49- Camisa do Santa Cruz

hino ramalhao 030

Após tantos posts sobre camisas da Europa, já estava com saudades de falar de um time bem brasileiro! E por isso, a 49a Camisa de Futebol pertence ao glorioso Santa Cruz Futebol Clube, clube da bela cidade de Recife (PE).

Praia_Boa_Viagem_Recife

Fundado no dia 3 de fevereiro de 1914, por um grupo de jovens, o nome do time é uma homenagem à Igreja de Santa Cruz, em cujo pátio costumavam jogar, já que naquela época não existiam campos.

Possui enorme rivalidade com outros dois clubes que já passaram pelo nosso blog. São eles, o Sport , com quem faz o “Clássico das Multidões” e com o Náutico, com quem disputa o “Clássico das Emoções”.

classico

Possui um grande número de conquistas estaduais. Até 2009 são 24 títulos.

Mas, assim como tantos times que já passaram aqui pelo blog, o Santa Cruz tem seus altos e baixos, desde o princípio. Aliás, para mim, o que faz um clube ser respeitado é exatamente sobreviver aos maus momentos.

O Santa sempre foi polêmico, contestador.

Desde cedo, possuia em seu elenco jogadores negros, o primeiro deles, ainda no início do século XX, foi Teófilo Batista de Carvalho, o “Lacraia”.

Hoje parece sem sentido, mas era uma coisa rara naquela época. Por esta e outras atitudes do clube, o Santa foi se tornando cada vez mais popular.

E para caber toda essa gente, na década de 1970 foi inaugurado o estádio “José do Rego Maciel”, ou “Repúblicas Independentes do Arruda” e daí “Arrudão”.

EGRD_67_foto_arruda_visao_aerea

A partida inaugural do Arruda ocorreu em 1972, contra o Flamengo (RJ), terminando em um empate sem gols diante de 47.688 pagantes.

arruda

Hoje, o Arruda é um grande aliado do time, com sua torcida marcando presença, independente da colocação do time, nas tabelas.

bandeirao1[2]

Em 1975, o Santa chegou a semifinal do Campeonato Brasileiro depois de ter eliminado o Palmeiras (na época a “Academia”) e o Flamengo, em etapas anteriores. Perdeu a vaga para a final para o Cruzeiro, em jogo marcado pelos erros de arbitragem do famoso Armando Marques. Abaixo a foto do time da época, retirada do excelente blog: www.blogdosantinha.com .

santacruz1975-2

Seu mascote é a cobra coral, com as já imortais cores do time, mas vale lembrar, que o Santa Cruz nasceu alvi-negro, só adotando depois o vermelho para se diferenciar de seu rival local da época, o Flamengo.

Mascote Santa Cruzj

Se por um lado o time está sempre na briga pelo título estadual, o mesmo não pode ser dito sobre o torneio nacional, prova de que também no futebol, existem reflexos da desigualdade social entre as regiões do nosso país.

Após uma boa participação nas décadas de 70 e 80, o Santa Cruz passou um tempo na Segundona e só em 1999 a torcida coral pode comemorar o retorno à Série A do Brasileirão, com o Vice-campeonato da Segundona.

seriea99

Outro acesso memorável à série A, aconteceu em 2005, quando o time terminou como Vice-campeão da competição.

Entretanto, em 2006 começou um novo calvário para time e torcedores. Na série A do Brasileiro, o Santa acabou rebaixado para a Série B novamente.

Em 2007 , além de não ir bem no Campeonato Pernambucano e ser eliminado na primeira fase da Copa do Brasil, teve uma campanha pífia na série B, levando o clube para a Terceira Divisão do Brasileiro de 2008.

Em 2008, novamente foi eliminado da Copa do Brasil, na primeira fase, e teve de disputar o Hexagonal da Morte do Campeonato Pernambucano, para se livrar do rebaixamento estadual. Na Série C, sua última chance do ano para se recuperar, fez o impensável… Foi rebaixado para a então criada série D, que inauguraria-se em 2009.

santa para d

O Santa Cruz disputou em 2009 a recém-criada Série D, mas não passou da primeira fase, ou seja, futebol agora, só em 2010 (e escrevo isso ainda em julho).

Veja um pouco da história do clube no vídeo feito em homenagem aos 95 anos do Santa Cruz.

