O futebol profissional em Aparecida d’Oeste

Não perca o rumo… Estamos ao norte e a oeste do estado, ou seja… Noroeste paulista, há mais de 650 km do nosso ABC querido…Já passamos por Monte Alto, Guariba, Bebedouro, Monte Azul Paulista, Severínia, Riolândia, Cardoso, Votuporanga, Fernandópolis e Palmeira d’Oeste e agora é a vez de registrarmos o futebol em Aparecida d’Oeste!

A cidade também é bastante jovem, tendo sido criada em 1964, a partir de um “desmembramento” de território, já que fazia parte de Pereira Barreto.

Outra característica comum às cidades do interior é o fato delas normalmente crescerem ao redor de algum símbolo ou local sagrado. No caso de Aparecida d’Oeste, o povoado surgiu ao redor de uma pequena capela de pau-a-pique e desenvolveu-se graças à atividade agrícola. Atualmente pouco mais de 4 mil pessoas vivem por lá.

Nosso objetivo em Aparecida d’Oeste é registrar mais um estádio que teve a oportunidade de ser sede de uma competição oficial da Federação Paulista, o Estádio Municipal Leopoldo Alberto de Oliveira Gonçalves, também conhecido carinhosamente como “Biribão“.

E não foi difícil chegar lá! Logo na primeira avenida que entramos, lá estava ele, o “Biribão“!

O Estádio Municipal Leopoldo Alberto de Oliveira Gonçalves foi a casa da Associação Esportiva Aparecida, que é um time super misterioso, (o logo abaixo é o tradicionalmente conhecido por meio dos Almanaques do Futebol Paulista, e disponibilizado no site Futebol Nacional):

Mas mesmo para chegar ao distintivo existe uma grande dor de cabeça… Recentemente o site Só Futebol Brasil apresentou uma camisa retrô para a venda com uma outra opção:

Olha a camisa, que bacana (se quiser comprá-la, clique aqui):

Se o distintivo é difícil, encontrar uma foto do time é missão impossível… Mas conseguimos algumas informações, graças ao incrível livro recém lançado pela Federação Paulista de Futebol, o “125 anos de história – A enciclopédia do futebol paulista” (veja foto abaixo). Ah, e se quiser comprar, clique aqui e adquira na Loja da Onze, ou clique aqui e pegue com o pessoal da Livraria Pontes. Ainda vou fazer um post mais bacana apresentando o livro.

Nesta enciclopédia, consta a única disputa no futebol profissional, na Terceira Divisão do Campeonato Paulista (o quarto nível daquele ano) em 1965. E o livro disponibiliza a tabela final do grupo em que a AE Aparecida jogou (a 3a série) e o resultado das duas partidas contra o campeão daquele ano: 27/6/1965 Andradina FC 3×1 AE Aparecida e 15/8/1965 AE Aparecida 1×3Andradina FC

De lá pra cá, são incríveis 56 anos de distância… A cidade (e o mundo) mudou… Alguns diriam pra melhor, outros para pior… Mas, ainda temos um estádio e sua rua lateral ainda de terra para lembrar desse passado.

Eu sempre considero que a visão do campo é algo poderoso que coloca todas as cidades em pé de igualdade. Claro, há campos melhores e piores, há estádios com mais e com menos estrutura, mas quando imaginamos que estamos olhando para um campo de futebol que vivenciou uma disputa profissional… Tudo é possível!

Fizemos o nosso tradicional vídeo andando pelo estádio pra ajudar a dividir um pouco a sensação de estar no Estádio Biribão, em Aparecida d’Oeste.

Como sempre fazemos, segue o registro do campo dividido em três partes, começando pelo meio campo, onde se pode notar o sistema de iluminação, aparentemente ainda ativo:

Estamos fazendo as fotos da arquibancada coberta, que fica no meio campo, e essa é a imagem do gol do lado esquerdo. Percebam que há uma estrutura de arquibancada também ali atrás!

E aqui o lado direito, onde um muro delimita o fim do estádio.

Fui até o outro lado pra mostrar um pouco do gol e do muro.

Aqui dá pra se ver um pouco da arquibancada coberta de onde estamos fazendo as fotos.

Aqui, é uma visão dessa arquibancada, feita lá do outro lado. O estádio está bem redondinho, muito bem cuidado. Como eu sempre me pergunto, será que um dia alguém terá o interesse de aproveitar toda essa estrutura e de repente colocar a cidade para disputar pelo menos as categorias de base da Federação Paulista?

Eu fico muito feliz de estar presente em mais esse templo do futebol do interior paulista.

Um último olhar no campo e em sua estrutura antes de pegarmos a estrada…

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

Deixe um comentário

*