Após conhecermos os estádios de Lençóis Paulista, Agudos, Gália, Garça, Vera Cruz, Oriente, Quintana, Osvaldo Cruz, Rinópolis, Lucélia, Adamantina, Flórida Paulista, Pacaembu e Junqueirópolis, além de dois jogos da Bezinha (4ª divisão paulista) em Andradina e em Tupã a 15ª parte deste rolê nos leva a Irapuru!
Em maio de 2018, Irapuru completou 70 anos!
Mais uma cidade tranquila, onde vivem pouco mais de 8 mil pessoas.
Uma cidade onde as pessoas ainda gostam de se cumprimentar, mesmo que nunca tenham se visto, como eu e o amigão aí!
Bom, mas melhor nos apressarmos, o sol já começa a se por e temos pouco tempo para conhecer os estádios!
O nosso objetivo em Irapuru era conhecer e registrar o Estádio Municipal Pedro Leite Ribeiro!
Era aqui que o time local, a Associação Atlética Irapuru mandou seus jogos, em sua aventura pelo campeonato paulista da 4a divisão em 1965.
A AA Irapuru foi fundada em janeiro de 1953, mas permaneceu disputando competições amadoras por 12 anos. Encontrei algumas fotos do time na fanpage Memórias de Irapuru.
Essa foi enviada pela filha de um dos que estão na foto: Reynaldo Rodrigues Pereira, o terceiro agachado da esquerda para a direita. Muito obrigado a Maria Cristina, sua filha.
De volta ao presente, aqui estamos no Estádio Municipal Pedro Leite Ribeiro.
E lá vamos nós!
Segundo a placa, passou por melhorias em 1996.
Mas, a cara externa do estádio não combina muito com reforma…
E que tal darmos uma olhada lá dentro?
É…
Tem história, tem uma enorme importância para o futebol, mas… parece que as últimas gestões não achavam isso…
Não que o mais importante, o campo em si, estivesse em mal estado.
Está apenas seco, e isso vimos na grande maioria dos estádios que visitamos pela alta paulista.
Mas o que chamou a atenção pelo mal estado foi a magnífica arquibancada coberta, toda feita em madeira.
Infelizmente estão em condições bem precárias, fazendo um barulho com o vento que lembra até cenário de filme de terror.
Ainda assim, a arquibancada é linda, cheia de detalhes, que a torna única. Linda.
E o lugar tem uma energia diferente, sério… Meio mágico!
Lembra um pouco o estádio do Lira Serrano de Paranapiacaba. Pequeno, mas charmoso. Não vou gastar energia criticando a política local, porque não tenho nenhum conhecimento sobre as prioridades da prefeitura de Irapuru. Mas… Claro que ficamos imaginando que as condições do estádio poderiam ser melhores, pra podermos sonhar com a volta do futebol profissional.
Enfim, mesmo assim, nos sentimos honrados em poder registrar mais este templo do futebol paulista. Agora, é hora de nos despedir do Estádio Municipal Pedro Leite Ribeiro e seguir em nossa viagem.
Olá,
Acompanhando esses roles pelo interior sempre fico me questionando qual o uso atual de estádios como esse, tem ideia?
Tem aqueles que na própria matéria você mostra que algum time ainda usa, seja ele infantil, profissional ou amador e tem estádios como esse dessa matéria. O meu questionamento se dá pelo estado do gramado, porque como falado na matéria, está com uma condição até boa, dado o estado da arquibancada e tal.
Será que tem jogo de moradores ou times amadores? Não entendo como funciona a administração de um estádio municipal assim.
Pergunta de leigo mesmo 😀
Davi, normalmente usa-se pelo futebol amador da região. Sendo um equipamento municipal, a prefeitura é a responsável pela gestão e manutenção do estádio.
Salve Noznica Penessor!
Também visitamos essa cidade nos anos 70, qdo um outro tio, gerente do Banco Mercantil, acho que era esse o banco, foi transferido para Irapuru. Ficou uns três anos na cidade.
Qdo estávamos na cidade ocorreu um fato sul real! Me cobre qdo nos encontrarmos nos jogos do Ramalhão. Não posso postar por envolver cidadãos que possam ainda morar na cidade, hehehe.
kkkkk ok!
Abraço