É sem dúvida uma das fases mais complicadas do clube, que entretanto consegue contar com sua torcida apoiando não só nos estádios, como fora deles, criando associações e buscando métodos para ajudar o clube do coração.

Veja um pouco da torcida do Santa em ação:

O site do clube é: www.coralnet.com.br

Além disso existem vários blogs e outros sites que merecem destaque, como o www.loucospelosanta.com.br e o já citado www.blogdosantinha.com.

Boa sorte, Santa Cruz!

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!

17 Respostas to “49- Camisa do Santa Cruz”

  1. marcos disse:

    pow cara vlw pelo reconhecimento da nossa paixão por esse clube! e achei tb mt bom e concordo c tudo q vc falou! abraço

  2. Anizio Silva disse:

    Valeu pelo simpático artigo sobre o nosso Santa Cruz!

  3. roger le rouge disse:

    O santa cruz tem uma torcida que é quase surreal, amam o clube, e esse amor é maior que qualquer decepção nos gramados. Santa eu te amo!

  4. Marcílio Viegas disse:

    Parabéns pelo Blog e por essa matéria, que realmente está muito boa.

    Só trazendo mais algumas informações:

    O maior público do Arruda foi com o jogo Brasil 6 x 0 Bolívia com 96.200 pessoas, em 1993.

    O segundo maior público aconteceu em um Santa Cruz 1 x 1 Sport, com 95.567 pessoas em 1999.

    O Santa Cruz foi o primeiro time do Nordeste a derrotar um time do sudeste do país. Santa Cruz 3 x 2 Botafogo-RJ.

    O Santa Cruz também conseguir a maior virada do futebol profissional brasileiro, em 1915. O Santa Cruz perdia por 5 x 1 do América-PE até os 30 minutos do segundo tempo. O Santa Cruz conseguiu uma sequencia de gols e virou a partida para 7 x 5. A bola do jogo encontra-se na Sede Social do Clube.

    • milcamisas disse:

      Opa, informação nunca é demais!
      Ainda mais esses detalhes que fazem qqer torcedor se orgulhar do seu time.
      Parabéns e dê uma conferida nas outras camisas que tenho postado, vale a pena conhecer ahistória dos demais clubes de futebol…

  5. WGSF disse:

    O Santa Cruz é “único” time grande que não participa do clube dos 13. Pelo que sei, foi saqueado por “quase” todos seus presidentes nos ultimos 20 anos. Torcida grande e apaixonada. Porém, muito passiva nas decisões internas do clube. Vive um bom momento em termos de organização administrativa, mas no futebol… Continua seu pesadelo.

    • milcamisas disse:

      A história do Brasil e do futebol brasileiro é marcada por injustiças sociais…
      Como torcedores, não nos restam muitas alternativas, a não ser nos unir em meio às arquibancadas e tentar no mínimo fiscalizar o que as diretorias dos clubes fazem…
      Eu ainda o sonho com um time gerido pela própria torcida….

  6. Paulo Eustáquio disse:

    Parabéns pela lembraça de uma das mais apaixonadas torcidas do país!

    O Santinha ainda vai dar a volta por cima!

    Um clube q possui uma torcida dessas é pra se manter entre os maiores clubes do Brasil sempre!

    Saudações Corais!

  7. SC RETRO disse:

    Muito bom o texto mostra essa torcida que é fiel e apaixonada pelo clube independente da situação.

    O SC RETRÔ contamos um pouco da história do Santa Cruz F.C com todas as camisas históricas e em breve imortalizaremos essa também.

    Willam

  8. caio marcio disse:

    TORCIDA CORAL;A MAIOR DE PERNAMBUCO E A MAIS APAIXONADA DO BRASIL… SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE. PAIXÃO QUE NÃO SE MEDE!

  9. Amandinho disse:

    “O SANTA CRUZ NASCEU E VAI VIVER ETERNAMENTE!”

  10. Oscar Paz disse:

    O Santa é isso, lindo! Eu amo esse clube! Saudações Corais!

  11. […] 1999, o time fez uma boa primeira fase pegando o Santa Cruz como adversário no mata mata. Naquele ano, existia a possibilidade de até 3 partidas para […]

  12. gisele disse:

    o santa cruz é e senpre sera o mestre


Deixe um comentário

*