Final do Amador do Estado 2023

Sábado, 11 de novembro de 2023. Dia da primeira partida da final do amador do estado, disputada no Estádio Distrital da Vila Vivaldi. Em campo, o Nacional, time da casa recebe os atuais campeões do CA Bandeirante de Brodowski.

O Estádio do Nacional fica na Vila Vivaldi, bem na divisa com Santo André.

Segundo a placa da entrada, seu nome oficial é Estádio Distrital Da. Olímpia Gomes. Mesmo tão perto de casa, foi a primeira vez que estive registrando uma partida no campo do EC Nacional da Vila Vivaldi!

O espaço todo é muito organizado e o clima muito legal. A única coisa que faz falta, e que o time merece, é uma arquibancada… Quem sabe no futuro isso aconteça?

Em campo, dois times tradicionais e que estão na luta por mais um título! E se é jogo pela Federação, tem até o hino na entrada dos times:

O Nacional da Vila Vivaldi tem vivido uma época de fartura de títulos e já foi vice campeão do Amador do Estado por duas vezes (2013 e 2015).

E se em campo, o Nacional trouxe o que tem de melhor, na arquibancada não ficou atrás: o pessoal da Fumaça Azul fez a festa!

E claro, que o time fez questão de saudar sua torcida:

Com a bola rolado, a Fumaça Azul fez a diferença com seus cantos e apoio durante os 90 minutos!

A torcida do CA Bandeirante de Brodowski também compareceu e fui muito bem recebida. Aliás, o clima no campo era muito legal, contando com a presença de torcedores de diversos times amadores da cidade de São Bernardo e Santo André.

Até transmissão ao vivo rolou!

Como não há arquibancada, o público, que compareceu em bom número, assistiu à partida ao redor do campo.

A partida começou quente e logo no primeiro minuto, por muito pouco o Nacional não abriu o placar, com uma cabeçada que caprichosamente acertou a trave, correu por sobre a linha e foi bater na outra trave… O pessoal da Fumaça Azul ficou ainda mais louco!!!

Se o começo do jogo a maior pressão era do time da casa, a partir dos 20 minutos, o que se viu foi um equilíbrio entre as equipes, com o CA Bandeirante se arriscando ao ataque com boas trocas de passes.

O goleiro do Nacional trabalhou bem sempre que foi exigido.

O Nacional teve algumas chances em bolas aéreas que acabaram sendo desperdiçadas.

O forte calor e a marcação acirrada impediram melhores chances de gol.

Além de muito bem cuidado, o estádio estava repleto de bandeiras tricolores:

Pra quem nunca esteve no Estádio da Vila Vivaldi, este é o gol da esquerda, com a entrada e o bar de onde muitos assistem o jogo, como se fossem as cadeiras numeradas cobertas:

No primeiro tempo, o CA Bandeirante atacava o gol deste lado:

Aqui, o gol da direita, com a Torcida Fumaça Azul lá ao fundo:

Aqui o meio campo, tendo às minhas costas a cidade de Santo André e à frente a Vila, que originalmente se chamava Vila Camargo desde 1930 e que a partir de 1950 passou a se chamar Vila Vivaldi.

O que divide as duas cidades do ABC nessa região é o Ribeirão dos Meninos, que pela ocupação desenfreada das cidades costumava alagar com certa frequência, até a construção de dois piscinões na região.

Talvez por tantos problemas enfrentados de forma coletivo, o pessoal da Vila acabou se tornando tão próximos que deram origem oficialmente ao EC Nacional em 1º de Maio de 1956, embora o time já existisse desde 1952 como Clube Atlético Nacional de Rudge Ramos. O nome do time veio do seu primeiro adversário: o Nacional da Vila Monumento, do Ipiranga.

Mas sem dúvida, a Torcida Fumaça Azul é um show a parte!

No segundo tempo, o Nacional começou a levar perigo principalmente nas bolas pela direita.

Mas o CA Bandeirante mostrou que não é o campeão a toa e aproveitou um contra ataque, somado a uma boa jogada individual para abrir o placar para a tristeza da torcida local…

Quando o Nacional decidiu se lançar ao ataque em busca do empate, levou um contra ataque mortal e para não sofrer o gol, acabou cometendo penalty.
Mas na hora da cobrança o pessoal da Fumaça Azul mostrou porque são mesmo loucos pelo time… Olha a festa:

E a festa deu resultado: o goleiro do Nacional, um dos destaques da partida, defendeu o penalty dando esperanças e ânimo para um empate!

A lateral do campo estava cada vez mais cheia, e parecia que o empate seria uma questão de tempo, principalmente porque o juiz ainda daria um bom tempo de acréscimos…

O goleiro do CA Bandeirante se segurava como possível…

Lá embaixo dos tirantes, a Fumaça Azul também se segurava e tentava apoiar o empate… Mas o que se viu, para a tristeza dos torcedores do Nacional foi o segundo gol, já nos acréscimos…

Mas nada apaga a linda tarde de futebol vivida por quem esteve no Estádio do Nacional da Vila Vivaldi nesse sábado.
Agora é aguardar a decisão final lá em Brodowski.
Obrigado, futebol!

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *