Após o Santo André ser eliminado da Copa do Brasil 2011 pelo Palmeiras e rebaixado para a série A2 do Campeonato Paulista, decidi escapar para o interior e tentar esquecer o lado triste do futebol.
Assim, lá fomos eu e a Mari pela estrada, ao nascer do sol…
E a ideia não podia ter sido melhor.
Dessa vez acompanhados do casal de amigos Tuca e Andra e da filhota Júlia, fomos até Olímpia curtir as Termas dos Laranjais (passeio que já havíamos feito, ano passado e que merecia repeteco).
Depois de “esfriar a cabeça nas águas quentes” do parque, consegui voltar a pensar em futebol e fomos dar um pulo na cidade de Jaboticabal, ali pertinho, pra comprovar se os boatos da volta do Jaboticabal Atlético, o “Jotão” eram reais.
O Jaboticabal Atlético foi fundado em 30 de abril de 1911 e além de ter disputado diversas edições das categorias de acesso (foram 23 participações na série A2, entre 1956 e 1993, 16 na A3, entre 1955 e 2005 e 13 no quarto nível, a segunda divisão do Campeonato Paulista entre 1978 e 2012).
O time foi campeão da série A3 de 1990, e o amigo Rodolfo Stella conseguiu uma imagem de uma reportagem da época:
O Jotão foi ainda campeão do quarto nível do futebol paulista (na época chamado de “Segunda Divisão”) por 2 vezes, em 1989 (foto abaixo) e 1996.
Em 2002, o Jaboticabal foi vice campeão da Copa Futebol do Interior.
Encontrei ainda uma foto do time de 1957 na Gazeta Esportiva:
Olha o time de 1958:
Aqui, o time de 1961:
Outra foto, sem a data:
Olha que linda foto do time em 1978:
Este o esquadrão de 1987:
E olha o adesivo que encontramos espalhado pela cidade:
Animados pela confirmação, fomos até o Estádio Doutor Robert Todd Locke, onde o Jaboticabal manda seus jogos.
Mais um templo do futebol registrado em nosso blog!
O estádio estava recebendo os últimos acabamentos (pintura, pequenas reformas) e está muito bonito, pronto pra série B do Campeonato Paulista. Até a bilheteria estava com cara de nova!
Aproveitamos as obras para entrar até o campo e conferir que está tudo ok para a série B!
Conhecemos um dos novos dirigentes do clube que nos mostrou uma visão bem bacana do trabalho que pretende realizar com o time, envolvendo-o muito mais com a população da cidade.
O Estádio tem capacidade para pouco mais de 10 mil pessoas, distribuídos pelo estádio, como se pode ver na”tosca” montagem que fiz:
O estádio tem arquibancadas nos quatro lados do campo.
E parece que novos patrocinadores e apoiadores estão pintando no clube, como o Frupic!
A cidade merecia ter o time de volta ao profissionalismo!
As antigas faixas, ainda amarradas nas grades sentiram saudades do calor e dos gritos da torcida.
O campo volta a ter vida!
E como pode se ver está tudo muito bonito!
Infelizmente, não conseguimos comprar a camisa do time, pois a loja ainda não está pronta. Vamos ver se mais pra frente conseguimos.
Para maiores informações sobre o Jaboticabal, acesse o site: www.jaboticabalatletico.com.br.
Fala camarada blz?
descobri o seu blog esses dias e to pirando nas suas matérias, mto legal o blog e o convido pra vir a rio preto mais uma vez e ver o teixeirão com seu novo gramado.
abraços!
Fala Mau, frmeza?
Valeu pela visita no blog e também pela visita a Jaboticabal.
O Jotão joga neste domingo contra o Barretos fora de casa.
E no sabado completamos 100 anos de existência.
O Estádio como você mesmo colocou nas fotos está ficando muito bonito.
Dia 08/05 é a nossa estréia em casa.
Vou postar noticias sobre o time no blog.
Abs.
“Ô cural” confesso que escorreu uma lágrima aqui! Tarde Mau, sou de Jaboticabal e não vejo a hora de voltar pro campo, ainda mais com Pedrão de volta. Tomara seu Santo André volte pra A1. Seu blog é um tesouro na rede, parabéns!
Puxa, obrigado pelo elogio e principalmente pelo apoio ao Ramalhão.
Em breve retorno a Jaboticabal pra ver um jogo!
Adorei o artigo. Vc conseguiu expressar um sentimento de amor ao Jaboticabal Atlético que muitos “locais” não conseguem.
Volte sempre!!!
11 anos se passaram e hoje o Estádio está em estado lástimavel. Acabaram com o nosso Jaboticabal Atlético e com nossa alegria final de semana
Olha, se serve de incentivo… estive em Pouso Alegre há 12 anos atrás e as coisas estavam bem ruins… sem time, estádio abandonado… Voltei lá no fds pro jogo do acesso do Pouso Alegre FC e a festa foi linda, confira: https://www.asmilcamisas.com.br/2022/08/28/o-acesso-do-pouso-alegre-fc-a-serie-c/
Bacana a história do Jaboticabal. Campeão de 1990 no seu elenco tinha o ata ante Ivo, que depois veio jogar aqui em Paraguaçu Paulisra no EC Paraguaçuense. No elenco tinha Fernando ex zagueiro que passou pelo Santos. Marcelo ex goleiro do Nacional SP , Marco Aurélio atacante. Jânio zagueiro, Leone zagueiro. Rodrigues lateral esquerdo. Wallace meio campo ex Taquaritunga, Tonanha ex Portugal etc . Enfim, muitos outros. Salve o Jaboticaballllll, Salve nosdo EC Paraguaçuense!!
Salve, Amarildo!!!