São Bento x Barueri – Copa Paulista

Domingo com cara de segunda feira…

Frio, garoa e preguiça tentaram nos impedir de levantar cedo, mas o amor pelo futebol falou mais alto e lá fomos nós pela Castelo Branco até o Estádio Municipal Walter Ribeiro.

O jogo em Sorocaba era a última partida da primeira fase da Copa Paulista, e o São Bento precisava no mínimo de um empate para se garantir na próxima fase, o que fez a galera comparecer em bom número!

E lá vamos nós!

Foi a primeira vez que vi um jogo do São Bento, em Sorocaba.

A torcida do Barueri também mostrou que segue apoiando o time da cidade, mesmo com as mudanças dos últimos anos (o abandono do Grêmio Barueri e a criação do Sport Barueri):

Compareceram em um bom número, mesmo com o time já classificado para a segunda fase.

Os visitantes ficaram no anel superior agitando e incentivando o time, que entrou tranquilo, sem depender do placar. 

Ah, e lá estavamos nós, mais uma vez pagando ingresso e apoiando o futebol!

Ficamos na arquibancada inferior, embaixo de onde ficou o pessoal do Barueri.

Ao nosso lado, centenas de torcedores do São Bento, mostrando que quando o time precisa, pode contar com o morador da cidade!

Os anéis superiores do Estádio Walter Ribeiro, o “CIC” lembram muito alguns estádios argentinos como o do All Boys ou do Velez. É muito bonito!

Quem também estava do nosso lado, era o pessoal da Força Azul

Com sua bateria e energia, o pessoal logo de cara pode comemorar com um gol de penalty! 1×0 pro São Bento e festa azul nas bancadas!

Mas a agitação foi o jogo todo, o São Bento pode jogar realmente como mandante!

Não que o torcedor não organizado não tenha colaborado. O pessoal soube incentivar, cobrar e principalmente “apertar” o árbitro, ninguém menos que Guilherme Ceretta de Lima, que pouco errou. 

Nem todo mundo tava muito preocupado com a bola rolando. Para alguns, o Estádio ainda é muito mais uma extensão de casa, ou do próprio quintal. No futuro, as lembranças da infância no estádio serão um doce prazer ao jovem torcedor…

Do outro lado do Estádio estavam as outras torcidas locais, a Falcão Azul e a Sangue Azul, além de outros torcedores não organizados.

A festa estava montada para a classificação, o estádio estava pintado de azul, fazendo um bonito jogo de cores com o verde do gramado.

Em campo, confesso que o jogo era empolgante, mas de certa maneira tranquilo. O São Bento dominava e o Barueri não se importava muito com a derrota.

O time do São Bento mostrou força principalmente com o atacante Gílson.

Que sofreu o segundo penalty, dando ares de goleada ao jogo. O torcedor do São Bento parecia voltar no tempo e lembrar os bons momentos do time, nas décadas passadas… São Bento 2×0. O Estádio todo comemorava e acreditava na vitória, só esqueceram de avisar o técnico do Barueri, André Oliveira, que foi um show a parte, gritando e gesticulando como um maluco.

Fim de primeiro tempo e hora de conhecer um pouco sobre a culinária do Estádio, um dos tópicos que mais motivam nosso trabalho. De cara, pela primeira vez, vimos alguém comendo uma maçã durante um jogo! Fantástica e saudável opção às convencionais tranqueiras vendidas.

E seguindo essa linha descobrimos que há outras opções no próprio estádio, como as amoras…

 Que foram atacadas pela Mari..

Ainda haviam bananeiras ao lado do estádio, onde ficam as bandeiras:

No fundo não nos preocupamos muito em comer, porque sabíamos que na volta almoçaríamos no…

O intervalo em Sorocaba teve outras coisas estranhas…

Um urso de uma marca de rerfrigerantes vai defender penaltys… 

O segundo tempo trouxe um jogo diferente e o Barueri logo marcou um gol assustando o time da casa.

Mas o jogo garantiu outras cenas estranhas como a foto que a Mari fez:

 Assim, marcamos presença em mais um jogo decisivo.

Saímos antes do jogo terminar e pelo rádio ainda ouvimos que o São Bento chegara ao terceiro gol. Aproveitamos a viagem para conhecer o Estádio Humberto Reali, onde o São Bento costumava mandar seus jogos, na Rua Cel Nogueira Padilha:

Infelizmente não tivemos permissão para entrar e fotografar lá dentro, mas segundo o presidente  Luís Manenti, ao contrário do que foi dito por alguns torcedores, o campo está novamente recebendo a atenção da diretoria, o que é ótimo para a história do clube. Fomos embora vendo os vestígios da antiga Sorocaba que ainda existem pela cidade, como a estação:

Das fábricas:

E da arquitetura…

O mundo está mudando. O futebol também. E você participa diretamente dessas mudanças.

O futebol moderno é o reflexo do ser humano moderno.

Também jogamos pela vida. De que lado você está?

Apoie o time da sua cidade!

]]>

16 comentários em “São Bento x Barueri – Copa Paulista”

  1. Prezado Mau

    Meu nome é Luís Manenti e sou presidente do EC São Bento. Em primeiro lugar, quero parabenlizá-lo pelo blog. Muito informativo, belas fotos, ótimo texto.

    Apenas gostaria de corrgiri uma informação sobre o estádio Humberto Reale. O local foi abandonado pelas diretoria anterior, chegando a ficar cheio de mato. Quando assumimos essas administração em Agosto do ano passado (2009), colocamos dois funcionários do clube que fizeram a limpeza do local e cuidam constantemente para que O AMBIENTE ESTEJA SEMPRE LIMPO e não haja invasões. Existe um projeto de revitalização do local que será transformado em SEDE do clube. Embora não haja qualquer atividade, o local não está abandonado.

    Espero contar com sua presença outras vezes ficando o convite para uma próxima oportunidade.

    Obrigado pela visita.

    Atenciosamente

    Luís Augusto Manenti
    Presidente E.C.São Bento

  2. Olá! Bem legal teu blog, acompanho-o há um certo tempo, assim como alguns amigos meus, também interessados por futebol em geral bem como também “camiseiros”. Muito legal teu post sobre o Walter Ribeiro e o São Bento! Moro hoje na capital, mas morei muitos anos em Sorocaba e, não tenho 100% de certeza pois foram tantos estádios visitados ao longo de minha vida, mas acredito que minha primeira partida vista num estádio tenha sido lá, nos anos 80, quando o São Bento ainda disputava a 1ª divisão do Paulista! Muitas vezes meu pai me levava lá, e tenho boas recordações!

    Abraço!

    1. Sorocaba é muito parecida com Santo André (minha cidade) quando falamos em grandes transformações…
      Além disso tenho bons amigos aí!

  3. Legal poder ver esse grande clube ,como o São bento, que já teve muitos jogadores feras , Luis Pereira,Bigú,e muitos outros. E que Estadio bonito heim. Valeu .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *