89- Camisa do Nova Iguaçu

A 89ª camisa da coleção vem do Rio de Janeiro, da cidade de Nova Iguaçú.

O time, dono da camisa é um dos caçulas do futebol carioca, o Nova Iguaçú Futebol Clube.

Pode parecer mentira, mas o clube foi fundado num 1º de Abril, em 1990 por um grupo de apaixonados pelo futebol que queriam fazer do esporte uma opção de vida. Um dos idealizadores do clube é o ex-jogador Zinho, que é natural da cidade de Nova Iguaçú.

O time nasceu como um projeto social com o objetivo de formar e encaminhar crianças para uma carreira no mundo do futebol ou na área de sua escolha. A cor adotada foi uma homenagem à uma antiga vocação da cidade, a exportação da laranja (década de 30). Daí também surgiu o mascote do time, o laranjinha:

Devido à cor, o time recebeu o apelido de “Carrossel da Baixada”, referência à seleção holandesa de 1974.   Os fundadores sempre sonharam em construir um clube, com visão profissional, mas com os pés no chão. Logo no início, o clube conseguiu uma área para construção de um CT que conta hoje com oito campos de futebol. O time estreiou no profissionalismo em 1994, na Terceira divisão do futebol carioca e logo de cara veio o primeiro título do time, contra o Goytacaz Futebol Clube. Desde 1995, o time disputou a segunda divisão carioca, com campanhas regulares. Nesse período, o time se licenciou do profissionalismo por duas vezes (em 1997 e em 2001), mas sempre retornando em seguida. Em 2005, conquistou o título da segundona, sendo promovido à Primeira Divisão pela primeira vez em sua história. Nascem aí suas primeiras torcidas organizadas:

 Aqui, a galera invadindo o campo pra festejar o título:

Existe o registro de mais duas torcidas, a Jovem e a TOL (Torcida Orgulho Laranja):

Em 2006, ficou em 3o lugar na Taça Guanabara, o primeiro turno do campeonato, entretanto, ficou em último na Taça Rio (segundo turno), terminando em décimo lugar geral. Em 2007, o time não conseguiu se segurar e acabou rebaixado. Em 2008, buscando novos animos, o time inaugura o “Estádio Jânio Morais“: E 2008 mostrou-se mesmo como um ótimo ano para o Nova Iguaçú, ao ver o time conquistar a Copa Rio.

A Copa Rio é uma competição que dá ao campeão uma vaga na Copa do Brasil, mas o time acabou abrindo mão da disputa, em 2009…

Assim, em 2009, o time limitou-se a disputar a Segunda Divisão do Campeonato Estadual, sem grande sucesso, sendo eliminado na segunda fase da competição e sem sequer conquistar uma vaga para a Copa Rio.

Em 2010, o time parece ter dado a volta por cima, conquistando o acesso de volta à Primeira Divisão do campeonato carioca.

Enfim, o Nova Iguaçú é mais um jovem clube, baseado em uma nova forma de se administrar o futebol, acreditando na paixão de uma cidade pelo futebol. A cidade já mostrou em alguns momentos que pode comparecer e apoiar:

Para quem quiser maiores informações, o site oficial do time é www.nifc.com.br . E quem quiser contatar os torcedores, acesse a comunidade do time no orkut.

Apoie o time da sua cidade!!

]]>