Ainda no rolê que nos levou a conhecer algumas das cidades do Vale do Paraíba, e consequentemente o registro dos seus estádios e times que fizeram (ou fazem) parte da história do futebol profissional, chegamos à bela cidade de Cachoeira Paulista.
Olha aí o brasão da cidade enfeitando suas próprias ruas!
E lá está a igreja no centro da cidade…
Ao contrário do que o nome da cidade indica, não existem muitas cachoeiras por aqui. A mais bacana é a Cachoeira da Bocaina, mas outras opções de turismo podem ser vistas no site da prefeitura.
Mas o site da Prefeitura traz outras boas opções de passeios como a Estação Ferroviária da Central do Brasil, que era atendida pela Estrada de Ferro D. Pedro II, que ia até o Rio de Janeiro.
As ruas da cidade guardam ainda muitas memórias do futebol profissional…
Tudo isso graças ao tradicional Cachoeira Futebol Clube!
O Cachoeira Futebol Clube foi fundando em janeiro de 1912 (na época, “Cachoeira Football Club“) e que dedicou décadas ao futebol amador.
Diferente de muitos times tradicionais, existem várias fotos do time disponíveis na Fanpage “Cachoeira Paulista Antiga“, como esta acima (da década de 40) e esta abaixo, de 1944, registrada em uma partida em que o Cachoeira FC goleou a Associação Atlética Caçapavense por “míseros” 8×2.
Em 1955, o Juventus combinou um amistoso por lá.
Este é o time de 1956:
O Cachoeira FC disputou 4 edições do Campeonato Paulista da Série A3 em 1957, 1958, 1967 e 1968 e duas edições do Campeonato Paulista da Série B – a Quarta Divisão Paulista – em 1965 e 1966.
Em 1958, disputou o Campeonato do Interior:
Nos anos 70, o time voltou ao amadorismo.
Esse é o time de 1975, em um amistoso:
Conseguimos resgatar alguns cartazes históricos:
Atualmente, possui um novo distintivo.
Esta é a sede social, bastante atuante até hoje.
A sede ainda guarda uma recordação ainda mais bacana: o portão do estádio com as inscrições do nome do time.
O futebol ainda fala alto no clube.
A sede fica ao lado do antigo Estádio João Gomes Xavier, que ainda preserva seu campo, onde o time segue existindo, seja no amador seja nos veteranos!
O nome do Estádio João Gomes Xavier é uma homenagem a um esportista do passado (era também professor, industrial e filantropo).
E mesmo sofrendo uma série de alterações, seu nome segue lembrado, ainda que as pessoas se refiram ao lugar mais como “Cachoeira Futebol Clube“.
Essa é a parte de traz do estádio que citamos no vídeo.
Atualmente, o campo está cercado por casas e pelo comércio. Não teve jeito… A cidade cresceu e infelizmente não conseguiu manter o futebol profissional coexistindo.
Mas o campo segue vivo, como se a cor vermelha do sangue se desse a liberdade de tornar-se verde e tingir a paisagem da cidade, nem que seja pra gritar baixinho “Ainda estou vivo!”.
A inscrição na parede relembra o centenário, de 7 anos atrás.
O distintivo também insiste em manter a lembrança do profissionalismo viva!
Quem sabe o futuro não reserve alguma surpresa, até quem sabe renovando os votos de amor ao clube, como foi feito com o time de futebol de botão do Cachoeira Futebol Clube.
Caro
Sou José Carlos, Presidente do Cachoeira FC e gostaria de publicar no face do clube toda essa bibliografia (história) que vc já levantou do clube, no dia 21 de abril, aniversário do clube.
Informo que vou completar com outros dados mais antigo e também mais recente e colocarei os créditos a vc.
Qq coisa, segue meu celular para conversamos sobre o assunto ( 12 ) 997173806
Atenciosamente
José Carlos
Fique a vontade, José Carlos!! A ideia do blog é essa mesma!
Só tenho a dizer PARABÉNS, pela iniciativa da pesquisa, e pela generosidade de publicar para nós. Obrigado.
Laercio, ainda espero voltar para registrar mais.
Abraços