidade.
Clubes do interior ou litoral tem que ter o apoio da Prefeitura da cidade, mas, infelizmente o XV não tem esse apoio.
Com estádio próprio ter que pedir licença porque não consegue ampliar pra 10.000 pessoas é uma vergonha pra Prefeitura da cidade.
Aliás, Caraguá virou a cidade dos eventos, das festas… Enquanto há 20 anos atrás, a praia do centro era tão limpa que enchíamos baldes de marisco, pegávamos na mão estrelas do mar… Hoje a praia do centro é uma vergonha… Tem apenas um parquinho e o restante chegar a ser um perigo para os turistas… Boa apenas para os maconheiros, outra coisa que a cidade piorou muito, na violência… Deveriam investir menos em eventos e valorizar mais as belezas naturais de Caraguá… Mas, acho que os eventos trazem mais dinheiro para o bolso dos que ali governam… É mais fácil pra desviar… Tá explicado…
Lendo esta reportagem tibe um momento nostálgico… relembrando o Globo Esporte
Com o Nivaldo de Cillo cobrindo o auge do XV de Caragua na Tv Vale do Paraiba ..hj Vanguarda Paulista…que saudade !
Sou de Guaratingueta..abracos