119- Camisa da Matonense

119ª camisa da nosa coleção é novamente do nosso rico interior paulista, mais precisamente da cidade de Matão.

O time que defende as cores da cidade é a Sociedade Esportiva Matonense, e este é seu distintivo: A Matonense foi fundada em 1976, sendo a sequência da Sociedade Esportiva Bambozzi, time patrocinado pela indústria Bambozzi. Campeão amador do estado, de 1975, o time da Bambozzi conseguia o direito de participar da Terceira Divisão do campeonato paulista, o que não era do interesse da empresa (aprenda desde já, empresas gostam de dinheiro, não de esportes). Assim, uma série de esforços foram desenvolvidos entre a comunidade local para utilizar a vaga com um time que representasse a cidade. Nascia em 1976, a Sociedade Esportiva Matonense, com as cores da cidade (azul e branco). Aqui, o time de 1978, que começava a mostrar sua força para o interior: Na década de 80, o time sagrou-se campeão do Grupo E da 3ª Divisão, em 1987: Os anos 90 começaram bem. O time consegue logo em 1990, subir para a Segunda Divisão (atual A2), com o elenco abaixo: Entretanto, o futebol paulista passou por uma reorganização das fórmulas de disputas e a equipe acaba voltando para a Quarta Divisão (atual Série B), tendo que passo a passo reconquistar seu lugar. Em 1995, sagrou-se campeão da Série B-1, com o time abaixo: Surgia nesse ano, sua Torcida Organizada, a Garra Azul.

 

No ano seguinte (1996), foi a vez de conquistar a Série A-3, em uma final frente a mais de 40 mil torcedores do Corinthians de Prudente.

Esse foi o time que levou a Matonense à série A2:

O time crescia, o público também, foram necessárias reformas e ampliação do Estádio Hudson Buck Ferreira. Aliás, estivemos por lá, veja aqui como foi.

Aqui temos um pequeno registro em filme, do Estádio:

Em 1997 veio o acesso à primeira divisão. O time entrava para a história e virava mania entre os moradores de Matão.

O fato inédito foi tão expressivo que, ao chegar na divisão de elite do futebol paulista, virou notícia em vários veículos da mídia nacional.

Acompanhei vários jogos da Matonense, em 1997, já que o meu Santo André estava na disputa do acesso. Vale lembrar que o técnico que garantiu esse acesso foi Ferreira! Esse, o time de 1998: Aqui o time de 1999: O time de 2000, que ainda se segurava na primeira divisão. Infelizmente, em 2002, o time sofreu o rebaixamento para a série A2. A torcida manteve o apoio e em 2003, o time quase voltou, mas em 2005, foi a vez de cair para a A3, com o time: No ano seguinte, o time decepciona e vai para a última divisão do estado. Era o fim de um período mágico para o time da cidade de Matão. Atualmente, o clube encontra-se numa situação bastante dificil, sem a certeza da disputa da Série B (Quarta Divisão) de 2012. O mascote de um time que teve tantos vôos, só podia ser a águia!

O site oficial do time: www.matonense.esp.br

Apoie o time da sua cidade!

]]>

6 comentários em “119- Camisa da Matonense”

  1. Parabéns pela matéria estamos torçendo p q a Matonense volte um dia o luga q mereçe

    TORCIDA GARRA AZUL – 16 ANOS DEAMOR A MATONENSE

  2. Putz, e pensar que fui ver Matonense 4-2 Santo André, em Matão — faz um tempão… O Ramalhão deu um baile nos caras no Brunão (lembro de um golaço do Alexandre, um chute em diagonal de fora da área), mas nas últimas rodadas o time desandou e não subiu.

  3. O ano de 2012 vai ganhar um jogador ilustre .. e eu espero que ele ajude muito o time do Matonense a chegar na primeira divisão .. Mauricio Junior .. mais uma estrela pra brilhar em MATAO

  4. A Matonense estará de volta ao topo, pois no ano de 2013 com o grupo gam ( grupo de apoio a matonense) , formasdos por empresas de Matão, pagaram todas as dividas com a fpf e montaram um elenco forte…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *