O futebol em Boituva

É importante repetir a mesma história de sempre: por séculos e séculos, a região de Boituva foi terra indígena. O próprio nome é de origem guarani: Mboituva, que significa “muitas cobras”. Até por este detalhe, o local não era tão habitado pelos indígenas, mesmo sendo uma paisagem incrível. Mas ali por perto, dois povos seguiam com sua existência secular: Guaianases e Carijósaté que a chegada dos portugueses mudou tudo isso… Falando nisso, você já se informou sobre os efeitos da aprovação do PL 490? Ou prefere acessar diretamente a lei? Clique aqui!

Com o passar do tempo, a região acabou ficando entre duas ocupações: Sorocaba e Porto Feliz, ambas muito importantes durante as expedições em busca de ouro e de indígenas que seriam escravizados. Boituva acabou se tornando uma parada para viajantes, tropeiros e mascates. Atualmente existe um Museu dos Tropeiros na cidade.

Logo, a cidade passou a desenvolver a agricultura e pecuária, mas o escoamento da produção para os grandes centros de consumo só foi acontecer com a chegada da Ferrovia, a Sorocabana e a instalação da estação Boituva, em 16 de Julho de 1882. Foto do incrível site Estações Ferroviárias.

Com os trens, a cidade se movimentou, surgem hotéis, restaurantes, pensões e outros comércios, o que ajudou a aumentar o número de moradores, principalmente com a chegada de imigrantes que vieram para o cultivo do café e depois passaram a se dedicar ao algodão, a alfafa, o café, a cana, o abacaxi e mais atualmente, cogumelos e hortaliças.

Falando sobre o futebol local, Boituva tem dois times para se orgulhar, e o mais antigo deles é a Associação Atlética Boituvense.

A AA Boituvense foi fundada em 13 de Março de 1948, numa época em que a cidade possuía menos de 5 mil habitantes. Seu campo, o Estádio Luiz Grando, fica na Rua Moacir Ferreira, nº 81, na Vila Ferriello.

Aqui, uma imagem da AA Boituvense de 1956:

Mas logo, o amor da cidade passou a se dividir… Com o crescimento da Indústria Votorantim, em 1º de maio de 1959, por meio dos operários da industria nasceu o Esporte Clube Votoran.

Esse é o time do ano de fundação, 1959:

O time de 1960:

Mas o grande momento do time chegou em 1983, quando o EC Votoran se sagrou Campeão amador do Estado, batendo na final o Brodowski FC (após vencer em Boituva por 1×0 e conquistar um empate em 2×2 em Brodowski).

Em 1989, veio o bicampeonato do EC Votoran vencendo na final o São João FC de Capela do Alto (final: Esporte Clube Votoran 1 x 0 São João de Capela).

Foi por essas duas conquistas históricas que decidimos parar na cidade para almoçar, no retorno para Santo André.

E já que estávamos ali, decidimos conhecer e registrar oEstádio Comendador Olímpio Andrade, a atual casa do EC Votoran!

Sei que essa entrada parece meio caída, mas é que ela é a mais histórica, com o nome do estádio e tudo, mas tem uma outra entrada pela parte de baixo que está bem ajeitadinha!

Vamos dar uma olhada no estádio!

O Estádio foi inaugurado em 1989, para receber as partidas do Amador do Estado.

Olha que bacana esse vídeo de alguém que registrou o dia da inauguração do Estádio:

Com tantas dificuldades, é de se surpreender que o EC Votoran siga resistindo e ainda tenha como casa um estádio tão bonito! Essa é a outra entrada:

Olha que linda a arquibancada em verde e vermelho na lateral do campo!

Atualmente o Estádio também é conhecido como Arena Saint Roch, graças a uma parceria com a agência esportiva Saint Roch Sports.

O clube possui uma sede social no próprio estádio.

Aqui o registro tradicional do meio campo:

Do gol do lado esquerdo:

E do lado direito:

Aqui, a vista lá do morro onde fica a entrada antiga, registrada no começo do post.

Porém, como o estádio foi construído em 1989, você deveria se perguntar onde foi disputado o campeonato do 1º título, em 1983. E o Estádio do Gamitão é a resposta!

Essa é a entrada do estádio do Gamitão.

O Estádio recebeu melhorias recentemente e está todo pintado de azul e branco.

O gramado também está bem cuidado.

As arquibancadas ainda são usadas pelos torcedores do futebol amador local.

Notícias recentes dizem que o estádio receberá uma parte coberta.

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

Deixe um comentário

*