A 173a camisa é de outro forte time do interior paulista, a Associação Atlética Ponte Preta, de Campinas. Muita gente não sabe, mas a Ponte é um dos times mais antigos do Brasil, foi fundado em 1900 por um grupo de estudantes.
O “porquê” do nome é simples, devido à instalação da linha férrea, era necessária uma ponte para atravessar o bairro. Essa ponte era de madeira, e para melhor conservação, tratada com piche. Assim, enegrecida, surgiu a Ponte Preta, em 1872.
Conhecida popularmente como “Macaca”, o clube manda seus jogos no Estádio Moisés Lucarelli, com capacidade para 19.728 espectadores.
Já estivemos lá por várias vezes, seja acompanhando jogos da Ponte, ou mesmo de outros times que já utilizaram o estádio como o Red Bull.
A Ponte Preta disputa o Paulista da Série A1 e a série B do Brasileiro. Embora nunca tenha conquistado o título de campeã paulista, a Macaca chegou ao vice campeonato em 1970, com o time:
Em 1977, mais uma vez bateu na trave, perdendo a final para o Corinthians. Esse era o time daquele ano:
Em 1979, a história se repete e mais um vice campeonato contra o Corinthians. Esse foi o time que mais uma vez chegou à final:
Em 1981, nova final, dessa vez contra o São Paulo e mais uma vez, o time de Campinas ficou em segundo lugar. O time que fez a bela campanha foi esse:
No Campeonato Brasileiro de 1981, o time ainda alcançou a semifinal, sendo eliminada da final pelo Grêmio.
O time chegou à semifinal da Copa do Brasil de 2001, com esse time:
Em 2008, mais uma linda campanha, levando o time à final, dessa vez contra o Palmeiras. Esse foi o time que conquistou o vice campeonato:
A Ponte ainda marcou história chegando à final da Copa Sulamericana de 2013, após eliminar São Paulo, Velez entre outros.