Tour interior paulista 2017 – Parte 5: Itajobi
Continuando nossa aventura, depois de passarmos por Novo Horizonte e registrar os dois estádios da cidade (Josué Quirino de Moraes, o Quirinão e o Dr. Jorge Ismael de Biasi, o Jorjão) chegamos à etapa número 5 do nosso rolê de “Pré inverno” pelos estádios do interior paulista: a cidade de Itajobi!
Lá, vivem cerca de 15 mil habitantes, em um lugar tão bonito e que tem tudo aquilo que a gente espera de uma cidade do interior… A começar por um belo caldo de cana!
Um rápido rolê pela parte próxima do Estádio para registrarmos algumas igrejas…
E lá fomos nós conhecer a casa da Associação Atlética Itajobi!
Falamos do Estádio Municipal Nossa Senhora Aparecida, que fica na praça que tem o mesmo nome.
O time teve poucas participações nos campeonatos da Federação Paulista (de 1978 a 1980), e após licenciar-se mudou de nome para Clube Atlético Itajobi.
O time sempre teve o apoio da prefeitura, mesmo quando ainda se chamava Itajobi FC e disputava apenas os campeonatos amadores da FPF.
Essa foto está na Fanpage “Itajobi” identificada como o time Itajobi FC:
Segundo um funcionário da prefeitura que passou por ali e nos autorizou a entrada no estádio, atualmente o campo é usado pelo time, novamente amador, mas que dificilmente perde jogando em seus domínios!
Vale lembrar que esse mesmo campo recebeu uma série de partidas importantes pela terceirona de 1978!
Hoje, o estádio sofreu algumas alterações, mas segue lá… No mesmo espaço em que no passado, as equipes do interior estiveram disputando a Terceira Divisão (que equivalia na época ao quinto nível do futebol paulista)!
Aliás, achei a classificação da primeira fase da 5a Divisão do Campeonato de 1978:
A inscrição na parede mostra a data de 1938, que refere-se ao ano em que o então prefeito, Dr. Raul Lima, foi a São Paulo, pedir ao Bispo permissão para construir um campo de futebol na área que pertencia à Igreja.
Com a permissão, o estádio foi construído e cercado com a tradicional cerca de madeira e somente em 1975, o prefeito Nevile Giova substituiu a cerca de madeira pelo alambrado, dentro do campo.
O prefeito Ademar Sambrano foi o responsável por construir as arquibancadas.
Vale a pena uma olhada no vídeo que fizemos de lá:
Com o tempo vieram outras melhorias como o bar, a cobertura e os vestiários.
Quem vê o gramado todo bonito, não imagina que na época, a população local, motivada pelo o sr. Zico Ricci, se uniu em mutirão, em um sábado, para plantarem e regarem a grama em todo o campo.
Em 1958, o estádio foi inaugurado com um jogo entre os times de Itajobi e o de Rio Claro, com vitória para o quadro local
O Estádio Nossa Senhora Aparecidajá recebeu Santos, Palmeiras, Corinthians e São Paulo em seus gramados.
Também possui uma linda área arborizada, melhor que qualquer cadeira coberta!
O estádio está bem identificado do lado de fora, com o nome do atual time.
Mais uma vez ficamos contentes em poder registrar mais um estádio pelo interior paulista. Agora, de volta a estrada, nossa próxima parada é a cidade de Urupês!
Sensacional fiquei até emocionado, cidade de onde veio minha família, minha falecida vó e tantos parentes e amigos que ainda estão lá, parabéns pelo trabalho.
Po, que bacana Alessandro! Valeu pela moral!!!