139- Camisa do C.A. Pirassununguense

A 139ª camisa de futebol, da nossa coleção foi presente de mais um apaixonado por futebol: o amigo José Antonio Martineli.

A camisa representa a cultura e o esporte da cidade de Pirassununga!

O time dono da camisa é o Clube Atlético Pirassununguense.

O Pirassununguense, ou simplesmente “CAP” é mais um desses times “mágicos” que desafiam o futebol moderno e seguem até os dias de hoje dando alegrias ao povo da sua cidade.

Fundado em 1907, fez seu primeiro jogo oficial em 1908, contra o Paulista, de São Carlos, vencendo por 2 x 1.

Graças à sua tradição, o CAP ganhou o respeito de seus adversários. Esse fato motivou o apelido que se transformou em mascote: o “Gigante do Vale”.

A estreia em competições oficiais ocorreria em 1918, no Campeonato Paulista do Interior, competição que disputou por mais oito vezes.

Logo que a a Lei do Acesso foi criada, em 1949, foi um dos primeiros clubes a se inscrever, disputando assim o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, de 1959 até 1953, quando deixou o profissionalismo por ser um município com menos de 50 mil habitantes (essa era uma das regras estipuladas pela Federação, na época).

Afastou do profissionalismo, mas sagrou-se Campeão amador do Interior, em 1954.

Só em 1966, o Pirassununguense voltou ao profissionalismo, disputando a Terceira Divisão até 1972. Esse é um dos times que disputou os campeonatos nos anos 70.

A partir de 1973, disputou o chamado Campeonato Paulista da Primeira Divisão (atual Série A2). Esse foi o time de 1975:

Aqui, o time de 1977:

A partir de 1980, a chamada Primeira Divisão passa a ser chamada de “Terceira Divisão” e o Pirassununguense permaneceu nessa série até 1983. Esse é o time que disputou o campeonato de 1982:

Em 1987, passou a disputar a Segunda Divisão Paulista. Vale lembrar que neste mesmo ano, o clube aplicou sua maior goleada em um adversário: 14 a 0 sobre o Piraju.

O time permaneceu nas disputas profissionais até 1992, quando novamente se licenciou.

Somente em 2001, voltou ao profissionalismo, graças a uma parceria com o Guarani. Nesse ano, “revelou” o meio-campista Alex (ex-Internacional-RS e ex-Corinthians).

Em 2008 decidiu não disputar o campeonato, mais uma vez. E só voltou em 2012 para a disputa da segunda divisão do Campeonato Paulista e nós estivemos lá pra registrar (veja aqui como foi).

O clube manda suas partidas no Estádio Bellarmino Del Nero, que tem capacidade para mais de 5 mil pessoas.

Fica a dica cultural: o blog “Memória de Pirassununga” traz um belo registro da história da cidade (até do futebol, aliás, pegamos algumas fotos de lá!).

Pra quem gosta de hino, segue o do Pirassununguense:

Outra boa dica é o CAPirassununga, com várias notícias e informações do time.

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!

]]>

12 comentários em “139- Camisa do C.A. Pirassununguense”

  1. Caro amigo, participei do time que fêz história na cidade em 1967 marcando a volta ao profissionalismo, depois de um longo tempo ausente. Foi um esforço pessoal de muita gente que esteve envolvida neste processo, no qual todos os jogadores do time eram oriundos da várzea da cidade. No segundo ano passamos para a Segunda Divisão,joguei algumas partidas, mas fui obrigado a abandonar, pois era funcionário da Colgate Palmolive em S.Paulo,fazia Faculdade de Economia e não tinha tempo treinar. Sendo assim peço a gentileza dos Senhores colocarem as fotos desses times, pelo menos em respeito aos torcedores,dirigentes e jogadores que não eram profissionais, mas defendiam o CAP com muito amor e raça. É a 2a. vez que alguém conta a história do Clube e deixa de fora esses gloriosos companheiros da época. Abraço e muito obrigado. Esta camisa acima é muito bonita. AUGUSTO

  2. 1986 Eu tina 20 anos estava treinando no time e o treinador era o Julião. Fui para trabalhar numa fabrica de Móveis perto da linha do trem e comecei a brincar os varzeanos time do Capitão Bononi; Lembro do jogador Capim. Marquinhos, que falou menino você tem futuro; Já estava treinando como titular no CAP mas a fabrica faliu e eu tive que ir embora, ai o cheque de acerto da firma voltou e eu tive que ir em Pirassununga pra receber e ai com os olhos rasos de lagrima fui no Estádio e vi meus amigos treinando e ai passou um diretor disse> Você sumiu, na realidade gostaria tanto de ter ficado sei que seria uma carreira promissora . Não sei se alguem vai lembrar de mim, mas nunca esqueci desta oportunidade que passou, Tenho o CAP no meu coração. Lembro do Dedão comentarista; Até pouco tempo guardava o jornal que sai na cidade Caetano Oriça os olheiros ; Um grande abraço a todos, 1986 e olhando 1987 teve acesso . Poderia ter feito parte destas conquistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *