4- Camisa da Tuna Luso

A 4a camisa do blog veio com o grande amigo “Guilhermão”, que foi até o Pará, visitar a terra natal de sua esposa e me trouxe de presente (tudo bem que tive que pagar… hehehe). Aliás, ele também me conseguiu a camisa do SER Juventude de Primavera do Leste-MS. Valeu, Gui!

O time dono da bela camisa é o Tuna Luso, considerado a terceira força do futebol paraense.

Já é um clube centenário, fundado em 1903, por caxeiros portugueses, com objetivo de divulgar e eternizar a cultura portuguesa, principalmente a música (Tuna era o nome que os agrupamentos estudantis recebiam, e estavam sempre ligados a produção artística, principalmente a música e poesia).

O uniforme tem como característica marcante do uniforme a faixa que divide a camisa na diagonal (como a do Vasco, da Ponte, entre outros), e o uniforme for o branco, a faixa é verde, e vice-e-versa.

Campeões da série B do brasileirão em 1985, numa inesquecível festa para sua torcida!

Em 1992, novo título, desta vez da série C (onde o filho chora e a mãe não ouve).

O Tuna Luso já levantou 10 vezes a taça estadual, mas segue sem ser campeã Paraense, desde 1988, sendo que em 2007, chegou ao vice campeonato.

Seu estádio é o Francisco Vasques, conhecido como “Souza”, com capacidade para 5.000 cruz-maltinos (como são chamados seus torcedores). Entretanto é comum disputar partidas no Estádio Olímpico do Pará, onde cabem 46.000 pessoas.

Sua torcida exerce um apoio forte não só no campo, mas também fora dele, prova disso são os sites http://atat-pa.blogspot.com/ e http://www.tunaluso.net/ ambos desenvolvidos por torcedores para divulgar o clube, já que o site oficial segue em construção até o momento.

Seu mascote é a águia, e uma de suas representações que vi, foi feita pelo grande ilustrador Juarez Corrêa, responsável por vários mascotes do Brasil.

Pra finalizar, que tal chorar um pouco com a torcida da Tuna Luso?

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

Salvar

6 Respostas to “4- Camisa da Tuna Luso”

  1. Punk Canibal disse:

    Nada disso, a camisa foi de graça!
    Agora a do Juventude de Primavera do Leste, sei não…

  2. Afonso disse:

    Show de bola seu post! Fez o dever de casa direitinho, fiquei feliz de saber que alguem sabe por ai que ainda existimos!

    Parabéns pelo site!

  3. Italo disse:

    Caro amigo, estou apaixonado nessa. Sou torcedor da Tuna e coleciono camisas. Você teria interesse em troca/venda dessa?? Pode entrar em contato comigo no e-mail: souzaitalosouza@hotmail.com. Saudações! Aguardo resposta!


Deixe um comentário

*