111- Camisa do Alecrim F.C.

A 111ª camisa do blog vem de mais uma bela cidade praiana, que tem no turismo boa parte da renda, mas que nem por isso, deixa de valorizar sua própria cultura. Estamos falando de Natal, capital do Rio Grande do Norte!

O time dono da camisa é o Alecrim Futebol Clube!

Para os mais saudosos, o distintivo utilizado até 2003:

A cidade de Natal comporta ainda dois clubes, o América e o ABC, mas o Alecrim defende as cores, cultura e a gente do tradicional bairro do Alecrim.

O time do Alecrim foi fundado em 1915, por moradores do bairro, que se encontravam nas proximidades da Igreja de São Pedro, para falar, jogar e sonhar com futebol. Vale lembrar, que na época, o Alecrim F.C. era composto basicamente de negros e descendentes de índios, o que gerava muito preconceito por parte dos outros times. João Café Filho (ex-presidente da República) foi um dos envolvidos com o nascimento do clube e chegou a vestir a camisa do time, como goleiro em 1918 e 1919.

O primeiro jogo do time, uma vitória, foi contra a Escola de Aprendizes Artífices. Em 1924, veio o primeiro título, conquistado em campo e não reconhecido pela Liga gestora do futebol da época. No ano seguinte, veio o bicampeonato, que assim como no ano anterior, foi bastante questionado, sendo finalmente decidido como título a ser dividido com o time do ABC. Todo esse questionamento se dava pela formação elitista dos cartolas da época, que não aceitavam um time do subúrbio conquistar um campeonato. Aqui, o time que representou o clube em meados dos anos 40:

Em 1963 e 64 mais um bicampeonato. Infelizmente não encontrei registros de fotos ou vídeos dessa conquista. Em 1968, outro título, desta vez, invicto! Como prêmio para sua torcida, o Alecrim contou com Garrincha por uma partida, num amistoso contra o Sport de Recife. O time de 1968:

O ano de 1968 trouxe ainda outra curiosidade. O time Rampla Júnior, do Uruguai, em excursão pelo Brasil, estava invicto após partidas contra o Americano de Campos (RJ), Democrata de Governador Valadares(MG), Fortaleza, Treze de Campina Grande(PB) e Náutico. Pois quem foi tirar sua invencibilidade? Alecrim 1×0 Rampla Júnior. Nessa época, o time passou a ser chamado de “o vingador”, pois os times de outros estados quando vinham a Natal ganhavam de ABC e América e perdiam para o esquadrão esmeraldino. Essa é uma imagem do Alecrim, de 1974:

Mais um título estadual veio em 1985, com o time:

Em 86, o bicampeonato, com o time:

O título possibilitou que o time disputasse a série A do campeonato brasileiro, jogando contra Fortaleza, Portuguesa, Atlético Mineiro, Santa Cruz, Botafogo, CSA, Vitória, Palmeiras e Comercial-MS. Em 2009, o Alecrim realizou uma boa campanha na Série D, garantindo sua vaga para a Série C 2010.

Entretanto, uma má campanha levou o Alecrim a voltar para a série D.

O hino do Alecrim fo escrito por “Dozinho”, veja a letra: O huip hurra ao nosso bicampeão Todo povo te saúda de alma e coração Bate olé no gramado com o adversário seu Alecrim Futebol Clube você é meu (Bis). É voz geral da torcida potiguar O negócio só tem graça se o Alecrim jogar Dá gosto ver Os meninos traçando o bolão pra valer Deixando o adversário Sem nada pra poder fazer Olé! A torcida organizada “FERA – Fiéis Esmeraldinos Radicais” nasceu nos bares do bairro e acompanha o time do Alecrim há mais de trinta anos. Diz a lenda que na década de oitenta, um dos torcedores mais fanáticos era um cego, chamado Chico Araújo, que não perdia uma única partida que fosse.

O Alecrim manda seus jogos no Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado, o Machadão, maior estádio do Rio Grande do Norte.

O mascote do clube é um periquito!

Para maiores informações. acesso o site do time: www.alecrimfc.com

Existe ainda um excelente blog sobre o time: http://alecrimfutebol.blogspot.com/

Apoie o time da sua cidade!

]]>

3 comentários em “111- Camisa do Alecrim F.C.”

  1. Mau,

    Mais uma bela cobertura, de um simpático e valente clube, de uma região que ao contrário do que muitos pensam, é simplesmente APAIXONADA pelo futebol e por seus clubes.

    Bela camisa de seu acervo. Parabéns.
    Recentemente, adquiri uma (a primeira da coleção)da Silker também, de um clube que você possui e já foi tema aqui, o Santa Cruz-RN.

    Abçs,

    Anderson (CTBA)

  2. PARABÉNS,PELO PEQUENO RELATO DA HISTÓRIA DESSE GRANDE CLUBE DO RN ,UM TIME DE TRADIÇAO,MAS QUE SOFRE AINDA HOJE DE GRANDE DESCRIMINAÇAO ATÉ MESMO DA IMPRESSA ESPORTIVA DESSE ESTADO.

    1. A mídia vai ter que engolir o pensamento pequeno que domina a maior parte dos veículos.
      Diadema entra pro mapa do futebol!
      Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *