Essa camisa foi presente do atacante Paulinho McLaren, quando o entrevistei no fim de 2008. Não lembra? Reveja aqui. O Clube Atlético Taquaritinga, o “CAT” é o time que defende as cores da cidade paulista de Taquaritinga, no interior de São Paulo. Atualmente (2009), disputa a série A2 do Paulista (veja a classificação do campeonato aqui). O nome Taquaritinga tem origem no tupi-guarani e significa “taquara branca e delgada”, tipo de vegetação comum na região da cidade. O CAT foi fundado em 1942, inicialmente com as cores da bandeira italiana, logo alteradas devido à II Guerra Mundial, saiu o branco e entrou o preto, representando o luto pela afronta. Aliás, alguém lembra de outro time com a mesma combinação de cores? Diz-se que no mundo do futebol é única. Desde o fim da década de 50 disputou a Segunda Divisão de Profissionais, mas no final dos anos 60 se licenciou, só retornando, na Terceira Divisão em 1974. Em 1981 conquistou o acesso à Segunda Divisão, e no ano seguinte (1982) conquistou o título estadual, da segundona, o que levou o time à elite do futebol paulista. Entretanto, a cidade não possuía um Estádio que atendesse aos padrões exigidos para aquela competição. Foi aí que mais uma vez o futebol deixou de ser esporte pra se transformar em história. Inconformada com o pergio de não disputar o campeonato, a população se mobilizou e em três meses, através de um histórico mutirão, ergueu para a Prefeitura o Estádio Adail Nunes da Silva, o Taquarão (estivemos por lá, clique aqui e veja como foi). Prometo um post só sobre esse evento, porque sem dúvida isso serve de exemplo pra todos os times de hoje, em especial ao meu Santo André. Veja o documentário sobre a construção: O jogo amistoso de inauguração foi contra outro time inspirado na Itália, o Cruzeiro, que ganhou de 5×2, num estádio lotado Estreando na Primeira Divisão de Profissionais, em 1983, o CAT foi bem, não se classificando por muito pouco para a próxima fase, destaque para a vitória sobre o Corinthians de Sócrates e cia. Na temporada seguinte o time não se segurou e voltou à divisão de acesso do futebol paulista, onde ficou de 1985 até 1992, quando conquistou o título da Divisão Intermediária, mas acabou rebaixado para a A2 em seguida. Daí pra frente, o Taquaritinga nunca mais voltou à série A1, chegando a cair pra A3 Seu mascote (assim como o de outros 200 times) é o leão. Lembro-me que o CAT foi adversário do Santo André por várias vezes, e procurando na minha coleção de canhotos de ingresso, achei essa preciosidade: E um detalhe muito interessante é que em 1957, o time conquistou a Taça dos Invictos, ao ficar 20 jogos sem perder. Não encontrei um site oficial do clube ou da torcida (se não me engano, existia a “Jovem Garra do Leão”), mas achei este blog com várias notícias do time: http://cattaquaritinga.blog.terra.com.br/
Porra, Mau, fazia tempo que não entrava aqui, já estamos na 33? Preciso tirar uma hora no feriado pra ler todos os posts.
Bem legal, rumo aos mil!!!!
Eu desisti de falar do Ramalhão no blog, vou para o meu lado técnico agora, tem mais gente que entende do assunto pra falar… claro, um pitaco ou outro sempre vai ter, mas os caras da SAGED conseguiram tirar um pouco o tesão de acompanhar o time.
Abraço!
Falae mano, como vao as coisas? Espero que bem. Salve do da familia.
Sou taquaritinguense.
A Jovem Garra do Leão ainda existe, assim como a Fúria do Leão que é a ala mais antiga da cidade.
O CAT esta disputando a segunda fase do campeonato da A-2, esta na briga pelo acesso porém em 2 rodadas ainda não pontuou, os resultados dos outros times do grupo favoreceram o leão que precisa de uma sequencia de vitórias para conquistar o acesso a elite do paulista, uma nação inteira acredita nessa possibilidade, na fase classificatória o leão ficou invicto por 4 jogos e é isto que nos motiva agora.
Vai Leão !!!
Eu acompanhei as primeiras rodadas do quadrangular…
Boa sorte para o Leão!!
E se quiserem mandar algum material falando da torcida, fiquem a vontade!
abraços
Esse time é um orgulho !
Achei esse site meio que por acaso , porem gostaria de deixar aqui registrado que meu avô foi um dos fundadores do CAT , ele ( Ernesto Mantovani) e seu irmão ( José Mantovani ) meu tio-avô.
Já se faz alguns anos que parte da familia mudou-se para a Capital ( São Paulo ) , como minha mãe que aqui veio estudar , casou e por aqui ficou.
Sou um apaixonado por futebol e tenho muito orgulho que de alguma maneira ou pelos laços das raizes faço parte da historia do CAT. Coloco-me a disposição para me corresponder com pessoas ligadas ao dia-dia do Clube Atletico Taquaritinga , segue abaixo meu email:
nelsonmr@pentalabs.com
Fiquei com saudades do CAT, fui o goleiro neste jogo contra o Corinthians mas, gostaria de ver a foto do CAT que venceu esta partida. Tenho ela em casa. Serei eterno torcedor deste time.
Abraços.
Itamar Barbosa
Já estou escrevendo pra vc pedindo a foto…
Grande Leão da Araraquarense. Infelizmente estamos na A3, porém não importa a divisão, o CAT é único, pelas cores, pelo estádio, pela camisa, pela história. No mundo não há igual.