Este post foi feito com base em 2 visitas à Aguaí, uma em junho de 2009 e outra em abril de 2023, quando a cidade anunciou que o Sport Clube Aguaí, fundado em 2021, iria disputar as competições de categorias de base da Federação Paulista.
Olha aí o time sub 17 de 2023:
Em 2009, o nosso rolê se iniciou em Cosmópolis, pegando um jogo em casa da Funilense.
No dia seguinte, rumamos à Aguaí!!!
Então, sejamos bem vindos à cidade… Aguay na língua tupi significa chocalho, guiso ou cascavel. Por isso, até 1944 o então distrito de São João da Boa Vista era chamado Cascavel.
A cidade é pequena, mas muito charmosa, o detalhe mais curioso são os pequenos (mas íngremes) viadutos que ajudam os cidadãos a atravessar a ferrovia. Olha a foto e diz que não lembra uma montanha russa…
Já em nossa segunda visita, em 2023, fiz esse vídeo pra você sentir a emoção do passeio:
Na época, estava sendo feito ou reformado um parque ao redor do lago (senão me engano, chama-se “Parque Interlagos”), e no dia que estivemos por lá, iria rolar um campeonato de bike, numa pista que fica ali.
Além da hospitalidade, a cidade guarda um tesour: o Estádio Municipal Dr. Leonardo Guaranha. Infelizmente, como quase todos os estádios desse país e da América do Sul, Dr. Leonardo anda um pouco mal das pernas, com algumas “varizes” como pode-se ver…
O estádio está junto de um complexo esportivo e após falar com uma senhora que trabalha por lá, descobrimos que só conseguiríamos adentrar ao estádio após uma hora… O jeito foi tirar umas fotos por cima do muro…
Ainda que alguns detalhes estejam ruins, o gramado pareceu estar em boas condições, melhor que muitos campos de times de divisões superiores. Ah, e a pequena arquibancada é muito charmosa.
Mari sentiu na pele o que é estar “Fora de jogo” e não poder entrar no templo sagrado de Aguaí…
O último jogo no estádio foi entre os masters da seleção Aguaiana e do Corinthians, e contou com um público muito bom, segundo alguns moradores. A seleção Aguaiana usou seu uniforme azul e branco, O placar foi 5 x 1 para o Corinthians.
Mas vale reforçar que no passado, a cidade contou com a Associação Atlética Aguaiana, fundada em 1945.
A AA Aguaiana disputou o Campeonato do Interior de 1945 em uma série beeem complicada e ainda assim saiu-se campeã do grupo!
Time de 1956:
Em 2023, mais uma vez pegamos a estrada para chegar até Aguaí!
Esta vez, com um pouco mais de tempo, pudemos completar o cenário da cidade com o registro da Igreja Matriz:
Revemos a rua que marcou minha memória por tanto tempo:
E finalmente reencontramos o Estádio Dr Leonardo Guaranha!
O estádio passou por algumas mudanças, como percebe-se, recebeu uma nova pintura tanto na entrada…
Quanto nas arquibancadas!
Ah, mais uma vez não conseguimos entrar no Estádio, então segue o vídeo feito lá de fora mesmo:
Dali, deu pra ver um pouco da parte interna do estádio:
Existe uma placa na entrada do Estádio que informa a data de sua inauguração: 31 de agosto de 1986:
Deu pra pegar uma parte do placar também:
Uma pena que não deu pra entrar pra registrar com maiores detalhes.
Na semana seguinte à nossa passagem, o amigo Rafael Murer (torcedor do Lemense) foi assistir um jogo do sub 17 e nos mandou algumas fotos da parte interna, valeu, meu amigo!
Uma tubaína antes de pegar a estrada…
De Aguaí rumamos para São João da Boa Vista, para registrar o riquíssimo futebol local!
Muito Legal sua coluna, reviveu até algumas histórias do futebol da Cidade, a outrora 3º goleira da Seleção Brasileira (Aline Reis) é nascida na cidade.
Bacana saber da Aline Reis!
Obrigado pelo comentário!
Abraços
🙂