O Estádio Editon Oliveira e o futebol em Nossa Sra. da Glória (SE)

No final de 2023 e início de 2024 tivemos a oportunidade de conhecer um pouco do estado do Sergipe.

Estivemos na capital e no litoral, mas também fizemos um rolê pelo sertão sergipano e assim visitamos algumas cidades incríveis e seus estádios.

Recentemente, dividimos o rolê por Itabaiana e o Estádio Etelvino Mendonça (veja aqui como foi).

Nossa Senhora da Glória é conhecida pelos moradores e pelo povo sergipano como “Glória”, sendo o município mais populoso do sertão sergipano.

Vale reforçar que quando os europeus chegaram ao território brasileiro encontraram diversos povos que já viviam por aqui há milhares (sim, milhares) de anos.
As terras do Sergipe eram habitadas por povos como os Tupinambás e os Caetés.
Atualmente, o povo Xocó ainda permanece em diversos territórios.

A povoação surgiu por servir de parada aos que se dirigiam ao sertão, principalmente à cidade de Cotinguiba, popularizando a expressão “dormir na boca da mata” e dando nome à povoação de “Boca da Mata“.
Foi se desenvolvendo uma economia pastoril, que acabou com a mata que dava nome e cobria o solo daquela região, e também surgiram plantações de mandioca, milho, feijão e algodão.
Em 1922, a lei nº 835 constituiu o povoado “Boca da Mata” e em 1928, deu-se a Emancipação Política do município. O nome Nossa Senhora da Glória refere-se à santa homônima, consagrada pelo pelos religiosos do lugar.
Atualmente, cerca de 41 mil pessoas vivem em Glória e tem uma galera que curte rock, dando origem ao Festival Rock Sertão, que em 2023, teve como participante os punks do Ratos de Porão!

Falando do futebol, além de diversos times amadores, a cidade conta com uma equipe disputando os Campeonatos Profissionais: a Associação Desportiva Atlético Gloriense, time fundado no dia 14 de janeiro de 2008, como mostra seu distintivo original:

O time estreou na série A2 do Campeonato Sergipano de 2008, e em seu primeiro ano terminou na 4ª colocação. Em 2009 e 2010, terminou em 5º e em 2011, em 6º.
Em 2012, se licencia do profissionalismo e retorna apenas em 2019, agora com um novo distintivo.

Em 2019, termina em 3º lugar não obtendo o acesso, que vem no ano seguinte.
Esse foi o time vice campeão da A2 de 2020 que levou o Atlético Gloriense à primeira divisão:

Em 2021, terminou sua primeira competição na elite do estadual em 7° colocado.
E em 2022 e 23, termina na sexta posição.
Chegamos em 2024, para finalmente conhecer a casa do AD Atlético Gloriense: o Estádio Municipal Editon Oliveira da Silva.

Grata surpresa ao adentrar no Estádio Municipal, pois ainda que o mesmo tenha uma pequena capacidade de público (suas arquibancadas comportam cerca de 2 mil torcedores), ele está muito bem cuidado!

Olha a arquibancada:

Estando na arquibancada, vemos aqui, o gol da direita:

O gol da esquerda:

O meio campo:

O Estádio possui sistema de iluminação, permitindo jogos noturnos!

E olha o gol!!!

A cidade foge do modelo tradicional de quem pensa em sertão, porque tem altas altitudes, baixas temperaturas (no inverno chega numa mínima de 11º) e no dia da nossa visita, estava com o céu até bem carregado!

O banco de reservas:

Ali atrás se desdobram os lances de arquibancada, por toda lateral do campo:

Assim, mais uma missão cumprida!

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *