Em 2023, tivemos a oportunidade de passar por Sorocaba e aproveitamos para dar um pulo na cidade vizinha, Votorantim.
Votorantim é uma cidade especial para minha família porque meu avô teve um pequeno sítio ali, até o fim da sua vida, e por isso criamos laços emocionais e de memória com a cidade.
Não a toa fizemos questão de conhecer e acompanhar o Votoraty FC, fundado em 12 de maio de 2005.
Inesperadamente, o Votoraty FC chegou na final da Copa Paulista.
Abaixo algumas imagens daquela tarde inesquecível, mas se você preferir, veja aqui o post que conta como foi aquele jogo.
Depois vi também o jogo pela Copa do Brasil do Votoraty contra o Grêmio (veja aqui como foi aquele jogo).
E olha quem era o treinador do Votoraty naquele ano: Fernando Diniz!
Só pra lembrar… Votorantim teve uma ocupação indígena, como todo o território brasileiro, recebendo a chegada dos primeiros portugueses em meados do século XVII, recriando o choque que houve no litoral brasileiro.
Pascoal Moreira Cabral, um parente do fundador de Sorocaba Baltazar Fernandes, decidiu produzir açúcar, dando origem a um vilarejo, próximo de uma cachoeira chamada Votorantim que acabou dando nome ao local.
Já no final do século XIX, as primeiras indústrias chegam à cidade, e com elas a imigração.
E foi assim que o futebol chegou à cidade.
Em 1º de janeiro de 1900, os operários ingleses da Fábrica de Tecidos Votorantim, entre eles William Snapp, fundador do SPAC – São Paulo Athletic Club criam o Votorantim Athletic Club, tornando-se o time oficial da fábrica.
Enquanto isso, os italianos oficializam, na mesma data, o Sport Club Savoia, que por muitos é considerado o primeiro clube de futebol do Brasil.
Com o crescimento da colônia italiana na região, a torcida do Sport Club Savoia também aumenta. Já o time inglês perde torcida (os ingleses voltaram pra capital com medo do surto de febre amarela na região) e o Votorantim Athletic Club decide se unir ao Sport Club Savoia.
Em 1910, o Sport Club Savoia é convidado a disputar um torneio seletivo para a elite do Campeonato Paulista com o Vila Buarque Futebol Clube e o Clube Atlético Ypiranga, mas o Ypiranga vence e fica com a vaga.
Em 1915, o recém-fundado Palestra Itália da capital faz sua estreia no futebol contra o SC Savoia, no Campo dos Castelões, em Votorantim.
Em 1919, convidou o XV de Piracicaba para uma partida, mas o XV reclamou do tratamento dado…
Em 28 de setembro de 1924 o SC Savoia inaugura o “Estádio Municipal Domenico Paolo Metidieri” com dois jogos: na preliminar, o 2º quadro do Savoia fez 4×1 no Germânia e na sequência, o primeiro quadro empatou por 4 a 4 com o Athletico Paulistano (com Arthur Friedenreich no elenco).
Em 1930, a equipe passa a ser conhecida como “Esquadrão de Ferro” por conquistar vários títulos, incluindo a 23ª Região do Campeonato Amador do Interior.
Por conta da guerra contra os países do eixo nazista, em 1942 o Sport Club Savoia é obrigado a mudar de nome adotando Clube Atlético Votorantim.
Esse foi o time de 1946, campeão da 23ª Região do Campeonato do Interior:
Em 1947 a equipex conquista o título da Liga Sorocabana de Futebol e de 1948 a 1952 disputa a Segunda Divisão do Campeonato Paulista de Futebol.
Em 1952, as Indústrias Votorantim retiram o apoio ao clube, e o departamento de futebol profissional é desativado.
Aqui, o time de 1966:
Mais recentemente, surgiu o Atlético Votorantinense, usando de brasão a cruz de Savóia, para resgatar esta história.
Já a gente, preferiu reviver essa história visitando o Estádio Municipal Domenico Paolo Metidieri!
Uma arquibancada com mais de um século de história… É mesmo motivo de orgulho para a cidade!
Mas fizemos um role por todo o campo, olha os bancos de reservas…
Aqui, o meio campo:
O gol da esquerda com o terminal de ônibus atrás:
E o gol da direita:
Fazia um tempo que não vinha no Estádio Municipal Domenico Paolo Metidieri, foi bem legal poder reencontrar o lugar!
Hora de ir embora…