Em 2014, tivemos uma oportunidade incrível de passar uma virada de ano, em Colônia, na Alemanha!
Colônia é uma cidade super antiga, conhecida pela sua Catedral de estilo gótico, construída a partir de 1248, sendo hoje a quinta igreja mais alta do mundo e patrimônio da humanidade desde 1996.
Ali atrás da catedral passa o rio Reno, que percorre a Europa por mais de 1.233 km de sul a norte, até desaguar no mar do Norte, chegando ao Oceano Atlântico. O rio faz parte da história da humanidade desde sempre.
Durante a noite de reveillon os alemães ficam meio loucos e declaram uma espécie de guerra, tendo como armas garrafas e fogos de artifício, que são atirados na catedral, nos barcos que estão parados no rio Reno e entre eles, levando dezenas de pessoas aos hospitais.
Outro ponto curioso desse rolê é que eles tem uma igreja dedicada a Santo André e fomos visitá-la:
Depois de participar das festividades de fim de ano, fomos conhecer e registrar um pouco do futebol local visitando o estádio local, o “Rheinenergie-Stadion“.
O Rheinenergie-Stadion (que nome hein…) é a casa do 1. Fussball-Club Köln mais conhecido como 1. FC Köln, ao qual chamamos aqui no Brasil, simplesmente de Colônia.
O time foi fundado em 13 de fevereiro de 1948 e nasceu da fusão dos clubes: Köln BC 01 e SpVgg Sülz 07 e foi campeão alemão três vezes, e quatro vezes da Copa da Alemanha.
Em 1986, o FC Köln foi vice-campeão da Copa da UEFA em 1986.
A cultura ultras parece bem presente nos arredores do estádio pelos adesivos que encontramos:
O FC Köln é membro fundador da Bundesliga e primeiro campeão, na temporada 1963-64.
Seu maior rival é o Borussia Mönchengladbach.
Esse estádio foi inaugurado em 1923, na época sob o nome de Müngersdorfer Stadion.
O RheinEnergieStadion é uma dessas grandes arena, e infelizmente estava tudo fechado, impossibilitando nossa entrada.
Quem sabe um dia a gente cola no estádio pra pegar um jogo?