18- Camisa da seleção da Croácia

final-de-semana-221

A 18ª camisa da coleção é super especial pra mim é da Seleção da Croácia.

Antes de mais nada, vale lembrar que meu avô (Brunoslav Noznica, o “Peruca“, da Vila Alice) chegou ao Brasil como imigrante Iugoslavo, mas a cidade de onde vem sua família  (Antunovac) fica na atual Croácia, o que nos conecta de certa maneira ao país.

A Seleção de Futebol da Croácia surgiu em 1990, mas só em 1992 tornou-se membro da FIFA, depois de conseguir a independência da antiga Iugoslávia.
Se quiser conhecer o hino do país, clique ali-> aqui
Pra quem nunca entendeu a questão da separação Iuguslávia, sugiro um bom livro chamado “Gorazde – Área de Segurança”, é em quadrinhos, super fácil de ler, mesmo com um tema tão pesado:

gorazde1

O nascimento do futebol na Croácia, segue mais ou menos a mesma cronologia do futebol brasileiro, nascendo no início do século XX.
Boa parte dos grandes jogadores Iugoslavos eram da região da Croácia, o que ajudou a seleção a subir rapidamente no ranking da FIFA e ganhar a admiração de torcedores no mundo todo, criando uma relação especial com o Brasil. Olha que legal essa faixa na torcida de 1974, em partida contra a seleção brasileira.

Jogaram as Copas de 1998 (onde foram 3º colocados, graças a força do elenco, que contava com Robert Prosinecki, Zvonimir Boban e Davor Suker, entre outros), 2002 e 2006 e seguem firme para a de 2010.

Time de 1998
Time de 1998

Recentemente, tivemos um brasileiro jogando por lá, o atacante Eduardo da Silva.

croatas

Segundo um amigo que esteve na Áustria durante um jogo, o chamado “torcedor comum” da Croácia é boa gente, cervejeiro e divertido.
Olha a festa aí embaixo:

klagenfurt-croacia-videos-017

O site da Confederação Croata de Futebol é http://www.hns-cff.hr/.
Adoro essa camisa, principalmente porque estampei meu nome (Noznica) atrás e muita gente me pergunta “É de alguém da sua família??”
E eu invento uma história sobre um primo distante que chegou à seleção anos atrás…. hehehehe

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

5 comentários em “18- Camisa da seleção da Croácia”

  1. Caro, muito legal seu blog, bem feito, completo. Te convido a conhecer e a colaborar com o OleOle que é uma comunidade internacional de boleiros e blogueiros. Dê uma passada e quem sabe divulgue seus posts por lá também. abs Mautex

  2. Tá afim de uma camiseta do glorioso Grêmio Catanduvense (www.catanduvense.com.br)? O legal é que a atual tem 9 patrocinadores (10 com a marca da camisa). 50 reais e entrego pelo seu irmão. Abraços!

  3. Na Copa de 2006,o técnico da Croácia chamou seu filho para a Copa.O técnico se chamava Zlatko Kranjcar e o filho,o novo craque Nico Kranjcar.Mas na Croácia já jogaram irmãos,o mais velho Niko Kovac e o mais novo Robert Kovac,um meia e o outro zagueiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *