98- Camisa do Votoraty

A 98ª camisa do blog me traz um sentimento especial. Pertence a um clube muito jovem, mas que infelizmente já foi extinto.

Mesmo em sua curta existência, conseguiu mobilizar a torcida da cidade que defendeu, a bela Votorantim, ali pertinho de Sorocaba:

O time dono da camisa é o Votoraty Futebol Clube.

O Votoraty foi fundado em 2005 para que um local tão tradicional e importante na história do futebol brasileiro pudesse ter um time disputando as competições profissionais.

A história do surgimento do futebol no Brasil é bastante diversificada, mas sabe-se que o time do Sport Club Savóia, fundado por italianos no início do século XX, dentro das indústrias texteis da região de Votorantim é um dos primeiros times de futebol do nosso país.

A cidade ainda contou com o Clube Atlético Votorantim (distintivo abaixo) formado pelos operários ingleses e por outros dois times, o Sport Club Germânia e o Sport Club Colonial.

O time foi fundado sob a influência das novas gestões esportivas, por um grupo de empresários da empresa Cascadura.

Nascia o “Tigre de concreto”, o mascote do Votoraty.

Um ano depois, a equipe conseguiu o acesso a série A3 do Campeonato Paulista, com o time abaixo:

Nos dois anos seguintes a equipe bateu na trave e não conseguiu garantir o acesso para a série A2. Tamanho sucesso fez com que o clube fosse adquirido pela holding Manoel Leão S/A, sediada em Ribeirão Preto.

E em 2009, com o caixa cheio, o clube montou um bom elenco, sob o comando do ex atleta Fernando Diniz.

O resultado foi o título de campeão da série A3, com direito ao acesso à série A2.

Ainda em 2009, o time conseguiu surpreender e conquistar também a Copa Paulista, vencendo o Paulista de Jundiaí. Nós estivemos lá, lembra? Veja aqui como foi.

Vale a pena rever os gols do título que deu ao time a possibilidade de participar da Copa do Brasil do ano de 2010.

Em 2010, faltou pouco para o valente time chegar à série A1.

O time encantava a cidade e a torcida aumentava a cada jogo.

Mandava seus jogos no Estádio Domenico Paolo Metidieri, com capacidade para pouco mais de 10 mil torcedores.

Chegava a hora de estreiar numa competição nacional, a Copa do Brasil.

Seu primeiro jogo foi contra o Treze-PB e um 4×0, em Votorantim mostrou que o Tigre não entrou pra brincadeira. No jogo de volta, mesmo perdendo por 2×1 garantiu sua classificação para a segunda fase.

O jogo seguinte seria contra nada mais nada menos que o Grêmio.

O primeiro jogo foi sem dúvidas uma das partidas mais emocionantes que já fui. Não só pelo jogo em si, onde o Votoraty engrossou e vendeu caro uma derrota por 1×0, perdendo várias chances de empatar a partida.

Mas mais do que o jogo em si, a cidade parou… Se mobilizou, fez surgir um orgulho em se viver em Votorantim, veio gente das cidades vizinhas, enfim… Foi o momento mágico do estádio.

Nós também estivemos lá, nesse jogo especial, confira aqui.

Infelizmente, o time foi eliminado no segundo jogo, no Olímpico ao perder por 3×0.

Esse seria o último jogo da história grená.

Em abril de 2010, o Votoraty se mudou para a cidade de Ribeirão Preto passando a se chamar Ribeirão Futebol Clube, acabando com o nome Votoraty e com a alegria dapopulação de Votorantim, carente de um time desde então.

O Comercial ainda entraria para o mesmo grupo, ficando com a vaga da equipe na série A2 (o queabriu uma quinta vaga para s equipes da série B deste ano, preenchida pela Santacruzense).

Aparentemente a saída se deu por falta de incentivo da Prefeitura.

A torcida tentou reagir, mas não havia mais o que fazer.

Em 2011, a cidade de Votorantim não terá uma equipe em nenhuma divisão do futebol paulista.

E isso pode acontecer com você, como já aconteceu com tantos times (o mais recente, com o Guaratinguetá).

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!

Você é dono das suas ruas, do seu time, tome o poder!

2 Respostas to “98- Camisa do Votoraty”

  1. É. Essa atual situação “cigana” de alguns clubes está preocupando. E a corda sempre “rompe” para o lado de quem nestes casos ?
    Para o torcedor, que se anima, volta aos estádios, começa à torcer para o time local, prestigia… e sem mais nem menos, um dia… O time vai embora, some para outra cidade, deixando seus órfãos… Bem citado, amigo Mau, o Guará está neste processo, e acho que o próprio Grêmio Prudente, que já havia feito uma vez, pode recorrer ( segundo boatos e notícias que correm na web ) à “cigania” e ir para Maringá ( Acredita? )… Mudar de UF agora… Não sei mais o que pensar… Mas, uma pequena nota… Está perto da camisa 100 no blog, hein ?

  2. […] até minha camisa do Votoraty pra […]


Deixe um comentário

*