110- Camisa do Rio Branco de Andradas

A 110ª camisa apresentada no blog vem de Minas Gerais e infelizmente é de mais uma equipe que não suportou sobreviver ao futebol moderno.

Trata-se do Rio Branco de Andradas!

E não estou falando de um time jovem, o Rio Branco foi fundado em 1948, por atletas do Esporte Clube Andradense que, insatisfeitos em não ter acesso à sede social do clube, decidiram criar um novo time.

Nascia o Rio Branco FC, o “Azulão da Mantiqueira“.

O primeiro uniforme, comprados pelos próprios atletas, era uma camisa branca, com uma faixa transversal, azul-escuro.

Ainda em 1948, no campo da Vila Caldas, o atual Estádio Municipal Juscelino Kubitschek, o “Parque do Azulão, estreia contra o time de Gramínea, vencendo por 4 x 2.

O time que disputou a histórica partida foi esse:

Rio Branco de Andradas

Desde muito cedo o time soube desenvolver não só o futebol, mas uma série de ações sociais, transformado-se em um clube com forte ligação com o público local.

A partir de 1986, começa sua vida no futebol profissional e já no seu primeiro ano, conquista o vice campeonato da segunda divisão do Campeonato Mineiro, garantindo vaga para a primeirona do ano seguinte, com a equipe abaixo:

Rio Branco de Andradas

Em 1990 o Rio Branco conquistou a quarta colocação, ficando com o título oficial de campeão do interior e assim disputando a série B do Brasileiro.

Encontrei algumas fotos do time, mas não sei as datas exatas de cada um, se você puder ajudar…

Rio Branco de Andradas
Rio Branco de Andradas
Rio Branco de Andradas

Em 1992, novamente ficou entre os quatro e graças à essa campanha, obteve o direito de disputar o Campeonato Brasileiro da Série C de 1993, como fez em 1989, 1990, 1998 e 2003.

Em 1994, com a divisão do Campeonato Mineiro da Primeira Divisão em dois módulos, o Rio Branco disputou o Módulo II, conquistando o título e voltando à divisão mais importante de Minas Gerais.

Ainda neste ano, realizou excursão pela Espanha, enfrentando como Atlético de Madrid B, Marbella, Gimnastic Tarragona, Rayo Vallecano e Linares entre outras.

Infelizmente, em 1997, acaba com o departamento de futebol, pondo fim aos sonhos da torcida, acostumada ao longo período de profissionalismo.

Em 1998, anda retornou ao profissionalismo, conquistando o bicampeonato do Módulo II, com o time:

Em 2000, disputou a Taça SP de Futebol Juniores.

O time que disputou o mineiro de 2003:

Rio Branco de Andradas

Em 2004, novamente cai para o módulo II, conquistando novamente o acesso, em 2006.

Em 2007, Neneca (atualmente no Santo André) era o goleiro, achei uma foto desse time no site jogos perdidos:

Rio Branco de Andradas

Em 2009, parecia ser mais um ano brilhante, o time chega até as semifinais, ficnado entre os 4 primeiros, e novamente levando o título de campeão do interior.

Essa foi a ultima participação do time, até então no profissionalismo. Uma pena…

O mascote do time é o Azulão.

O tima manda seus jogo no Estádio Parque do Azulão, com capacidade de nove mil torcedores e ótima estrutura.

A torcida do Rio Branco sempre compareceu em apoio ao time!

É triste saber, que sem um clube na cidade, provavelmente a população acabe optando por um dos chamados “grande clubes” contribuindo ainda mais para a manutenção da hegemonia de alguns poucos clubes no Brasil…

APOIE O TIME DA SUA CIDADE!!

]]>

13 comentários em “110- Camisa do Rio Branco de Andradas”

  1. Cara, sensacional seu blog, olha so certas fotos nem eu tinha conhecimento afinal moro em Andradas e elas so me fazem relembrar os momentos bons que o Azulão no deu nestes anos todos.
    Parabens Punk do ABC.

  2. EXCELENTE MATÉRIA…..E O PIOR AS CHANCES DE RETORNOS SÃO NULAS, QUE FOTOS SHOW DE BOLA HISTÓRICAS E RELEMBRAM OS MELHORES MOMENTOS VIVIDOS PELA POPULAÇÃO ANDRADENSE.

  3. Realmente é muito triste, moro em Santo André, torço pelo Ramalhão mas tenho grande carinho pelo Rio Branco pelo fato de meu pai ser Andradense e boa parte da família residir em Andradas, sinto isso na pele, meu tio mesmo acompanhava até os treinos do time, e hoje sente muita falta dessa rotina que só o futebol nos trás!

    Temos um grande exemplo aqui em São Paulo de reconstrução, do Grêmio Novorizontino, espero que o Rio Branco volte o mais breve possível ao futebol profissional!!

    E quero aqui destacar o compromisso que a ISACA (Industria de ceramica Andradense) sempre teve com o azulão!

  4. Você ainda tem está camisa? Queria muito comprá-la, infelizmente a meses tento encontrar uma do rio branco e não consigo…
    caso queira vender meu contato
    35 999745888

  5. Infelizmente tem coisas que não deveria acabar, mais longe de nós saber realmente o motivo, não deveria ter tirado a única atração profissional esportiva de Andradas, o que não conseguimos intender é que muitas cidades com clubes menores disputando até 3 divisão se mantém até hoje .

    1. Pois é Nilton…. Eu não consigo entender também… Sei que o futebol hoje em dia é caro, mas uma cidade como Andradas tem que reunir poder público
      = iniciativa provada + população e juntos trazerem o time de volta…
      Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *