E lá vamos nós para mais uma camisa e mais uma história! Chegamos à 157ª camisa e infelizmente, falamos de mais um clube que não disputa os campeonatos profissionais: o Pouso Alegre Futebol Clube.
Consegui a camisa em uma visita que fiz à cidade de Pouso Alegre, em Minas Gerais. Clique aqui e veja como foi!
E em 2018, estivemos em uma partida do Pouso Alegre contra o Araxá. Veja aqui como foi.
A cidade de Pouso Alegre fica ao sul de Minas Gerais, bem próxima da divisa com o estado de São Paulo.É uma cidade muito bacana, que mistura os aspectos do interior com o de uma cidade em pleno desenvolvimento!
O time foi fundado em 1913, como “Pouso Alegre Football Club“. Mas, as dificuldades naquela época eram grandes, e só em 1928, o rubro-negro se firmou com estabilidade. Em 1928, foi construído o estádio do Pouso Alegre Futebol Clube, o “Estádio da Comendador José Garcia“, permitindo a visita de muitos times paulistas e mineiros para desafiar o PAFC, como Guarani, Ponte Preta e o extinto Ypiranga, da capital. A Liga Esportiva Municipal de Amadores (LEMA) ficou responsável por administrar o Estádio, por isso, muitos o chamam de “Estádio da LEMA”.O início do time foi marcado pela disputa de torneios municipais e intermunicipais. Outros times foram criados e o Pouso Alegre FC acabou sendo deixado de lado durante a década de 1950.
A década de 60 foi mais feliz para o time e a torcida do Pouso Alegre, e em 1967, o time não só voltou a ativa como decidiu participar pela primeira vez da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. Nessa época, a torcida comparecia em peso aos jogos do time!
E pra satisfazer sua torcida, o rubro negro foi o campeão da Chave Sul, classificando-se para a fase final, porém, a inscrição irregular de um jogador eliminou o time da sequência do campeonato.
Um fato curioso, é que em 1968, o Pouso Alegre FC disputou um amistoso com o Grêmio Recreativo Beta, de São Paulo e venceu por 38 a 0. A partida é considerada como a maior goleada do futebol mundial. Mas mesmo tantos gols não impediram o clube de fechar suas portas no ano seguinte, após um mal campeonato.
Dessa forma, a década de 70 passou em silêncio para o time e até para a cidade, com o final da LEMA. O futebol só daria sinais de vida nos anos 80, com a reativação da Liga Municipal, e em 1983, com o retorno do Pouso Alegre F.C. à ativa.
No mesmo ano, o time sagrou-se campeão da Copa Sul Mineira, jogando apenas com atletas da cidade. Mas o ânimo que faltava ao time viria ainda no mesmo ano, com a conquista do Campeonato Amador do Estado de Minas Gerais. Essa conquista reacendeu time e torcida e em 1984, o time voltou a disputar a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro.
Em 1988, o grande momento: o rubro negro de Pouso Alegre chega a Primeira Divisão do Campeonato Mineiro, após uma verdadeira batalha contra o Atlético de Três Corações, que teve final no tapetão e somente no ano seguinte, já com a primeira divisão em andamento. Resultado, o time de Pouso Alegre estreou com o campeonato já em andamento, chegando a jogar 3 vezes por semana para “alcançar” os demais clubes.
Em seu ano de estreia na primeirona, 1989, o time conseguiu se segurar na elite do futebol mineiro.
1990 é considerado o ano de ouro do Pouso Alegre Futebol Clube, terminando o campeonato na quinta colocação. Aquele time tinha no gol PC Gusmão, hoje técnico de futebol.
Aqui, um vídeo com os gols do time, em 1991:
Assim como acontece sempre, no final do ano o time foi desmontado e em 1992, o time voltou à segunda divisão. Em 1996, o então prefeito, João Batista Rosa, inaugura o Estádio Manduzão, com capacidade para 30 mil pessoas, considerado o 3º maior estádio de futebol de Minas Gerais. Essa, a gente fez na nossa visita, em 2012:O “dragão” permaneceu no chamado Módulo II do Campeonato Mineiro até 1998, quando novamente se afastou das disputas até 2009.
Em 2009, o time voltou a disputar a Segunda Divisão, terminando em quinto lugar. Aqui uma foto do pessoal do Jogos Perdidos:Depois de sua volta em 2009, o Dragão do Mandú, novamente se desligou do futebol profissional e mais uma vez deixou órfãos seus torcedores.
O nome do clube no título da postagem está errado. Não é C. A. Pouso Alegre. O correto é Pouso Alegre Futebol Clube.
Abraço e parabéns pelo blog.
Bem percebido! Já corrigimos! Obrigado!
Olá! É com muito orgulho que comunico que o Pouso Alegre FC está de volta ao futebol profissional e disputará a segunda divisão do campeonato mineiro de 2018!
Mais informações no facebook do PAFC: https://www.facebook.com/PousoAlegreOficial/
Parabéns pelo blog!
Opa!!! Que ótima notícia!!! Espero conseguir passar aí um dia para ver um jogo!
Opa. Boa tarde.
Venho trazer uma excelente notícia o Pouso Alegre F.C. foi classificado para a elite do campeonato Mineiro da série B – 2020
Amanhã dia 27/10/2019 nosso “Pousão” estara enfrentando a final em casa contra o time de Betim com a favor de um empate pela melhor campanha no modulo 2 do campeonato mineiro.
Vamos junto Pousão ser campeão.
Abraços
Tem que vir aos jogos do POUSO ALEGRE FC novamente. Campeão da Segunda Divisão do Mineiro 2019. Público record do interior com 9500 pessoas no Estádio do Manduzão. O PAFC só cresce. Abraço!
Fala Tülio! Acompanhei a reta final e até vi o vídeo de comemoração dos jogadores com a torcida. Ano passado eu peguei um jogo de vcs: https://www.asmilcamisas.com.br/2018/10/21/role-independencia-bola-estadio-em-uberaba-parte-14-de-21/
Atualizando, estamos classificados para a série C após boa campanha, decidindo os mata-mata sempre em casa.
Hoje temos o primeiro confronto com o Amazonas para ir a final da série D.
Vamos para cima deles Pousão o Dragão do sul de Minas.
Parabéns!!!
Sérgio, só corrigindo, a decisão é lá em Manaus. Ontem o Pouso Alegre FC venceu o Amazonas por 1×0 em MG, para um público de 5.967 torcedores pagantes.