115- Camisa do Maranhão Atlético Clube

A 115ª camisa da nossa empreitada vem de mais um paraíso tropical do nosso país; o estado do Maranhão, mais precisamente da cidade de São Luís, sua capital.

Consegui essa camisa numa loja, lá em Natal (RN). Ela pertence a um time bastante tradicional e que defende o nome do seu estado. Falamos do Maranhão Atlético Clube!

O time do MAC foi fundado em 1932, por torcedores do Sampaio Corrêa que discordavam da diretoria da época e criaram um novo clube para que suas vontades tivessem voz. 5 anos após sua criação, conseguiu conquistar o Torneio Estadual de 1937. A conquista estadual aconteceria também em 1939, 1941 e 1943. O tetracampeonato fez com que o time começasse a ser notado. Entretanto, a década de 50 trouxe apenas um título estadual, em 1951, desanimando a torcida que começava a se acostumar a rotina de ser campeão. Somente em 1963, viria um novo título. Achei uma foto do time (a foto é do blog: http://www.flogao.com.br/jogadorneguinho ):

E se a década de 70 também seria escassa de títulos, ao menos trouxe uma grande alegria em 1979, quando o MAC participou do Campeonato Brasileiro, terminando na 26º posição à frente de clubes como Fluminense, Bahia e Botafogo. Entretanto, em 1971, o time foi rebaixado para a segunda divisão. O clube nunca mais participaria da elite do futebol brasileiro novamente. O rebaixamento marcaria o início da má fase do time, que não conquistaria nenhum título estadual. Time de 1985 Mas os anos 90 chegaram e o MAC voltou a brilhar. Logo de cara um tricampeonato em 1993, 94 e 95, superando os rivais Sampaio Corrêa e Moto Clube, além de vencer também o torneio de 1999. Quase 10 anos depois, o Maranhão levou a taça o Campeonato Maranhense de 2007.

Vale citar a participação, no ano 2000, na Copa Norte, onde o MAC chegou até a final, perdendo o título para o São Raimundo. Esse ano o time conquistou o vice campeonato estadual com o time:

 O hino do time tem uma pegada no reggae, ouça aí:

O MAC manda os grandes jogos no Estádio Governador João Castelo, o “Castelão”, que pertence ao governo estadual do Maranhão.

Além disso, manda os jogos de menor porte no Estádio Municipal Nhozinho Santos.

Já estivemos lá, confira aqui como foi a visita ao Nhozinho Santos e aqui como foi a visita ao Castelão.

O MAC tem como mascote um bode, mas não um bode qualquer, trata-se do bode Gregório (homenagem ao Gregório, dono do bar onde o time e torcida se reuniam no início).

O site oficial do time é www.maranhaoatleticoclube.com.br .

Apoie o time da sua cidade!

]]>

12 comentários em “115- Camisa do Maranhão Atlético Clube”

  1. A camisa que tu compraste não é bonita (hahaha), mas as mais antigas, das fotos, são.

    Eu diria que é a Sampdoria do Nordeste!

    Belo clube, aliás, o Maranhão possui clubes bastante interessantes.

  2. Parabéns pelo site e pelo post, sempre resgatando o verdadeiro futebol brasileiro.

    O MAC é o único time do Nordeste Vice Campeão da Copa Norte!

    O Hino é na voz de Zeca Baleiro.

    Abraço!

  3. caraca, fiquei emocionado, o vídeo que colocaste é meu, eu que fiz e com certeza a camisa do macão é muito linda, e sria realmente a sampdoria do futebol brasileiro

  4. e outra o hino oficial na verdade não é cantada pelo zeca baleiro, houve muita perdas de materiais históricos do clube, mas graças ao bom e velho rádio, o hino foi salvo pois eles, o rádio possuem os hinos oficias de todos os clubes maranhenses desde sua criação, acho que não é divulgado por algum acordo entre rádio e clube por isso não há downloads etc… nem no site mesmo se encontra.
    pena , mas vocês que não são daqui vão ter que viajar pra escutar a versão original heheheh
    mas não se preocupem um dia tenho a esperança de ter o hino no meu celular e postarei na net rsrs

  5. Gostei muito do post. sou torcedor do MAC, e respondendo a pergunta acima. a atual camisa do MAC modelo 2012/2013 em São Luís custa R$ 112

  6. Sou torcedor do MAC desde o nascimento, pois, também sou nascido aos 24 de setembro. Quero receber notícias do glorioso Bode Gregório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *