Cock Sparrer – Rock pra se ouvir nas arquibancadas!!!

Fora do Brasil a ligação do futebol com o Rock é muito forte.

Aqui, ainda somos uns poucos gatos pingados gritando pelas arquibancadas, mas como tem crescido o número de torcedores que curtem um som e está chegando a hora do primeiro show no Brasil, fizemos uma rápida entrevista com o pessoal do Cock Sparrer!

Pra quem nunca ouviu falar da banda, o Cock Sparrer nasceu em Londres, ainda no começo dos anos 70.

O que mais caracteriza a banda são as letras relacionadas ao cotidiano da classe trabalhadora e um som com uma pegada bem característica do Oi! (é um punk rock, menos gritado e mais cadenciado).

Em 1982, gravaram o clássico “Shock Troops”, se você quiser conhecer a banda, comece por aí.

Mas essas e outras informações você encontra fácil pela internet (o site deles é www.sparrer.fsworld.co.uk), vamos às nossas perguntas:

1 – Para que time o pessoal da banda torce?

Colin (vocal), Burge (baixista) e Will (roadie) são torcedores do West Ham, o baterista Steve Bruce é torcedor do rival Millwall, o guitarrista Micky Beaufoy torce pro Arsenal e o outro guitarra Daryl pro Watford.

2 – O que vocês sabem sobre a cena punk/Oi! brasileira?

É nossa primeira vez no Brasil. Nós esperamos fazer novos amigos, pegar alguns cds e assim conhecer um pouco mais sobre a cena brasileira.

3 – O que vocês sabem sobre o futebol brasileiro? Quais times vocês conhecem?

O futebol dos clubes brasileiros não tem uma boa cobertura pela mídia, no Reino Unido, infelizmente, não conseguimos ver a maior parte dos jogos. Mas sabemos de alguns. Obviamente, o Corinthians por causa da relação com o Tevez, mas também ouvimos falar de Palmeiras, São Paulo, Santos e alguns outros. Eu acho que para nós, no Reino Unido nós associamos o futebol brasileiro mais com a seleção nacional, que todos nós admiramos nas Copas do Mundo. Nós não estaremos no Brasil por muito tempo, mas adoraríamos voltar e ir a um jogo.

4 – O que vocês achamda relação entre futebol e rock? São expressões culturais que deveriam estar mais próximas? (no Brasil, o futebol é mais ligado ao samba)

No Reino Unio, sempre houve umaconexão entre o Rock n Roll e o futebol.
A maior parte da molecada cresceu nas ruas tentando entrar para a música, o futebol ou o crime. Ou seja, sempre houve uma conexão.

5- Vocês usam o futebol como tema das músicas?

Mesmo as nossas músicas que não são sobre futebol tem um “coro” que soa como eles são cantadas nas arquibancadas! No passado, tivemos canções que têm temas de futebol. Nós fizemos um cover de “BACK HOME” (ouça aqui), que foi tema da seleção da Inglaterra no Mundial de 1970. Cantamos sobre a violência no futebol em Running Riot, Chip On My Shoulder e Trouble on the Terraces. Mas para ser honesto, o problema com músicas sobre clubes de futebol é que causam problemas em shows. Então, nós não fazemos mais isso. Todos são bem vindos em um show Cock Sparrer, não importa o time de futebol ou de qual país você é. Estamos todos aqui a cantar em voz alta e festejar.

6 – Deixe uma mensagem para o público brasileiro.

Obrigado por nos convidarem a ir para o Brasil. Nós ouvimos de outras bandas que vocês gostam de se divertir e por isso estamos esperando uma grande festa!
Cheers!

Não se esqueça de apoiar também a banda do seu bairro!

3 Respostas to “Cock Sparrer – Rock pra se ouvir nas arquibancadas!!!”

  1. Eduardo disse:

    Já ouvi bastante Cock Sparrer. Hoje ainda curto.

    Creio que tanto a música popular como o rock n’ roll tem tudo a ver com futebol. A música popular no sentido do carnaval, das músicas de arquibancada, e o rock n’ roll no sentido da atitude e das dificuldades que o torcedor fanático passa por seu clube.

    Nesse embalo, vou te sugerir esta banda de POA, que talvez tu conheça. Esse som é pros torcedores: http://www.youtube.com/watch?v=jKe1qAx1eDw

    abraço!

  2. Cléber disse:

    DAQUI DE PORTO ALEGRE VAI UMA GURIZADA.EU NEM COGITEI EM IR, PORQUE SABIA QUE NÃO IRIA TER DINHEIRO.É CARO VIAJAR DENTRO DESSE PAÍS, É MAIS BARATO VIAJAR PARA A EUROPA. BOM SHOW A TODOS.

  3. Roger disse:

    Eu e mais dois amigos fomos ao show do Cock Sparrer ontem em São Paulo. Foi emocionante assistir uma banda que fez parte da nossa juventude. Vê-los no palco, com idade avançada (todos vovôs…rrss)e repassando aquela energia que só o rock´n´roll consegue passar e com tanta força musical, ficou claro mais uma vez que somente as bandas de “garagem” que tem a sinceridade como motivação é que conseguem demonstrar que o verdadeiro espírito do rock está no sangue e na alma de quem curte. O rock´n´roll não vai acabar enquanto essas bandas continuarem a cultivar o verdadeiro espírito libertador desse gênero musical.
    Saudações cocksparrianas ao roqueiros de verdade!!!


Deixe um comentário

*