110- Camisa do Rio Branco de Andradas
A 110ª camisa apresentada no blog vem de Minas Gerais e infelizmente é de mais uma equipe que não suportou sobreviver ao futebol moderno.
Trata-se do Rio Branco de Andradas!
E não estou falando de um time jovem, o Rio Branco foi fundado em 1948, por atletas do Esporte Clube Andradense que, insatisfeitos em não ter acesso à sede social do clube, decidiram criar um novo time.
Nascia o Rio Branco FC, o “Azulão da Mantiqueira“.
O primeiro uniforme, comprados pelos próprios atletas, era uma camisa branca, com uma faixa transversal, azul-escuro.
Ainda em 1948, no campo da Vila Caldas, o atual Estádio Municipal Juscelino Kubitschek, o “Parque do Azulão, estreia contra o time de Gramínea, vencendo por 4 x 2.
O time que disputou a histórica partida foi esse:
Desde muito cedo o time soube desenvolver não só o futebol, mas uma série de ações sociais, transformado-se em um clube com forte ligação com o público local.
A partir de 1986, começa sua vida no futebol profissional e já no seu primeiro ano, conquista o vice campeonato da segunda divisão do Campeonato Mineiro, garantindo vaga para a primeirona do ano seguinte, com a equipe abaixo:
Em 1990 o Rio Branco conquistou a quarta colocação, ficando com o título oficial de campeão do interior e assim disputando a série B do Brasileiro.
Encontrei algumas fotos do time, mas não sei as datas exatas de cada um, se você puder ajudar…
Em 1992, novamente ficou entre os quatro e graças à essa campanha, obteve o direito de disputar o Campeonato Brasileiro da Série C de 1993, como fez em 1989, 1990, 1998 e 2003.
Em 1994, com a divisão do Campeonato Mineiro da Primeira Divisão em dois módulos, o Rio Branco disputou o Módulo II, conquistando o título e voltando à divisão mais importante de Minas Gerais.
Ainda neste ano, realizou excursão pela Espanha, enfrentando como Atlético de Madrid B, Marbella, Gimnastic Tarragona, Rayo Vallecano e Linares entre outras.
Infelizmente, em 1997, acaba com o departamento de futebol, pondo fim aos sonhos da torcida, acostumada ao longo período de profissionalismo.
Em 1998, anda retornou ao profissionalismo, conquistando o bicampeonato do Módulo II, com o time:
Em 2000, disputou a Taça SP de Futebol Juniores.
O time que disputou o mineiro de 2003:
Em 2004, novamente cai para o módulo II, conquistando novamente o acesso, em 2006.
Em 2007, Neneca (atualmente no Santo André) era o goleiro, achei uma foto desse time no site jogos perdidos:
Em 2009, parecia ser mais um ano brilhante, o time chega até as semifinais, ficnado entre os 4 primeiros, e novamente levando o título de campeão do interior.
Essa foi a ultima participação do time, até então no profissionalismo. Uma pena…
O mascote do time é o Azulão.
O tima manda seus jogo no Estádio Parque do Azulão, com capacidade de nove mil torcedores e ótima estrutura.
A torcida do Rio Branco sempre compareceu em apoio ao time!
É triste saber, que sem um clube na cidade, provavelmente a população acabe optando por um dos chamados “grande clubes” contribuindo ainda mais para a manutenção da hegemonia de alguns poucos clubes no Brasil…
é triste saber que o time acabou,mesmo! contudo,tem cidade que tem representante no profissional,mas a população acaba optandop pelo grandes,mesmo assim.
http://escudosumapaixao.blogspot.com
quando puder,volte a falar do futebol em cidades pequenas do brasil. acho sensacional aqueles topicos.
e muito triste saber que o rio branco de andradas acabou, por que eu queria ve-lo jogar ao menos uma partida
Cara, sensacional seu blog, olha so certas fotos nem eu tinha conhecimento afinal moro em Andradas e elas so me fazem relembrar os momentos bons que o Azulão no deu nestes anos todos.
Parabens Punk do ABC.
EXCELENTE MATÉRIA…..E O PIOR AS CHANCES DE RETORNOS SÃO NULAS, QUE FOTOS SHOW DE BOLA HISTÓRICAS E RELEMBRAM OS MELHORES MOMENTOS VIVIDOS PELA POPULAÇÃO ANDRADENSE.
concordo com vc Gui, quantos jogos juntos hein. invadindo poços de Caldas pra bater na caldense. epoca boa… uma pena
É muito triste saber que o rio branco de andradas acabou por eu joguei là
É triste sim, Eduardo.
Morre um pedaço da cultura da cidade…
Realmente é muito triste, moro em Santo André, torço pelo Ramalhão mas tenho grande carinho pelo Rio Branco pelo fato de meu pai ser Andradense e boa parte da família residir em Andradas, sinto isso na pele, meu tio mesmo acompanhava até os treinos do time, e hoje sente muita falta dessa rotina que só o futebol nos trás!
Temos um grande exemplo aqui em São Paulo de reconstrução, do Grêmio Novorizontino, espero que o Rio Branco volte o mais breve possível ao futebol profissional!!
E quero aqui destacar o compromisso que a ISACA (Industria de ceramica Andradense) sempre teve com o azulão!
Você ainda tem está camisa? Queria muito comprá-la, infelizmente a meses tento encontrar uma do rio branco e não consigo…
caso queira vender meu contato
35 999745888
Olá Gabriel!
Não tenho interesse em vendê-la, mas vc pode adquirir uma no Mercado Livre, veja link abaixo:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2655722132-camisa-futebol-rio-branco-andradas-mg-umbro-usada-jogo-3227-_JM?searchVariation=174561998455#searchVariation=174561998455&position=2&search_layout=stack&type=item&tracking_id=1c6d7da0-2019-44bf-a827-2c01382aa1d2
Infelizmente tem coisas que não deveria acabar, mais longe de nós saber realmente o motivo, não deveria ter tirado a única atração profissional esportiva de Andradas, o que não conseguimos intender é que muitas cidades com clubes menores disputando até 3 divisão se mantém até hoje .
Pois é Nilton…. Eu não consigo entender também… Sei que o futebol hoje em dia é caro, mas uma cidade como Andradas tem que reunir poder público
= iniciativa provada + população e juntos trazerem o time de volta…
Abraços