162- Camisa do Olaria A.C. – RJ

Mantendo o blog em terras cariocas, a 162 a camisa de futebol adentra ao subúrbio do Rio de Janeiro para apresentar o time do bairro homônimo, o Olaria Atlético Clube!

A história do bairro começa em 1820, com a construção de inúmeros fornos para a confecção de tijolos, já que naquela época, o Morro do Alemão tinha muito barro. Daí vem o nome do barro, inicialmente conhecido como “a Região das Olarias”.

Graças a estas indústrias, em 1882, implantou-se a linha ferroviária, para colaborar com o escoamento da produção e consequentemente maior crescimento do bairro.

Alguns anos depois, em 1915, surgiria o Olaria Football Club, que na época chegou a se chamar “Japonês Football Club”.

O time era a forma de lazer de muitos do bairro, fosse para jogar ou para torcer e tamanho envolvimento justificou, em 1947, a construção do Estádio Mourão Vieira Filho, mais conhecido como Rua Bariri, que é o seu endereço.

Mas não é só o estádio que marca a arquitetura do local, existe também os tradicionais “prédinhos do IAPC (Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários)”, conjunto residencial que foi construído em várias cidades, na época em que Getúlio Vargas era presidente. O empreendimento trouxe ainda mais estrutura ao bairro.

Falando do time, em 1931, o Olaria conquistou o acesso à primeira divisão com o título da segundona carioca, com o time abaixo:

Em 1933, o salto foi ainda maior: o Olaria foi Vice Campeão carioca.

Este é o time de 1936:

Aqui, o time nos anos 50:

Aqui, o time dos anos 60:

Nos anos 70, quando chegou a disputar o Campeonato Brasileiro.

Em 1981, o time alcançou sua maior conquista: o Campeonato Brasileiro da Série C, até então conhecido como Taça de Bronze.

O título rendeu até livro, lançado recentemente pela Editora Oficina Raquela (clique aqui para acessar o site e comprar o livro por um preço bacana!)

Dois fatos curiosos sobre o time é que ele foi onde o Romário iniciou sua carreira e onde o Garrincha terminou a sua.

Em 2005, o time foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Carioca.

Em 2006, chegou a conquistar vaga na primeira divisão de 2007 num torneio seletivo, mas a justiça esportiva cancelou esse torneio, e o time permaneceu na segundona carioca.

Só em 2009, o Olaria conquista a vaga na primeira divisão com o vice campeonato da segunda divisão (o América sagrou-se vencedor).

Em 2011, chegou nas semifinais do campeonato, conquistando a Taça Woshington Rodrigues.

Porém, em 2013, novo rebaixamento no Carioca…

O hino do Olaria também foi composto por Lamartine Babo:  Olaria, teu esforço, tua glória. Estão crescendo dia a dia, Olaria. Tua pujança tua vida envaidece sua torcida, Olaria. Tua camisa azul e branca tem um “quê” de simpatia realizando sonhos mil. Tu serás um pioneiro do esporte no Brasil.  Clube da faixa azul-celeste, Tu vieste à Zona Norte Clube da faixa azul-celeste, És do esporte… pelo esporte.

Na última viagem que fizemos ao Rio, tínhamos como meta conhecer tanto o Estádio e fizemos um post só sobre ele (veja aqui como foi):

A torcida do Olaria mantém firme o amor do bairro pelo time, pintando de azul e branco o Estádio da Rua Bariri!

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

13 Respostas to “162- Camisa do Olaria A.C. – RJ”

  1. Matheus Trunk disse:

    Tem um livro escrito pelo jornalista Marcelo Paes sobre esse título da conquista da Taça de Bronze que eu recomendo muito. Pra quem mora no estado de São Paulo, uma maneira de adquirir o livro é comprar pela livraria Pontes de Campinas que oferece a obra pelo site. Trata-se de um livro reportagem excelente e que você devora em poucas horas

  2. Marcelo Kaja disse:

    Legal essa matéria sobre o Olaria, tenho 02 camisas do Olaria, uma de 2011 e outra de 2012, pena que o time caiu para a Série B, mas com certeza em breve veremos novamente na A.

  3. Antonio Nunes de Araujo disse:

    Eu gosto muito do time do Olaria eu gostaria de compra a camisa do Olaria me mande a resposta no meu e-mail muito obrigado.

  4. Antonio Nunes de Araujo disse:

    Eu gostaria de compra a camisa do Olaria

  5. margareth disse:

    Gostaria de informação onde compro camisa oficial do olaria…

  6. Eugenio Fernando disse:

    Boa Tarde.
    Vendo esta reportagem, me deu muitas saudades da minha infância, que foi passada no Olaria pois sou filho de Armando da Silva Pinto, que foi diretor e até vice presidente de esportes amadores e neto de João Caldas Pinto que só não foi presidente do club.Tenho ótimas recordações da época que eu e meu irmão Eduardo Luiz jogávamos basquete pelo Olaria quando o então presidente era o Sr. Edmundo dos Santos. Um grande abraço a todos do club. Quem tiver interesse em falar comigo é só entrar em eugeniofernandodias@hotmail.com.

  7. hernandes disse:

    Quero ver o de 2008,e claro o q eu jjoguei meu querido olaria.


Deixe um comentário

*