É também uma cidade com uma história incrível! Teve sua ocupação inicial feita pelos indígenas, depois pelos europeus, mas ainda no século XVI (no natal de 1591), chegou a ser invadida pelo corsário inglês Thomas Cavendish… Enfim, dava pra fazer um verdadeiro filme (ou série) de aventura sobre a Santos!
Existe uma porção de igrejas que também atraem os religiosos, e dentre elas a Basílica de Santo Antônio do Embaré sempre me chama a atenção pelo visual gótico (embora ela seja neogótica), inaugurada em 1945, mas que tem como origem uma capela de 1875, erguida pelo “Visconde do Embaré”.
Também me chama a atenção o prédio da antiga estação de trem, atual Estação da cidadania:
Mas hoje, nossa visita vai falar de importante herança portuguesa em Santos, o Estádio Ulrico Mursa, a casa da Associação Atlética Portuguesa, a Portuguesa Santista, ou mais carinhosamente, a Briosa!
O nome do Estádio é uma homenagem a Ulrico de Souza Mursa, engenheiro e diretor da Cia. Docas de Santos, que doou em 1914 o terreno para a construção do estádio da Portuguesa em 1917.
O Estádio tem uma localização muito boa, na região central da cidade, na Av Senador Pinheiro Machado, 240 no bairro do Marapé, ao lado da Santa Casa de Misericórdia.
O Estádio Ulrico Mursa foi inaugurado em 5 de dezembro de 1920, sendo o 9º estádio mais antigo do país e o 2º mais antigo do Estado de São Paulo. E chegou a hora de você conhecê-lo por dentro!
Atualmente, sua lotação máxima é de 7.635 torcedores, sendo cercado por arquibancadas em 3 lados, na lateral da entrada do estádio.
Veja que lindo o placar:
Aqui, o meio campo:
O gol da direita:
O gol da esquerda:
Olha que linda a arquibancada coberta:
A inauguração do Estádio foi logo com uma goleada: Portuguesa Santista 6 x 0 Sírio, em 5 de dezembro de 1920.
O recorde de público ocorreu em 1952, em jogo contra o Corinthians, onde 12.500 torcedores compareceram ao Ulrico Mursa.
Uma das conquistas mais importantes da Briosa foi a Fita Azul em 1959, e ela tem uma placa no estádio que lembra os 35 anos desse lindo momento!
O Santos FC estreou no estádio em 1923, e a AA Portuguesa venceu por 1×0.
Ali estão as cabines para transmissão:
Em 1929, a AA Portuguesa recebeu e goleou o Vitória de Setúbal por 4 a 0, na primeira partida internacional do estádio.
Mas a vida do torcedor da briosa não é fácil, nos últimos anos surgiram boatos da venda do estádio e foi preciso união entre torcedores e a cidade para não deixar uma loucura dessas ir adiante.
Que o time leve seu lema cada dia mais a sério e que a AA Portuguesa siga lotando esse lindo estádio!
Um abraço aos torcedores da Briosa…