96- Camisa do Galo Maringa

A 96ª camisa do blog foi presente do Francisco, de Guarulhos, que acompanha o blog e sabe tudo do futebol de Guarulhos.

A camisa pertence a um time jovem, que infelizmente está extinto desde 2009, mas que durante sua breve existência defendeu a cidade de Maringá, no Paraná.

O time dono da camisa é o Galo Maringá, fundado em 2005 por empresários locais, com a ideia de se fazer uma gestão profissional e que alcançasse resultados rapidamente, tentando devolver à cidade a emoção do futebol, já que o Grêmio Maringá fechava suas portas ao futebol profissional, no mesmo ano.

Seu distintivo é claramente inspirado no da Juventus, da Itália.

Logo na sua estréia na segunda divisão, o Galo Maringá conquistou o acesso à primeira divisão Paranaense, com o título da segunda divisão estadual, em cima do Cascavel.

Em 2006, seus dirigentes tomam uma decisão estratégica para formar um clube-empresa ainda mais forte. O Galo Maringá se uniu à Associação de Desportiva do Atlético do Paraná, mais conhecida como ADAP, de Campo Mourão, time de 1999.

Nasci asssim o ADAP Galo Maringá.

No primeiro ano de parceria, o ADAP Galo Maringá, jogando com o uniforme da ADAP chegaria à final do Campeonato Paranaense da Primeira Divisão, contra o Paraná, mas o time da capital sairia campeão. Após uma derota em Maringá por 3×0, o time empatou em 1×1, no Pinheirão, ficando com o vice campeonato: Ainda em 2006, o time realizou uma excursão à Coréia do Sul, onde realizou 8 jogos com 5 vitórias e 3 derrotas. No estadual de 2007, o ADAP/Galo Maringá foi bem, liderando a primeira fase mas saindo fase seguinte, sem ir para as finais. Ao menos garantiu vaga para a Série C do Campeonato Brasileiro, onde jogou com Caxias, Joinville e Esportivo – RS, ficando na 3ª colocação e eliminado ainda na fase inicial. Disputou também a Copa do Brasil e não passou do primeiro jogo, sendo derrotado por 4×1 pelo Noroeste-SP.

Em 2008, novamentefoi eliminado na 2ª fase do estadual. Meses depois, a diretoria do time abriu mão de participar do Paranaense de 2009 alegando problemas econômicos. Até então (2010) o time não voltou a ativa profisionalmente. Mandava seus jogos no Estádio Willie Davids, com capacidade para 23 mil torcedores. Existem excelentes fotos do time no link: www.williedavids.blogspot.com/2006/01/casa-do-galo-maring.html O time contava com diversas torcidas organizadas, como a Fúria Alvinegra, Torcida Organizada Galo Terror e Torcida Jovem do Galo Maringá. O site oficial é www.adapgalomaringa.com.br , mas assim como o time, o site também está inativo. Para quem quer conhecer seu hino:

Apoie o time da sua cidade!

]]>

10 comentários em “96- Camisa do Galo Maringa”

  1. Blz, Mau !
    Os grandes centros do interior do PR precisavam mesmo, ter representações mais expressivas no futebol de campo, pois assim como Maringá, Foz e Cascavel não tem clubes tão expressivos. ( Cascavel, bem como parte do Norte e Noroeste do estado, priorizam o futebol de salão ) e Londrina está com o clube pssando dificuldades… Hoje, os times mais fortes do interior são Iraty e Operário de Ponta Grossa…
    abraços,

    Anderson Vianna – CTBA

    1. Valeu MAU,fiquei bastante feliz em ver uma camisa que um dia foi do meu acervo enriquecendo esse site maravilhoso.
      E imaginar que achei essa camisa num saldão do Galvila Sports em Guarulhos.
      Que a sua busca pela milésima camisa seja um caminho de bastante descobertas.
      Nós somos abençoados por ter esse dom para manter viva as histórias dos clubes que não tem espaço na grande midia.
      Um forte abraço,fique com Deus,abraços também a MARI,enfim a todos.

      1. Obrigado!
        Esse caminho até a milésima deve levar alguns anos…
        Eu não sou nem amigo de jogador, nem amigo de jornalista.
        Tampouco tenho dinheiro para sair comprando camisa, por isso vou fazendo conforme posso e sempre agradecendo aos que me ajudam, como vc!

    1. Brasões é aquele esquema… um cria, o outro altera e o outro copia hehehe
      No fim, o que vale é a homenagem ao que usava a primeira versão…

  2. Grande Galo Maringá. Em 2007 o time estava voando, mas infelizmente pouco tempo depois ele fechou, para a tristeza da cidade. Eu, como maringaense, fico muito feliz em poder ver a camisa do saudoso time no seu blog, mas até gostaria de salientar que o Grêmio Maringá, o primeiro time da cidade, retornou as atividades. Quem sabe não vejo futuramente aqui uma camisa do Grêmio Maringá também!

  3. Boa tarde, estamos no ano de 2013, e o atual mandatário do GRÊMIO MARINGÁ, Aurélio Almeida, rebaixou o time para a terceira divisão paranaense, e de quebra colocou o time á venda!!! Pode pesquisar onde quiser, que você verá que estou dizendo a verdade.
    Ninguém mais torce pro GEM por causa do presidente!

    Mas, nem tudo está perdido! Maringá tem um novo time desde 2010, chamado METROPOLITANO!
    Está disputando a segunda divisão paranaense, está na segunda colocação e com grandes chances de conseguir o acesso! Infelizmente não tenho como lhe arrumar uma camisa do Metropolitano, mas entre no site, talvez você consiga alguma:
    http://www.gremiometropolitanomaringa.com.br
    é um trabalho sério, diferente desse tal Grêmio Maringá, que eu ainda torço para que seja comprado por uma pessoa séria, mas até então, o time de Maringá se chama METROPOLITANO!

  4. Tranquilo, eu gosto muito desse futebol “menor”, das séries C, D, etc…
    Nem conhecia esse seu trabalho de recrutar camisas, sejam elas de qualquer time, mas vi quase todas aqui e existem times que nem imaginava que existiam…

    Bacana seu trabalho, Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *