O futebol em São João del Rei (MG) – parte 3: o Social FC, o Figuerense EC e o Estádio Paulo Campos

No feriado de Corpus Christi de 2023, tivemos a oportunidade de acompanhar uma partida do EC Santo André em São João del Rei contra o time do Athletic Club.

Claro que aproveitamos para registrar o Estádio Joaquim Portugal e você encontra maiores detalhes no post que fizemos só sobre isso (veja aqui):

Mas a história do futebol em São João Del Rei é muito rica e acabamos indo atrás de maiores detalhes de outros times da cidade.

No segundo post sobre o futebol em São João del Rei, falamos sobre o Estádio João Lombardi, a casa do Minas FC (confira aqui o post)

Nesse terceiro post vamos falar sobre o Social Futebol Clube, time fundado em 15 de setembro de 1939 e o seu lindo Estádio.

O Social FC nasceu no bairro humilde de Matosinhos, e teve como grande benfeitora a “Dona Cotinha” que doou o terreno para que fosse construído o clube. Seu primeiro presidente foi Joaquim Zito de Souza, que dividia a atenção do cargo sendo também o fanático chefe de torcida.

Conhecido como “O Xavante de Matosinhos”, remetendo à bravura dos indígenas que por tanto persistiram à invasão portuguesa e bandeirante, iniciou sua vida disputando competições e amistosos locais, e em 1948 conquistou seu primeiro título da Liga Municipal de São João del Rei.

Em 1951 veio e segundo título, e em 1955, o terceiro com o time abaixo:

O time passou a sofrer baixas entre seus atletas que acabaram “comprados” pelos times rivais, que tentavam não apenas se fortalecer, mas abalar o time socialino.
Como solução à crise, a diretoria decide profissionalizar o time e em 1966 o Social FC disputa a “Zona Metalúrgica” da segunda divisão:

Em 1967, mais uma disputa da segundona:

Aqui, a tabela de 1968, quando termina em 8º lugar da sua chave, terminando sua participação no futebol profissional:

Em 1968, o Social FC passa por uma nova crise: sem os documentos que comprovassem a posse, perdem seu campo para os herdeiros de Dona Cotinha, e o terreno acaba loteado. Como última ideia sugere-se a troca da sede social por um terreno para se construir o estádio, obtendo a escritura oficial no ano seguinte.
Mas de 1969 a 1975, o Social FC permanece inativo.
Em 1975, tendo como presidente Octávio de Almeida Neves, irmão de Tancredo de Almeida Neves, começa a construção do atual estádio.

Em 20 de junho de 1976 é organizada a partida entre Social FC x Minas FC, para inaugurar o Estádio para a felicidade e emoção da torcida socialina, que mais uma vez veria o Social FC vencer em campo (2×0) e honrar a camisa ”xavante”. O sonho voltava a ser realidade!

De volta ao amadorismo, em 1979 o Social FC ganha outro título da Liga Municipal.

Em 30 de novembro de 1988, o Estádio Paulo Campos reabriu seus portões ao público para inauguração do lance de arquibancada e da nova iluminação, culminando com a entrega de faixas aos Campeões Invictos de 1988, contra o Tupi F. C. de Juiz de Fora.

O time ainda levantaria o caneco municipal em 1988, 19951996 e 2001. Este é o time de 2017:

E em pleno 2023, lá fomos nós conhecer o Estádio Paulo Campos

A placa interna do estádio datada de 1986deu a entender que só nessa data, foi oficializado o nome “Paulo Campos”.

Pausa para mais uma arquibancada registrada!

Mas sigamos curtindo o rolê pela área interna:

Em uma das paredes internas encontramos o hino do clube!

O estádio, embora pequeno, é super bem cuidado, veja que linda a arquibancada coberta:

Vale esclarecer que existe uma arquibancada na outra lateral, também coberta. Somadas, tem capacidade para cerca de 1.500 torcedores:

A presença em um estádio inédito é sempre emocionante…

Mas fica ainda melhor quando se tem a oportunidade de acompanhar uma partida de um time tão bacana quanto o Social Futebol Clube!

Aproveitei para registrar a foto da camisa do Social FC:

Curta aí o clima de um estádio histórico:

Olho no lanceeee!!!

Olha os bancos de reservas:

O jogo era dos times veteranos, mas mesmo assim estava bem corrido!

Nosso tradicional registro do meio campo:

O gol da direita:

O gol da esquerda:

Antes de encerrar, vale reforçar que outro time utilizou esse estádio como casa no futebol profissional: o Figuerense Esporte Clube!

O Figueirense Esporte Clube foi fundado em 19 de outubro de 1975, inicialmente como um clube amador. O nome é uma homenagem ao homônimo de Santa Catarina.

Com o sucesso nas disputas amadoras, a partir de 2005, o Figuerense EC decidiu se profissionalizar e disputou a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro (o terceiro nível do campeonato), fazendo uma campanha fraca em sua estreia:

Em 2006, nova disputa, e uma sensível melhora:

Em 2007, se licencia e abandona o profissionalismo, retorna para disputar a edição de 2015, quando sagra-se campeão do seu grupo, mas acaba eliminado no hexagonal final.

Volta em 2019.

Em 2020 desiste da disputa da Segunda Divisão, mas retorna em 2021, sendo eliminado na primeira fase:

Em 2022, mais uma vez eliminado na primeira fase:

O Figuerense EC não disputará a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, tampouco o Social FC, o que significa que o Estádio Paulo Campos não terá futebol profissional neste ano…

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *