153- Camisa do Guangzhou Evergrande F.C.

A 153a camisa da coleção deste blog vem do outro lado do mundo, da terra que tem revolucionado (não sei se para bom ou para mal) os tempos contemporâneos. Trata-se da camisa do Guangzhou Evergrande Football Club (ou simplesmente 广州恒大足球俱乐部 se você preferir).

O time defende o futebol da cidade de Cantão, na China.

O time nasceu em 1953 com o nome apenas de Guangzhou F.C. , o atual nome veio quando a Evergrande Real Estate Group adquiriu o time e passou a fazer contratações milionárias, como a do argentino Darío Leonardo Conca, na busca por transformar o time no “Chelsea Asiático”.

Seu principal rival é o Shanghaï Shenhua.

O time entrou pra história ao tornar-se o primeiro clube de futebol profissional na China, em 1993. Mesmo antes do profissionalismo, o Guangzhou venceu a segunda divisão da liga chinesa por 5 vezes, em 1956, 1958, 1981, 2007 e 2010. Em 1991, chegou à final da China FA Cup. Pela primeira divisão, o time chegou ao vice campeonato em 1992 e 1994. Em 2007, ganhou pela primeira vez, a China League One. Entretanto, em 2010, foi rebaixado para a “League One” por participar de uma manobra de manipulação de resultados. E foi nesse cenário, que a Evergrande Real Estate Group assumiu o clube. Um dos craques do time, e ídolo da torcida é o brasileiro Muriqui. Em 2011, o time voltou para a primeira divisão, conquistando o título da liga. Em 2012, Guangzhou Evergrande venceu o campeonato pela segunda vez consecutiva e ainda levou a Chinese FA Super Cup, no mesmo ano, consagrando se como principal equipe chinesa.

É com esse ânimo de campeão que o time inicia o ano de 2013 em busca de novas conqusitas!

Manda seus jogos no Estádio Tianhe com capacidade para mais de 60 mil torcedores. 

E pra quem acha que chinês não curte futebol, olha aí a torcida dos caras!

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!

]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *