95- Camisa do Wellington Phoenix

A 95ª camisa é a primeira a vir do continente da Oceania, representando o futebol da Nova Zelândia, país conhecido pelas belas paisagens (foi lá que rodaram boa parte da trilogia Senhor dos Anéis).

A camisa foi presente do jornalista e consultor em Marketing Esportivo, Eduardo Passos. O time dono da camisa é o Wellington Phoenix, da capital Wellington.

Em 2007, a Federação Australiana de Futebol (FFA) excluiu, devido a problemas administrativos, o time New Zealand Knights (NZK) , que representava a Nova Zelândia na A-League, liga criada para a popularização do futebol na Oceania.

Assim, em 2007 o Wellington Phoenix nasceu para ser o sucessor do NZ Knights na A-League. O nome do time foi escolhido entre uma série de sugestões do público e representa o recomeço, um time surgindo das cinzas do ex time Neozeolandes. Por isso, seu escudo possui uma fênix negra erguendo vôo. Suas cores são o preto e o amarelo, as cores da cidade de Wellington, de quem tem o apoio e torcida. Sua cidade, seu time!

Mas não foi só do povo que veio o apoio. O Wellington Phoenix teve grande investimento do milionário Terry Serepisos. Além dele, logo a Sony se apresentaria como a principal patrocinadora da equipe. Em 2010, o Phoenix se tornou o primeiro time da Nova Zelândia a alcançar os playoffs da Ap-League, terminando a competição em quarto lugar.

Uma curiosidade, atualmente existe um brasileiro, um meia santista chamado Diego Walsh jogando no time. Os torcedores do Phoenix são chamados de Yellow Fever. O site deles é o www.yellowfever.co.nz. E pelo visto é mesmo uma febre amarela nos estádios da Nova Zelândia e Austrália…

O Wellington Phoenix manda seus jogos no belo Estádio Westpac Stadium, com capacidade para 34.500 torcedores amarelos e conhecido como “The Cake Tin“.

O fato do time estar disputando a A-League tem ajudado o futebol da Nova Zelândia a se desenvolver, prova disso foi a participação honrosa da seleção no mundial de 2010.

Outra coisa legal do time é que eles se preocupam com o público feminino, se liga na camisa que a Mari ganhou:

E como os times na Oceania funcionam quase que como “franquias” existe ainda uma enorme infinidade de brindes e souvenirs do time:

Achei um documentário sobre o time, interessante: O site oficial do time é www.wellingtonphoenix.com .

Sua cidade.

Seu time.

Apoie o time da sua área!

]]>

5 comentários em “95- Camisa do Wellington Phoenix”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *