Estádios do Noroeste Paulista – Parte 15: Nhandeara

Brasão de Nhandeara

Estádio Municipal José Bernardelli - Nhandeara

Bom, e se até agora a estrada tinha sido muito boa (Washington Luiz e Euclides da Cunha), foi a vez de pegarmos uma estrada um pouco pior, a Rodovia Péricles Bellini, que liga Votuporanga à nossa próxima parada: a cidade de Nhandeara!

Nhandeara

Depois de percorrer pouco mais de 40km em pista única por essa estrada, chegamos até a Rodovia Feliciano Salles da Cunha.

Nhandeara

Poucos minutos depois, chegamos à Nhandeara, pacata cidade onde vivem pouco mais de 10 mil pessoas. Quer saber mais, entre no site: www.nhandeara.sp.gov.br

Nhandeara

O nome da cidade é resultado de duas palavras da língua Tupi: Yande significa nós / nosso, e Yara ou Jara significa: um ser supremo, um deus. O resultado é Yandeyara ou Nhandejara com o significado “aproximado” de “Nosso Deus”.

Nosso objetivo era conhecer e registrar o Estádio Municipal José Bernardelli.

Estádio Municipal José Bernardelli - Nhandeara

Estádio Municipal José Bernardelli - NhandearaEra aí que o Paulista Futebol Clube, time já exinto de Nhandeara, mandava seus jogos.

Distintivo do Paulista de Nhandeara

O time foi fundado em 1 de julho de 1962 e disputou 12 edições do Campeonato Paulista (entre a terceira e a quinta divisão), entre 1978 e 1989.

Paulista de Nhandeara

Segundo Minervino Ferreira, um dos fundadores do time em entrevista ao site da prefeitura (veja aqui o link da matéria completa), o Paulista começou jogando no campo do Nhandeara Esporte Club, até que não deixaram mais. Passaram a usar o campo da cidade de Floreal, até conseguir seu próprio campo, conquistado por meio de uma campanha para arrecadar o dinheiro necessário para comprar o terreno e construir um estádio com arquibancada e alambrado.

Quem diria que décadas depois estaríamos ali, pisando no mesmo gramado… Estádio Municipal José Bernardelli - Nhandeara Vamos conhecer um pouco desta linda cancha?

A inauguração do Estádio contou com presença dos veteranos do Palmeiras. Mas ainda hoje, o “verde” está por lá, ao menos na grama e nas árvores que circundam o campo.

Estádio Municipal José Bernardelli - Nhandeara

Estádio Municipal José Bernardelli - Nhandeara

E por falar em verde, o gramado permanece em ótimas condições!

Estádio Municipal José Bernardelli - Nhandeara

O Paulista F.C. sempre contou com o apoio de algumas pessoas importantes no cenário brasileiro, por exemplo José Maria Marin e Michel Temer… Ou seja… Era difícil o time seguir até os dias atuais…

Estádio Municipal José Bernardelli - Nhandeara Infelizmente o futebol parou depois que outros prefeitos se recusaram a ajudar o clube. Atualmente a prefeitura usa o estádio com a escolinha de futebol.

Estádio Municipal José Bernardelli - Nhandeara

E se o futebol profissional morreu na cidade, um último lugar a se visitar… O cemitério municipal….

Estádio Municipal José Bernardelli - Nhandeara

Nhandeara

Enquanto isso, seguimos vivos pelas estradas em busca do próximo estádio!

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *