81- Camisa do Ipatinga

A 81ª camisa da coleção vem do Estado de Minas Gerais, da cidade de Ipatinga. Ipatinga é uma cidade relativamente próxima de Belo Horizonte, e é comum que Atlético Mineiro e Cruzeiro mandem seus jogos no Estádio da cidade, o Ipatingão, quarto maior estádio de Minas Gerais. Com uma cidade acostumada a vivenciar o dia a dia do futebol e com um estádio desses, era questão de tempo até um clube surgir para defender as cores da cidade. É assim que surge o Ipatinga Futebol Clube.

O projeto Ipatinga Futebol Clube nasceu pela iniciativa de Itair Machado, ex jogador do Atlético e Cruzeiro, que até então vinha atuando no Social F.C., da cidade de Coronel Fabriciano, também do Vale do Aço. A data de fundação do clube é considerada 21 de maio de 1998, quando a Federação Mineira concedeu ao Novo Cruzeiro Futebol Clube o registro de clube profissional, passando a se chamar Ipatinga Futebol Clube. O sucesso apareceu rápido. Já em 2005, conquistava o título de Campeão Mineiro, com boa parte do time emprestado do Cruzeiro. O time campeão: No ano seguinte, perdeu o título para o Cruzeiro, no mata-mata final, ficando com o vice-campeonato por diferença de um gol. Ainda em 2006, o Ipatinga participou da Copa do Brasil, sendo eliminado nas semifinais da competição, pelo Flamengo, que seria o campeão. [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=eYwbYRoo6lI&NR=1] Mas o ano ainda não se acabara e o Ipatinga ficaria em terceiro lugar no Brasileiro da Série C, subindo para a Série B. [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=acsJCbWo7B8] E parecia que o Ipatinga estava mesmo predestinado ao sucesso, otime nem esquentou na série B e já no seu primeiro ano conseguiu o acesso à Série A, com um vice-campeonato, para a festa da torcida: [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=KkJni996rnU&feature=related] Mas, a festa teve uma parada em 2008. Já no Campeonato Mineiro, a primeira má notícia. Inacreditável, mas o time que vinha como sensação dos anos anteriores acabou rebaixado. Pra piorar, em sua estréia na Série A o Ipatinga também acabou caindo para a série B, mesmo com jogadores brigadores, como Pablo Escobar. Em 2009, o clube começa a se reerguer e se sagra campeão do Módulo II do Mineiro, voltando à primeira divisão estadual, entretanto sua participação na Série B é mediana, e não consegue o acesso. Este ano, mais uma evolução. O time voltou a disputar uma final do Campeonato Mineiro, mas perdeu o título para o Atletico Mineiro. O mascote do Ipatinga, escolhido pelos próprios torcedores é o tigre. O time possui várias torcidas, das quais pode se destacar a Raça Jovem, a Independente Ipatinguense e a Orkutigre, entre outras, quefazem a festa no Ipatingão, ou onde for preciso! [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=mq09eIiwPtU&feature=related] O Ipatinga manda seus jogos no Estádio Epaminondas Mendes Brito, também chamado de Ipatingão, com capacidade para cerca de 24.500 pessoas. O site oficial do Ipatinga é o www.ipatingafc.com.br A torcida do Ipatinga faz coro no nosso lema…

Apoie o time da sua cidade!!!

]]>

10 comentários em “81- Camisa do Ipatinga”

  1. Moro em Ipatinga, no bairro Novo Cruzeiro, do qual foi originado o nome do time. Como não poderia deixar de ser, sou torcedor fanático do time.
    Como no hino:
    “Aonde o Ipatinga for, com muito orgulho eu vou.”

    Bom blog. Parabéns.

    (um detalhe: o Ipatingão é o terceiro maior de Minas)

  2. o Ipatinga é um time novo, ja me deu muitas alegrias e tenho certeza que tem muitas por vir.

    da-lhe Tigre!

    ( um detalhe: o Ipatingão é o terceiro maior de Minas)

    27.100 cadeiras

  3. Torço pro tigre desde q sua existencia!
    Ainda é um time jovem, mas q ja nos trouxe muitas
    alegrias e tb decepções, afinal nenhum time sempre ganha! Estarei com o tigre sempre!!!
    E corrigindo, realmente o Ipatingão é o 3° maior estadio de minas e um dos mais modernos do brasil depois da recente reforma desse ano.

  4. gostaria de colocar aqui que não foi apenas o Itair Machado que criou o projeto Ipatinga, pois foi uma parceria entre ele e Gerci Mathias presidente de um clube amador da cidade que deu lugar ao Ipatinga FC.
    alem disso Gercy Mathias foi o Primeiro presidente do clube.

  5. sou ipatinguense e o ipatinga ja me deu muitas alegrias, mesmo sendo um time novo, mais não é um time pequeno, com 10 anos disputou a serie A do brasileiro, mais infelismente foi rebaixado para a serie B, mais isso é só uma questão de tempo para subir de novo…
    da-lhe tigre!

  6. Belo blog, bem informativo, porém com algumas divergências.

    um detalhe: o Ipatingão é o terceiro maior de Minas
    outro detalhe: pelo que sabemos itair sempre foi empresário, e nunca jogador.

      1. Link?

        não tô duvidando, só quero uma confirmação…

        vai ser uma bomba se ele tiver sido do cruzeiro mesmo, explicaria muita coisa…

  7. otima pagina.. so faltou atualizar as fotos do ipatingao… e informar que esse ano foi concretizado a troca do gramado do estadio ( colocou uma das melhores gramas do mundo ) e principalmente falar que o ipatingao esta todo com cadeiras para os torcedores..tem varias fotos do estadio com as cadeiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *